Saigon (Vietnã) – Episódio 3 – 3 formas de curtir a Ho Chi Minh City dos dias de hoje

Pra gostar de Saigon como ela é hoje, tem que gostar de cidade grande, gente, barulho e inquietação. Mesmo durante o dia, quando o calor úmido de 40 graus castiga, os tumultos são frequentes nas ruas. Quando o sol se põe, ele aumenta mais ainda. Saigon é verdadeiramente uma cidade vinte e quatro horas. Veja o que fazer por lá, seja noite ou dia.

1) Saigon Skydeck
Os locais ainda preferem chamar Ho Chi Minh City pelo nome antigo: Saigon. Mas os sinais dos novos tempos são cada vez mais escancarados. O maior deles é o Bitexco Tower, arranha-céu futurístico de 68 andares que fica bem no meio do centro comercial. Lá, funciona o Saigon Skydeck, de onde se pode ver toda a cidade. Em especial, o District 1, o bairro onde estão os principais pontos de interesse de Saigon e onde você vai acabar ficando.

Endereço: 36 Ho Tung Mau Street, Bitexco Tower 49th floor, District 1 / Preço: 200.000 Dong (US$ 9,50)

saigon_gopro_8_baixa

Pôr do sol visto do Saigon Skydeck, no piso 49 do Bitexco Tower. Saigon / Ho Chi Minh City, Vietnã.

Este é o terceiro de nove vídeos da série que fizemos sobre o Vietnã. Todos foram gravados em Maio/2015, em uma viagem de 30 dias que percorreu o país de sul a norte. Assista também aos outros episódios:

Vietnã Ep.01 – Delta do Mekong – Os mercados flutuantes de um dos maiores deltas do mundo.
Vietnã Ep.02 – Saigon (Ho Chi Minh City) – A Belle Époque francesa e a Guerra do Vietnã.
Vietnã Ep.04 – Dalat – A Campos do Jordão do Vietnã.
Vietnã Ep.05 – Hoi An – Chapéus de cone, bicicletas velhas e lanternas de papel – a Ásia que você estava procurando.
Vietnã Ep.06 – Hue – A cidade-sede do Vietnã Imperial.
Vietnã Ep.07 – Hanói – O que fazer em 48 horas na capital vietnamita.
Vietnã Ep.08 – Ha Long Bay – Como é fazer o cruzeiro de três dias.
Vietnã Ep.09 – Sa Pa – Montanhas, arrozais e tribos isoladas do extremo norte.

2) Saigon durante a noite

O Cho Ben Than , durante o dia, é o mercadão de Saigon. Só que, como na Ásia, tudo fica mais interessante depois que o sol se põe, é de noite que o mercado se extende pra todas as ruas ao redor. Entre locais e turistas transitando pelas barraquinhas de artesanato, feiras livres e comidas de rua, sempre tem algo acontecendo em cada centímetro da cidade.

E pra quem quiser continuar noite adentro, também dá pra fazer isso de um jeito mais sofisticado. Há algumas dezenas de bares nas coberturas de Saigon. Os preços, claro, são muito maiores que os que você paga lá em baixo. Na parte francesa do District 1, estão lounges mais tranquilos, como rooftop bar do Rex Hotel (Endereço: 141 Nguyễn Huệ, District 1 / Entrada grauita). E próximo à Rua Pham Ngu Lao, ficam as festas mais agitadas, que duram até a manhã seguinte.

saigon_gopro_7_web

O charmoso bar no topo do Rex Hotel, de onde se tem vista da avenida Nguyen Hue, a mais famosa de Saigon. Saigon / Ho Chi Minh City , Vietnã.

3) Saigon durante o dia

Saigon é uma cidade verdadeiramente 24 horas. Na mesma rua em que baladeiro ainda está indo embora, um parque já está lotado de gente saudável. Esse é um dos melhores momentos pra estar entre os locais que, contentes por ver um visitante, não pensam duas vezes antes de puxar assunto. São três parques principais, sendo o Tao Dan Park  o melhor pra assistir o pessoal fazendo orientalices como tai chi, futpeteca e luta de espada.

saigon_3

Locais se exercitam no Tao Dan Park. Saigon / Ho Chi Minh City, Vietnã.

saigon_9

Vizinho ao Tao Dan Park e ainda no District 1, há o 23rd of September Park. Saigon / Ho Chi Minh City, Vietnã.

saigon_10

Jade Emperor Pagoda. Saigon / Ho Chi Minh City, Vietnã.

Espremido entre a guerra por espaço dos edifícios de Saigon, está o Jade Emperor Pagoda (Endereço: 73 Mai Thị Lựu, District 1 / Entrada gratuita). O templo taoísta é o maior que se pode visitar dentro da cidade, sem ter que fazer longos deslocamentos. O páteo que antecede a entrada do templo é um lugar calmo e silencioso, apesar da proximidade das buzinas que vêm da rua. No interior, salas menores e corredores levam a um altar central, onde são realizadas as cerimônias.

A 100km de Saigon, em Tay Ninh, está o Cao Dai Grand Temple. Ao contrário do Jade Emperor Pagoda, este templo tomou seu espaço propriamente. Ele foi construído pra ser a sede do Caodaísmo (religião que mistura Budismo, Cristianismo, Hinduísmo e Islamismo), terceira maior religião do país e símbolo do sincretismo de crenças dos vietnamitas. Tente chegar antes do meio dia e você terá a chance de acompanhar uma das quatro missas diárias. Um tour de meio dia, comprado em alguma das centenas de agências de Saigon, deve custar no máximo 250.000 Dong (aprox. 12 dólares americanos), incluindo transporte e guia que fala inglês. É possível combinar o tour do Cao Dai Grand Temple com os Túneis de Cu Chi, mostrados aqui neste outro episódio sobre o Vietnã.

saigon_gopro_3_web

Cao Dai Grand Temple, sede do Caodaísmo, terceira maior religião do Vietnã, atrás do Budismo e do Catolicismo.

Texto: Tiago Caramuru
Edição: Tiago Caramuru / Anderson Spinelli

Comentários

Sobre o Autor
-

Desde que descobriu que viajar é possível, viciou. Muita disciplina financeira, um pouco de sorte. Nada como uma viagem após a outra. Escreve o blog Esvaziando a Mochila desde 2009. Publicou, em 2014, o trabalho fotográfico Rumo às Primeiras Mil Viagens, compilação de 100 retratos e paisagens feitos pelo mundo, durante quatro anos.