Hue (Vietnã) – a capital do Vietnã imperial

De um lado da ponte que corta o Rio Perfume, fica um calçadão cheio de praças e incontáveis bares, inclusive alguns flutuantes, dentro dos barcos. Do outro, a cidadela imperial que, na verdade, é a grande razão para você visitar Hue (leia “Ruey”). Ela foi projetada como uma típica cidade feudal, com fortes, muralhas e várias outras características militares em sua arquitetura. A cidadela imperial é como se fosse uma cidade dentro da outra – um complexo onde só a realeza morava e tinha sua vida social.

Hue fica exatamente na metade do país, bem na área onde ele foi dividido, em 1945. Como as relações entre Vietnã do Norte e Do Sul nunca foram pacíficas, nenhuma outra cidade do território vietnamita foi cenário de tantos bombardeios e combates.

Este é o sexto de nove vídeos da série que fizemos sobre o Vietnã. Todos foram gravados em Maio/2015, em uma viagem de 30 dias que percorreu o país de sul a norte. Assista também aos outros episódios:

Vietnã Ep.01 – Delta do Mekong – Os mercados flutuantes de um dos maiores deltas do mundo.
Vietnã Ep.02 – Saigon (Ho Chi Minh City) – A Belle Époque francesa e a Guerra do Vietnã.
Vietnã Ep.03 – Saigon 2 – O nome já mudou para Ho Chi Minh City há 40 anos, mas você vai acabar chamando de Saigon – a frenética metrópole do sul dos dias de hoje.
Vietnã Ep.04 – Dalat – A Campos do Jordão do Vietnã.
Vietnã Ep.05 – Hoi An – Chapéus de cone, bicicletas velhas e lanternas de papel – a Ásia que você estava procurando.
Vietnã Ep.07 – Hanói – O que fazer em 48 horas na capital vietnamita.
Vietnã Ep.08 – Ha Long Bay – Como é fazer o cruzeiro de três dias.
Vietnã Ep.09 – Sa Pa – Montanhas, arrozais e tribos isoladas do extremo norte.

Hue - Vietnã

Um dos fortes que dá entrada a cidade murada.

Hue - Vietnã

Pôr do sol visto do calçadão que beira o Rio Perfume.

Hue - Vietnã

Atores caminham pela cidadela de Hue.

Hue - Vietnã

Os cyclcos são operados por guias que, insistentemente, vão te abordar oferencendo tours.

Hue - Vietnã

Bares flutuantes e barcos que fazem mini-cruzeiros pelo Rio Perfume.

Hue - Vietnã

Garoto caminha pela muralha da Cidadela Imperial de Hue.

A cidade, que foi a capital do Vietnã imperial, entre 1802 e 1945, é linda. Apesar de pouco da construção original ter restado, dá pra imaginar perfeitamente como aquilo seria em tempos áureos. Ainda mais com as carruagens, músicos e atores que colocam por ali pra dar vida ao lugar.

Hue - Vietnã

Hue foi severamente danificada durante os bombardeios da Guerra do Vietnã. Os trabalhos de restauração são contínuos na cidade, que ficou praticamente em ruínas.

Hue - Vietnã

Cafeteria dentro da Cidadela.

Hue - Vietnã

Uma das residências oficiais, dentro da cidadela.

Hue - Vietnã

Hue Citadel - Imperial Enclosure - Vietam

Hue - Vietnã

Carruagem dá uma volta rápida pelas ruas da cidadela.

Neste mapa, estão alguns dos principais edifícios da cidadela mas, o mais legal mesmo, é andar por ali sem rumo e se permitir ser surpreendido.

Guarde um dia inteiro pra explorar Hue, a cidade proibida do Vietnã. O complexo é gigante e o calor não vai te deixar fazer tudo correndo. Fiquei menos tempo que a cidade pedia e acabei não vendo os túmulos reais, espalhados a alguns quilômetros do centro. Hue não é pra ser feita como um bate-volta de Hoi An. A cidade é pequena e os hotéis tem ótimas promoções, justamente porque o pessoal sempre passa por aqui com pressa.

Texto: Tiago Caramuru
Imagens: Tiago Caramuru
Edição: Tiago Caramuru / Anderson Spinelli

Comentários

Sobre o Autor
- Desde que descobriu que viajar é possível, viciou. Muita disciplina financeira, um pouco de sorte. Nada como uma viagem após a outra. Escreve o blog Esvaziando a Mochila desde 2009. Publicou, em 2014, o trabalho fotográfico Rumo às Primeiras Mil Viagens, compilação de 100 retratos e paisagens feitos pelo mundo, durante quatro anos.