Rota das Emoções (Brasil) – 3 destinos incríveis no nordeste brasileiro

A Rota da Emoções é um projeto idealizado pelo SEBRAE que integra 3 estados brasileiros: Ceará, Piauí e Maranhão. A rota passa por 14 municípios e visita alguns dos principais destinos do nordeste como Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.

O roteiro é geralmente vendido em pacotes de 6 a 12 dias e nós recomendamos fortemente que seja feito no maior período para que seja possível desfrutar plenamente de cada um dos paraísos visitados.

É possível iniciar o percurso partindo de Fortaleza e finalizando em São Luiz do Maranhão e vice-versa. Contudo, é mais comum iniciar pela capital cearense.

Mapa da Rota das Emoções

Jericoacoara (Ceará)

Jericoacoara, ou simplesmente Jeri, foi eleita uma das 10 praias mais bonitas do mundo pelo Washington Post em 1994. Localizada a cerca de 300 km de Fortaleza, Jeri possui diversas atrações turísticas como a Pedra Furada e a Lagoa do Paraíso.

Seu principal cartão postal, a Pedra Furada está a aproximadamente 4 km do centro. Sua formação rochosa foi moldada ao longo dos anos pela ação das marés. Durante o mês de julho, o sol se põe atrás do vão da pedra, atraindo dezenas de turistas equipados com câmeras fotográficas e smartphones.

Pedra Furada - Jeri

Para chegar nela, é possível ir caminhando ou fazer o passeio com os bugueiros da região. Mas não se iluda, mesmo com os bugueiros é necessário caminhar consideravelmente, já que a Pedra está em um local que não pode ser acessado pelos bugues. Quer um conselho? Leve bastante água em qualquer uma das opções.

Árvore da Preguiça - Jeri

Geralmente, quem visita a Pedra Furada acaba fazendo uma parada em outro ponto turístico, a Árvore da Preguiça, também conhecida por ser o principal cartão postal da Praia do Preá. Com mais de 4 metros de comprimento, a árvore não teve força para crescer na vertical em função dos fortes ventos da região, tendo assim se desenvolvido rente ao chão, como se estivesse se rastejando. Em sua volta não há absolutamente nada, além das dunas e do mar.

Lagoa do Paraíso - Jeri

Outro passeio obrigatório para quem visita a região é a Lagoa do Paraíso. Lá é possível descansar nas famosas redes que ficam dentro d’água. E um dos melhores lugares para desfrutar da lagoa é no Alchymist Beach Club, que conta com excelente infraestrutura que dispõe de restaurante, bar, banheiro e duchas. Durante a alta temporada, as 12 redes disponíveis na lagoa são disputadas quase a base de tapas.

Lagoa do Paraíso - Jeri

E pra finalizar, não deixe de curtir o pôr do sol nas dunas. Dezenas de pessoas se posicionam no topo da montanha de areia para se despedir do sol e presenciar o belíssimo fenômeno da natureza. É comum encontrar um grupo de capoeiristas que se apresenta na base da duna logo após o sol se por.

Jericoacoara - Pôr do Sol

Se tiver outras noites por lá, tente observar o sol se pondo de outros pontos. Acredite: não precisa procurar muito para achar ângulos tão incríveis quanto o da duna.

Pôr do Sol - Jeri

Sugestões de hospedagem
Pousada Maxitalia
Pousada Recanto do Barão

Nós adoramos o Nordeste! Veja também outros destinos imperdíveis que visitamos por lá: 

Porto de Galinhas (Pernambuco) – 3 dicas de passeios e onde se hospedar
Porto de Galinhas Gourmet (Pernambuco) – Onde comer muito bem em Porto de Galinhas
Maceió (Alagoas) – 3 paraísos para visitar à partir da capital alagoana
Onde ficar em Maceió (Alagoas) – 3 motivos para se hospedar no Pratagy Beach Resort
Jericoacoara (Brasil) – 3 passeios obrigatórios em Jeri
Maragogi (Brasil) – 3 formas de aproveitar o Caribe Brasileiro

Delta do Parnaíba (Piauí)

O Delta do Parnaíba é o maior delta das Américas e um dos maiores do mundo, ficando atrás apenas do Delta do Mekong, no Vietnã, e do Delta do Nilo, na região do mar Mediterrâneo. O passeio pelo arquipélago – são mais de 70 ilhas – começa pelo porto dos Tatus, em Ilha Grande. A cidade fica a 9 quilômetros de Parnaíba, que é a capital do Delta e a segunda maior cidade do estado.

Delta do Parnaíba

Durante o passeio, é possível ver a linda combinação de vegetação, dunas, rios e mar. Uma das atrações é ver a bela revoada dos Guarás, que são pássaros vermelhos característicos da região. E além das diversas espécies de pássaros, também podem ser avistados jacarés, tartarugas, macacos, entre outros animais, muitos deles silvestres. O tour pode ser feito em lanchas ou em embarcações de até 60 pessoas e tem duração de 6 horas.

Delta do Parnaíba

Sugestões de hospedagem
Hotel Pousada dos Ventos
Casa de Santo Antonio
Vila Parnaíba
Delta Park Hotel

Lençóis Maranhenses (Maranhão)

Finalizar a Rota das Emoções pelos Lençóis Maranhenses é uma forma de fechar a viagem com chave de ouro. Os lençóis ocupam uma área de 155 mil hectares, equivalente ao tamanho da cidade de São Paulo e a única forma de chegar lá é utilizando veículos com tração 4×4.

Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem pelo menos 3 entradas oficiais, sendo a de Barreirinhas a principal e mais utilizada. São cerca de 40 minutos de balanço até chegar nas primeiras lagoas, mas o apuro vale muito a pena. Há quem tente chegar nos Lençóis utilizando veículo próprio, porém é altamente recomendado que se faça o passeio com guias que já conhecem todos os caminhos e atalhos, evitando qualquer tipo de problema que possa ocorrer no percurso.

Lençóis Maranhenses

Apesar de Jeri e do Delta serem incríveis, é impossível não se encantar com a paisagem formada por enormes dunas e lagoas de águas cristalinas. Há sobrevoos com pequenos monomotores para ter uma visão aérea da região, porém ainda não é algo regulamentado.

Lençóis Maranhenses

Se você tiver oportunidade, não deixe de visitar as lagoas localizadas em Atins e Santo Amaro que são consideradas as mais bonitas do parque.

Outra atração do Maranhão é o passeio de voadeira pelo Rio Preguiças. Entre as paradas, estão duas bem interessantes: em Vassouras, onde é possível interagir com os macacos que habitam o local, e em Mandacaru, que possui um farol com 35 metros de altura de onde se tem uma visão panorâmica de toda a região.

Maranhão

Apesar de ir com expectativas bem altas, a viagem surpreendeu positivamente e superou todas elas. A integração dos três estados proposta pelo SEBRAE funciona muito bem e, embora o roteiro tenha longas distâncias a serem percorridas, as estradas são boas e permitem um trajeto tranquilo.

Em tempos de dólar e euro em alta, conhecer as belezas do nosso país faz ainda mais sentido, mesmo que viajar para o nordeste não seja tão barato. Uma coisa é certa: é difícil encontrar no mundo um país com tamanha diversidade cultural e tantas paisagens de tirar o fôlego. Praias paradisíacas, dunas com lagoas e um dos maiores deltas do mundo. Você encontra tudo isso e muito mais na Rota das Emoções.

Sugestão de hospedagem
Pousada Murici

Participamos dessa FamTour a convite do SEBRAE. Além do 3em3, outros blogueiros extremamente competentes estiveram lá. Quer saber o que eles acharam da viagem? Confira os posts abaixo:

Territórios
Rota das Emoções, o roteiro de 6 dias
Os Grandes Lençóis Maranhenses
Dunas, mangues e guarás no Delta do Parnaíba

Blog Boa Viagem
Rota das Emoções: Jericoacoara, Delta do Paranaíba e Lençóis Maranhenses

Trilhas e Aventuras
Photo360 – Lagoa Azul nos Lençóis Maranhenses – MA

Café Viagem
A emoção de lavar a alma nos Lençóis Maranhenses

Comentários

Sobre o Autor
-

Formado em Publicidade e pós-graduado em Marketing, descobriu o gosto por viajar em 2009, após fazer um curso de Planejamento Estratégico na Califórnia. De lá pra cá, transformou a vida em uma partida de War e já conquistou 27 países. Em 2013, deu início ao projeto Destinos Imperdíveis.