De um lado da ponte que corta o Rio Perfume, fica um calçadão cheio de praças e incontáveis bares, inclusive alguns flutuantes, dentro dos barcos. Do outro, a cidadela imperial que, na verdade, é a grande razão para você visitar Hue (leia “Ruey”). Ela foi projetada como uma típica cidade feudal, com fortes, muralhas e várias outras características militares em sua arquitetura. A cidadela imperial é como se fosse uma cidade dentro da outra – um complexo onde só a realeza morava e tinha sua vida social.
Hue fica exatamente na metade do país, bem na área onde ele foi dividido, em 1945. Como as relações entre Vietnã do Norte e Do Sul nunca foram pacíficas, nenhuma outra cidade do território vietnamita foi cenário de tantos bombardeios e combates.
Este é o sexto de nove vídeos da série que fizemos sobre o Vietnã. Todos foram gravados em Maio/2015, em uma viagem de 30 dias que percorreu o país de sul a norte. Assista também aos outros episódios:
Vietnã Ep.01 – Delta do Mekong – Os mercados flutuantes de um dos maiores deltas do mundo.
Vietnã Ep.02 – Saigon (Ho Chi Minh City) – A Belle Époque francesa e a Guerra do Vietnã.
Vietnã Ep.03 – Saigon 2 – O nome já mudou para Ho Chi Minh City há 40 anos, mas você vai acabar chamando de Saigon – a frenética metrópole do sul dos dias de hoje.
Vietnã Ep.04 – Dalat – A Campos do Jordão do Vietnã.
Vietnã Ep.05 – Hoi An – Chapéus de cone, bicicletas velhas e lanternas de papel – a Ásia que você estava procurando.
Vietnã Ep.07 – Hanói – O que fazer em 48 horas na capital vietnamita.
Vietnã Ep.08 – Ha Long Bay – Como é fazer o cruzeiro de três dias.
Vietnã Ep.09 – Sa Pa – Montanhas, arrozais e tribos isoladas do extremo norte.
A cidade, que foi a capital do Vietnã imperial, entre 1802 e 1945, é linda. Apesar de pouco da construção original ter restado, dá pra imaginar perfeitamente como aquilo seria em tempos áureos. Ainda mais com as carruagens, músicos e atores que colocam por ali pra dar vida ao lugar.
Guarde um dia inteiro pra explorar Hue, a cidade proibida do Vietnã. O complexo é gigante e o calor não vai te deixar fazer tudo correndo. Fiquei menos tempo que a cidade pedia e acabei não vendo os túmulos reais, espalhados a alguns quilômetros do centro. Hue não é pra ser feita como um bate-volta de Hoi An. A cidade é pequena e os hotéis tem ótimas promoções, justamente porque o pessoal sempre passa por aqui com pressa.
Neste mapa, estão alguns dos principais edifícios da cidadela mas, o mais legal mesmo, é andar por ali sem rumo e se permitir ser surpreendido.
[googlemaps https://www.google.com/maps/d/u/0/embed?mid=z-u5y0qdCB2E.ks0OTy-l5hFQ&w=900&h=600]
E não pensa que é só isso não, confira abaixo alguns passeios super legais para se fazer na região:
Texto: Tiago Caramuru
Imagens: Tiago Caramuru
Edição: Tiago Caramuru / Anderson Spinelli
Onde ficar em Hue
Encontramos algumas tarifas em oferta para se hospedar em Hue! Confira as promoções abaixo:
Booking.com