Can Tho, a principal cidade do Delta do Mekong, é extremamente atmosférica. Pequena, simpática e fácil de explorar. Ainda se vê bicicletas como meio de transporte. O porto é muito agradável e, passear pelas ruelinhas ao anoitecer, quando elas se iluminam pelas luzes artificiais (e são muitas), é fantástico.
Não há muitos turistas, nem mesmo aos fins de semana. Talvez pela época, talvez porque não venham tanto assim. Fora a galera que te aborda a cada segundo oferecendo passeios de bote, o assédio é zero. Pode-se caminhar a vontade pelos mercados, cafés e entre os feirantes de rua. São intermináveis “hellos”, sorridentes e honestos.
Este é o primeiro de nove vídeos da série que fizemos sobre o Vietnã. Todos foram gravados em Maio/2015, em uma viagem de 30 dias que percorreu o país de sul a norte. Assista também aos outros episódios:
Vietnã Ep.02 – Saigon (Ho Chi Minh City) – A Belle Époque francesa e a Guerra do Vietnã.
Vietnã Ep.03 – Saigon 2 – O nome já mudou para Ho Chi Minh City há 40 anos, mas você vai acabar chamando de Saigon. A frenética metrópole do sul dos dias de hoje.
Vietnã Ep.04 – Dalat – A Campos do Jordão do Vietnã.
Vietnã Ep.05 – Hoi An – Chapéus de cone, bicicletas velhas e lanternas de papel – a Ásia que você estava procurando.
Vietnã Ep.06 – Hue – A cidade-sede do Vietnã Imperial.
Vietnã Ep.07 – Hanói – O que fazer em 48 horas na capital vietnamita.
Vietnã Ep.08 – Ha Long Bay – Como é fazer o cruzeiro de três dias.
Vietnã Ep.09 – Sa Pa – Montanhas, arrozais e tribos isoladas do extremo norte.
18 milhões de pessoas vivem na região do Delta do Mekong, a antiga Cochinchina. Na verdade, Saigon, urbana e industrializada, já é parte da Cochinchina, mas que graça tem dizer que o fim do mundo é uma cidadona cheia de neóns piscando, quando se pode fazer isso num barco ultra simples no meio de um mercado flutuante, numa região que vive quase que 100% de agricultura?
1) Mercado flutuante de Cai Rang
O alarme tocou às 4. Estava no porto às 5 e negociei com uma das várias mulheres que estão lá oferecendo o passeio ao mercado flutuante de Cai Rang, por 200.000 Dong, por um bote ( tipo uma voadeira com motor ) só pra mim, por 3 horas. Até lá, meia hora, com o sol nascendo. Das 6 as 7 o mercado é uma experiência impagável – sem dúvida, o grande motivo para visitar Can Tho.
Um pouco daquele Vietnã dos cartazes, com feirantes vendendo produtos frescos e abundantes, em barcos de todos os tamanhos. Café gelado com leite condensado e bahn mi (baguete francesa recheada, herança dos tempos coloniais) para café da manhã, cada um por 10.000 Dong (US$ 0,40). Negocie com os barcos no próprio cais, o Ninh Kieu Wharf, perto da estátua de Ho Chi Minh. É a forma mais barata e mais garantida de saber que tipo de barco está te levando.
2) Ong Pagoda
A fachada, espremida entre os hotéis e restaurantes da rua do cais, engana. O Ong Pagoda é um templo budista fascinante, iniciado há mais de 500 anos. Durante este período, foi reconstruído e redecorado diversas vezes para manter sua aparência impecável. A luz que entra do teto corta as luminárias de madeira e a fumaça dos incensos, criando um ambiente místico.
Endereço:
32, Hai Ba Trung – Ninh Kieu Wharf
Entrada Gratuita
3) Mercado noturno de Can Tho
Se os mercados flutuantes são um cenário único, não se pode dizer a mesma coisa dos mercados noturnos. Cruzando o Vietnã de sul a norte, esse vai ser apenas o primeiro que você verá. A diferença é que, como Can Tho é muito menor que a maioria das cidades pelo caminho, os vendedores aqui são pouco ou quase nada insistentes, fazendo desta uma das feiras noturnas mais simpáticas e baratas do país. Dá pra circular a vontade e sem pressão.
Ninh Kieu Wharf, à frente do Cho Can Tho.
E não pensa que é só isso não, existem vários passeios que você pode fazer por lá. Olha algum deles aqui:
Como chegar a Can Tho e outras cidades do Delta do Mekong
Em Saigon (Ho Chi Minh City), procure o escritório da companhia de ônibus Phuong Trang (FUTA Busline – 84, Tran Hung Dao Street), no District 1. A passagem custa 120.000 Dong (US$ 6,00), incluindo a mini-van que leva do escritório da empresa até a estação de ônibus, em Saigon. Em Can Tho, não ceda as pressões dos taxistas e motoqueiros que te abordarão logo que você pisar fora do ônibus – há outra mini-van que leva do terminal rodoviário até o seu hotel, gratuitamente.
Onde ficar no Delta do Mekong
Encontramos algumas tarifas em oferta para se hospedar em Can Tho! Confira as promoções abaixo:
Booking.com