Categorias: Can ThoVietnã

Delta do Mekong (Vietnã) – Episódio 1 – 3 atrações do Delta do Rio Mekong

Can Tho, a principal cidade do Delta do Mekong, é extremamente atmosférica. Pequena, simpática e fácil de explorar. Ainda se vê bicicletas como meio de transporte. O porto é muito agradável e, passear pelas ruelinhas ao anoitecer, quando elas se iluminam pelas luzes artificiais (e são muitas), é fantástico.

Não há muitos turistas, nem mesmo aos fins de semana. Talvez pela época, talvez porque não venham tanto assim. Fora a galera que te aborda a cada segundo oferecendo passeios de bote, o assédio é zero. Pode-se caminhar a vontade pelos mercados, cafés e entre os feirantes de rua. São intermináveis “hellos”,  sorridentes e honestos.

Este é o primeiro de nove vídeos da série que fizemos sobre o Vietnã. Todos foram gravados em Maio/2015, em uma viagem de 30 dias que percorreu o país de sul a norte. Assista também aos outros episódios:

Vietnã Ep.02 – Saigon (Ho Chi Minh City) – A Belle Époque francesa e a Guerra do Vietnã.
Vietnã Ep.03 – Saigon 2 – O nome já mudou para Ho Chi Minh City há 40 anos, mas você vai acabar chamando de Saigon. A frenética metrópole do sul dos dias de hoje.
Vietnã Ep.04 – Dalat – A Campos do Jordão do Vietnã.
Vietnã Ep.05 – Hoi An – Chapéus de cone, bicicletas velhas e lanternas de papel – a Ásia que você estava procurando.
Vietnã Ep.06 – Hue – A cidade-sede do Vietnã Imperial.
Vietnã Ep.07 – Hanói – O que fazer em 48 horas na capital vietnamita.
Vietnã Ep.08 – Ha Long Bay – Como é fazer o cruzeiro de três dias.
Vietnã Ep.09 – Sa Pa – Montanhas, arrozais e tribos isoladas do extremo norte.

18 milhões de pessoas vivem na região do Delta do Mekong, a antiga Cochinchina. Na verdade, Saigon, urbana e industrializada, já é parte da Cochinchina, mas que graça tem dizer que o fim do mundo é uma cidadona cheia de neóns piscando, quando se pode fazer isso num barco ultra simples no meio de um mercado flutuante, numa região que vive quase que 100% de agricultura?

1) Mercado flutuante de Cai Rang

O alarme tocou às 4. Estava no porto às 5 e negociei com uma das várias mulheres que estão lá oferecendo o passeio ao mercado flutuante de Cai Rang, por 200.000 Dong, por um bote ( tipo uma voadeira com motor ) só pra mim, por 3 horas. Até lá, meia hora, com o sol nascendo. Das 6 as 7 o mercado é uma experiência impagável – sem dúvida, o grande motivo para visitar Can Tho.

Um pouco daquele Vietnã dos cartazes, com feirantes vendendo produtos frescos e abundantes, em barcos de todos os tamanhos. Café gelado com leite condensado e bahn mi (baguete francesa recheada, herança dos tempos coloniais) para café da manhã, cada um por 10.000 Dong (US$ 0,40). Negocie com os barcos no próprio cais, o Ninh Kieu Wharf, perto da estátua de Ho Chi Minh. É a forma mais barata e mais garantida de saber que tipo de barco está te levando.

2) Ong Pagoda

A fachada, espremida entre os hotéis e restaurantes da rua do cais, engana. O Ong Pagoda é um templo budista fascinante, iniciado há mais de 500 anos. Durante este período, foi reconstruído e redecorado diversas vezes para manter sua aparência impecável. A luz que entra do teto corta as luminárias de madeira e a fumaça dos incensos, criando um ambiente místico.

Endereço:
32, Hai Ba Trung – Ninh Kieu Wharf
Entrada Gratuita

3) Mercado noturno de Can Tho

Se os mercados flutuantes são um cenário único, não se pode dizer a mesma coisa dos mercados noturnos. Cruzando o Vietnã de sul a norte, esse vai ser apenas o primeiro que você verá. A diferença é que, como Can Tho é muito menor que a maioria das cidades pelo caminho, os vendedores aqui são pouco ou quase nada insistentes, fazendo desta uma das feiras noturnas mais simpáticas e baratas do país. Dá pra circular a vontade e sem pressão.

Ninh Kieu Wharf, à frente do Cho Can Tho.

E não pensa que é só isso não, existem vários passeios que você pode fazer por lá. Olha algum deles aqui:

Como chegar a Can Tho e outras cidades do Delta do Mekong

Em Saigon (Ho Chi Minh City), procure o escritório da companhia de ônibus Phuong Trang (FUTA Busline – 84, Tran Hung Dao Street), no District 1. A passagem custa 120.000 Dong (US$ 6,00), incluindo a mini-van que leva do escritório da empresa até a estação de ônibus, em Saigon. Em Can Tho, não ceda as pressões dos taxistas e motoqueiros que te abordarão logo que você pisar fora do ônibus – há outra mini-van que leva do terminal rodoviário até o seu hotel, gratuitamente.

Onde ficar no Delta do Mekong

Encontramos algumas tarifas em oferta para se hospedar em Can Tho! Confira as promoções abaixo:

Booking.com

Não está se esquecendo de nada?

Vamos lá, o 3em3 vai te ajudar a não se esquecer de NADA, para fazer da sua viagem uma experiência inesquecível! Dá uma olhadinha nos seguintes itens:

• SEGURO

Seja prevenido: se for viajar, principalmente para o exterior, tenha um seguro-viagem! Nem todos os países do mundo possuem atendimento médico gratuito como o SUS no Brasil, e as contas de prontos-socorros, clínicas e hospitais costumam ser bem salgadas.

Então olha só que legal: entre no Seguros Promo e utilize o código 3EM315 para conseguir 15% de desconto em seu seguro-viagem! É super fácil pedir a cotação, é só colocar o destino, período da viagem e PRONTO! Você recebe rapidinho várias opções de seguros, para todos os bolsos!

Mas ó, não estamos falando só de acidentes e doenças, viu? Cancelamentos de voos, extravio de bagagem e vários outros perrengues podem ser compensados pela seguradora dependendo do plano escolhido, então escolha o seu com sabedoria! ;)

Dá uma olhada:

• PASSAGEM

Como você vai CHEGAR em seu destino? Seja qual for a cidade, é imprescindível que se faça uma boa pesquisa de preços de passagens aéreas: a diferença de uma companhia aérea pra outra ou até mesmo o mês da viagem pode ser gritante!

Clique aqui para ver diversas promoções de passagens para qualquer que seja o seu destino. O Passagens Promo é incrível para achar os melhores preços.

• INTERNET

Fala a verdade: por mais paradisíaco que seja o seu destino, não dá pra ficar offline o tempo inteiro, né? Seja para se localizar em um mapa, usar o GPS no carro, postar aquela foto fantástica nas redes sociais ou ver as notícias do dia, não dá mais pra viajar sem um smartphone conectado.

E o que acha de já ter internet no celular assim que o avião pousa no destino? Interessante, hein? Essa é a proposta de duas empresas que temos parceria: a Americachip e o OMeuChip: eles te entregam um chip ainda no Brasil, já habilitado nas operadoras internacionais, que você vai colocar no seu celular durante o voo. Chegou no país, PÁ: 4G na palma da sua mão! Faça a cotação das duas abaixo e veja qual vale mais a pena para você: sai mais barato do que pegar um plano pré-pago localmente!

Uma opção é o omeuchip.com, e com o código de desconto 3EM3 você ganha 15% de desconto quando for fechar! Se você acessar o site por este link aqui o código já aparece no carrinho! :)

Tem também o americachip.com! Utilize nosso link para ganhar um desconto no pedido. Fácil, né? Mas precisa usar este link aqui, ok?

• CARRO

Ah, eu sabia! Você já estava se esquecendo de alugar o carro, né? Olha que legal o conceito da Rentcars: você coloca a cidade onde quer alugar seu carro, o período, e ele faz a cotação em DEZENAS de empresas para buscar o melhor preço. Aí você escolhe se quer um compacto, de luxo, esportivo ou família. Muito fácil!

Clique aqui para conferir os preços ou já coloque os dados da viagem no banner abaixo para já fazer a procura diretamente! Sério, já testamos pelo Rentcars e sempre volta preços melhores do que se você fechasse diretamente com a locadora. É demais!


E é isso, esperamos que você faça uma ótima viagem e vamos querer saber como foi! Comenta aí embaixo ou procure pela gente no Facebook, Twitter ou Instagram: a gente adora receber o feedback dos espectadores! :)

Tiago Caramuru

Desde que descobriu que viajar é possível, viciou. Muita disciplina financeira, um pouco de sorte. Nada como uma viagem após a outra. Escreve o blog Esvaziando a Mochila desde 2009. Publicou, em 2014, o trabalho fotográfico Rumo às Primeiras Mil Viagens, compilação de 100 retratos e paisagens feitos pelo mundo, durante quatro anos.

Matérias Recentes

Gramado – O que fazer no Natal Luz de Gramado

Está na hora de falar de novo sobre o Natal Luz na Serra Gaúcha! A…

5 dias atrás

Costa Rica – Vulcão Arenal: natureza e adrenalina em La Fortuna e Monteverde

O 3em3 está na Costa Rica, e hoje vamos mostrar muita natureza e adrenalina por…

3 semanas atrás

Lake Hollywood – O melhor lugar para tirar a foto do letreiro mais famoso de Los Angeles

O 3em3 está em Los Angeles e hoje vamos dar uma dica super legal de…

4 semanas atrás

The Broad – um museu espetacular (e gratuito) em Los Angeles!

O The Broad é um dos museus mais interessantes de Los Angeles, e o melhor:…

1 mês atrás

Manuel Antonio e Quepos – Praia e montanha no mesmo lugar na Costa Rica

O 3em3 está na Costa Rica! Acordamos cedinho em San José e partimos para o…

1 mês atrás

Los Angeles (EUA) – Como curtir Hollywood do melhor jeito

O 3em3 está em Los Angeles e hoje vamos mostrar diversas formas de curtir Hollywood!…

1 mês atrás