Essa cidade do estado de Mato Grosso do Sul é um dos destinos de ecoturismo mais completos que existem, pela alta variedade de tipos de passeios: flutuações e mergulhos em águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas, balneários, arvorismo… Você encontra de tudo por lá!
A H2O Ecoturismo (www.h2oecoturismo.com.br) nos apresentou passeios tão espetaculares que não conseguimos colocar tudo em somente um episódio… São 9 passeios, divididos em 3 episódios. Confira!
1) Flutuação na Nascente do Rio Sucuri
Com as águas mais cristalinas do Brasil e a terceira mais cristalina do mundo, o Rio Sucuri proporciona uma flutuação que traz uma grande variedade de peixes e vistas surreais. Deixe-se levar pela suave correnteza do rio, enquanto o guia os acompanha de barco para qualquer ajuda que venha ser necessária.
Não se preocupe com o nome do rio: você dificilmente encontrará uma sucuri durante o passeio! O nome do rio se deve ao seu formato sinuoso. :)
A fazenda ainda possui passeios de bike, quadriciclo e a cavalo, além de piscina e, definitivamente, o melhor almoço que tivemos durante a viagem (peça para incluirem a refeição no pacote – realmente vale a pena).
O passeio ao todo dura entre 2 e 3 horas e pode ser agendado aqui!
Bonito é natureza ostentação! É a nossa Disney do ecoturismo! Tem tanta coisa pra fazer, que a gente não consegue parar de ir pra lá. Veja todos os episódios que fizemos em Bonito:
Bonito Ep.02 – Cachoeira Boca da Onça (Bodoquena), Aquário Natural e Gruta de São Mateus.
Bonito Ep.03 – Parque das Cachoeiras, Praia da Figueira e Projeto Jibóia
Bonito Ep.04 – Nascente Azul, Gruta de São Miguel e Trilha Boiadeira + Pantanal Sul-Matogrossense (Corumbá/MS)
Bonito Ep.05 – Rio da Prata (Jardim/MS), Lagoa Misteriosa (Jardim/MS) e Estância Mimosa
2) Gruta do Lago Azul
Localizada a 19 km do centro da cidade, esta gruta é considerada o cartão-postal de Bonito, devido a sua beleza. Antes mesmo de descer seus 200 degraus, você já presencia uma grande obra da natureza: a abertura de aproximadamente 40m de diâmetro nos leva a um pequeno lago com a tonalidade azul mais incrível que este grupo já presenciou.
Infelizmente, não se pode nadar no local… Mas existem estudos para abri-lo para mergulhos com cilindro.
O passeio, entre chegar no local e sair da gruta, leva entre 1 e 2 horas e pode ser marcado aqui.
3) Parque Ecológico Rio Formoso
O local é praticamente um resort, e fica pertinho do centro da cidade: apenas 7 km!
Lá, você pode passar o dia nadando livremente em um lago com stand-up paddles, caiaques, pedalinho e uma tirolesa, além de poder fazer cavalgada e flutuação… Mas o passeio mais legal acontece no Rio Formoso: o bóia-cross! Nele, você sobe em uma bóia e passa por corredeiras, pequenas cachoeiras e quedas d’água – tudo com segurança e uma equipe muito bem preparada!
Clique aqui e agende a sua visita!
Vai visitar Bonito? Recomendamos fortemente a agência H2O Ecoturismo (www.h2oecoturismo.com.br) para marcar os seus passeios! Eles nos ajudaram bastante na escolha dos melhores pacotes da região, além de ter um atendimento fantástico!
Existem também vários outros passeios em Bonito, olha só:
Onde ficar em Bonito?
E se quiser uma dica de hotel, a escolha certa é o Águas de Bonito. Com café-da-manhã e lanche da tarde (a famosa Merenda Pantaneira deles) incluídos, ele é ideal para descansar após um dia recheado de passeios! Para mais informações, tarifas e disponibilidade clique aqui.
Imagens: Anderson Spinelli, Sidney Michaluate e Roberto Spinelli
Texto: Anderson Spinelli e Sidney Michaluate
Edição: Anderson Spinelli
Fotos: Anderson Spinelli e Sidney Michaluate