Ahhhh, Montserrat… Que lugar maravilhoso!
Bem pertinho de Barcelona existe uma pequena cidade no alto das montanhas! É lá que fica o Monastério de Montserrat, que é o tema deste episódio do 3em3. E quando digo que é pertinho, é isso mesmo: são menos de 60 km – o trem leva menos de uma hora do centro.
Sinceramente, não sei se foram as atrações do mosteiro ou as vistas espetaculares lá de cima que me fizeram ficar encantado pelo local. Se você visitar Barcelona, é um ótimo programa passar um dia nesta atração.
Como chegar em Montserrat
Bom, existem várias maneiras de chegar em Montserrat, mas via trem é seguramente a mais rápida e tranquila. Na estação de metrô Plaça Espanya, dirija-se à area da linha R5. Lá, você irá se dirigir à bilheteria para comprar um dos pacotes via teleférico ou cremallera.
Veja também nossa série em Barcelona:
Episódio 1 – 3 atrações em 3 minutos
Episódio 2 – Especial Gaudí
Episódio 3 – 3 lugares para visitar em 3 minutos
Fique atento! Dependendo da entrada que você comprar, você deve saber em qual estação descer – afinal, se descer na errada pode ter que esperar mais de uma hora até o próximo trem. Anote aí: se escolheu subir via teleférico, desça na estação Montserrat-Aeri. Via cremallera, desça na Montserrat-Monistrol.
Existem 3 opções de pacote, uma delas com almoço incluído, que eu recomendo – a comida era muito boa e saiu mais barato do que comer em algum dos restaurantes lá de Montserrat. Os preços eram:
– Básica: Trem + teleférico ou cremallera -> aprox. 18 euros (varia com a estação)
– Trans Montserrat: Trem + teleférico ou cremallera + funiculares (para chegar ao alto da montanha) + museu -> 29,30 euros
– Tot Montserrat: Trem + teleférico ou cremallera + funiculares (para chegar ao alto da montanha) + museu + almoço estilo buffet com comidas típicas -> 46,20 euros
Conversando com alguns locais, me falaram que o teleférico é melhor e mais rápido, mas balança um pouco. Se você não tiver problemas de náuseas nem medo de altura, essa é a escolha certa!
Quanto tempo ficar em Montserrat
Para visitar as muitas atrações do local sem pressa, programe-se para um dia inteiro no lugar. E por favor: use calçados confortáveis! Dependendo do dia, podem haver algumas filas demoradas e as trilhas do alto da montanha não são recomendadas para quem está de salto. =D
O que fazer em Montserrat
Conhecer o Mosteiro
O monastério foi construído em 1205, destruído por Napoleão em 1858, e completamente restaurado depois. Existe um museu que mostra a história do local e os hábitos dos monges que vivem por lá, além de poder ver a La Moreneta – imagem da Virgem de Montserrat – de perto. Preste atenção nos detalhes: há pinturas de Caravaggio, Monet e Picasso espalhadas pela catedral.
Ouvir o Coral
Formado apenas por meninos, a Escolania de Montserrat se apresenta dentro da catedral de segunda à sexta às 13h e aos domingos ao meio-dia (não há apresentações aos sábados). Tente chegar ao menos meia hora antes para conseguir entrar sem problemas… Olha, é de arrepiar! Confirme os horários aqui antes de ir, pois eles podem mudar!
Subir ao alto da montanha
Com os funiculares, dá pra subir ainda mais depois do “nível” do mosteiro. As vistas das trilhas são incríveis e muito bem sinalizadas!
Enfim, isto é só um resumo do que fazer na cidade. Explore-a chegando bem cedo e saindo no final da tarde: será uma experiência única! :)
Ah, se você quiser fazer esse passeio de um jeito mais fácil, escolha um tour saindo de Barcelona! Existem muitas opções de passeios completos, olha só alguns deles abaixo ou clique aqui para uma listagem super completa!
Imagens: Sidney Michaluate
Texto: Sidney Michaluate
Edição: Sidney Michaluate / Anderson Spinelli
Onde ficar em Barcelona
Nós ficamos no excelente TOC Hostel Barcelona durante a gravação deste episódio e foi ótimo! Se você estiver procurando um hostel muito bem localizado, é uma opção certa – clique aqui e confira!
Caso queira outras opções de hospedagem, encontramos algumas tarifas em promoção em Barcelona, olha só:
Booking.com