O 3em3 finalmente chegou em uma das mais incríveis cidades da Itália: Veneza! E hoje vamos mostrar o que fazer e onde se hospedar por lá!
*PS: episódio gravado antes da pandemia de COVID-19. O acesso às atrações provavelmente terão protocolos de segurança diferentes após a reabertura do turismo na cidade.
1) Piazza de San Marco
Tome a Piazza San Marco como seu ponto inicial para conhecer Veneza. É a principal praça da cidade, cheia de lojas e restaurantes em volta, e onde acontece a maioria dos eventos por aqui!
A Itália é maravilhosa, né? Clique aqui e veja todos os nossos episódios neste país fantástico!
Basílica de San Marco
A entrada na basílica é gratuita, mas deixe bolsas e mochilas grandes nos armários antes. Os porta-volumes também podem ser usados gratuitamente.
Agora prepare-se para pegar fila pra entrar – mas compensa, viu? Pena que não dá pra mostrar a beleza do lugar – não pode tirar fotos nem gravar lá dentro.
Literalmente do lado da basílica fica nossa próxima parada:
Palazzo Ducale, ou Palácio Ducal
É do Palazzo Ducale que 120 doges – como se fosse o prefeito da cidade – governaram Veneza por mais de 1000 anos. Durante o passeio você verá muitas estátuas e outras obras de arte, mas a visita começa de verdade ao subir a Escada de Ouro para entrar nos diversos aposentos que eram utilizados como salas de votação, de reuniões, do conselho e até de festas.
É uma sala mais linda que a outra! E uma das partes mais legais é definitivamente o depósito de armas, cheio de armaduras e armamentos da época. E não deixe de cruzar a Ponte dos Suspiros até o calabouço do complexo. Imperdível! Compre aqui seu ingresso antecipado e sem filas.
Caso queira um tour guiado por todas essas atrações já com os ingressos incluídos, veja esse passeio aqui.
2) Murano e Burano
Esse passeio sai praticamente da frente do Palazzo Ducale, e o transporte pra lá é aquático! Vamos conhecer as ilhas de Murano e Burano!
Antes de tudo, é bom explicar: existem dois tipos de passeio, os que vão somente para Murano e Burano e os que ainda incluem uma parada em Torcello. A gente foi da primeira opção pra não ficar muito corrido e fala um pouco disso mais pra frente. Vamos pegar o barco?
Murano
Após mais ou menos uma hora de navegação saindo de Veneza a gente chega em Murano e já assiste a uma demonstração super interessante de como são feitos os famosos trabalhos em vidro da ilha – é tudo artesanal, incrível!
Depois do show a gente tem um tempo para conhecer Murano – aproximadamente 30 minutos – que dá pra andar um pouco pelas suas deliciosas ruas vendo diversas vidraçarias locais pelo caminho.
Burano
Depois de Murano, voltamos pro barco e agora o destino é Burano – provavelmente um dos lugares mais simpáticos que visitamos na Itália. É aqui que você encontra aquelas famosas casinhas coloridas nas margens dos canais, formando um cenário digno de contos de fada!
Com uma população de aproximadamente 4000 habitantes, Burano vive do turismo e da pesca. Então não deixe de conferir os artesanatos locais, experimentar os tradicionais biscoitos de lá e, é claro, tomar um Aperol antes de pegar o barco de volta a Veneza. Aproveite o tempo livre para andar bastante pela ilha – cada canal que você cruzar vai ser um cenário mais bonito!
Os tours disponíveis
Dá pra ir para as ilhas por conta própria? Sim, pegando os vaporettos em uma das várias paradas pelo Grand Canal. Mas a gente optou por um passeio fechado pelo preço e facilidade.
Qual passeio escolher? Existem muitas opções disponíveis – a gente recomendou o que pega somente Murano e Burano para não ficar tão corrido. Mas se quiser conhecer Torcello também, escolha um que pegue as 3 ilhas – mas tenha em mente que você terá menos tempo para andar pelas ilhas.
O que a gente contratou foi esse aqui, saindo da região da Piazza San Marco. Mas para outras opções veja esse aqui ou clique aqui e aqui para ver uma lista super completa de todos os passeios do tipo – ou veja abaixo alguns dos mais populares e bem recomendados:
3) Passeio de gôndola
Muita gente acha besteira e outras acham imprescindível, mas não dá pra negar: dar uma voltinha de gôndola é a atração mais famosa de Veneza!
A gente achou super legal. Dá pra combinar a rota com o gondoleiro – a gente pediu pra passar debaixo da Ponte de Rialto e foi fantástico!
Os gondoleiros estão espalhados por toda a cidade, mas não se preocupe em pesquisar preços ou pechinchar: o preço é fixo: meia hora custa 80 euros, ou 100 euros se for depois das 19h. Se quiser economizar, dá pra dividir o barco com até 6 pessoas, mas aí fica meio apertado e não da pra se movimentar muito, né?
Um dos passeios que você pode agendar com antecedência é esse aqui. Existem também algumas opções de marcar passeios compartilhados com pessoas que você não conhece. Confira alguns deles abaixo:
Mas, sinceramente, quer saber qual é o melhor passeio de Veneza?
Dica: Ande sem rumo!
Sério pessoal, não tem jeito melhor de conhecer Veneza do que sair sem rumo, sem mapas, simplesmente indo onde parecer interessante e se perder pelos seus inúmeros canais, pontes e escadas.
Vocês vão acabar passando por diversas atrações interessantes como a própria Ponte de Rialto, a mais antiga de Veneza, podem entrar na Libreria Acqua Alta – provavelmente a mais instagramável do mundo!
Você pode também passar pela Calle Verisco, uma das ruas mais estreitas do mundo, e ainda visitar o Museu do Leonardo da Vinci, cheio de curiosidades sobre as obras do artista! Tem até uma área dedicada às invenções dele! Clique aqui e compre seu ingresso antecipado e sem filas (a partir de 6,40 euros).
Não deixe passar batido a enorme quantidade de lojas de máscaras – é uma mais linda que a outra! :)
E olha só: Veneza tem uma infinidade de passeios para todos os gostos e bolsos! Por exemplo, tem até tour grátis pela cidade. Clique aqui ou aqui para ver uma lista super completa ou escolha um abaixo para mais informações:
Onde Ficar em Veneza
Palazzo Stern
Na frente do ponto CaRezzonico do vaporetto, às margens do Grand Canal, fica o incrível Palazzo Stern.
O nome não é por acaso não: é literalmente um palácio construído no Século XV e totalmente reformado para se tornar um hotel 4 estrelas. Tem restaurante de frente pro Grand Canal e o café da manhã é excelente, super completo!
Ficamos duas noites neste hotel e o quarto é super espaçoso e confortável – tem até previsão do tempo para o dia seguinte deixado ao arrumarem a cama – e a decoração é a mais veneziana possível! O destaque fica pro banheiro, com sua banheira, amenidades e detalhes em dourado – um dos mais charmosos que já nos hospedamos. :)
Clique aqui para mais informações, tarifas e disponibilidade!
Santa Chiara Hotel
Literalmente do lado da estação de trem – é só atravessar uma ponte pra chegar lá – fica outra ótima opção de hospedagem – o Santa Chiara Hotel! Ele segue o alto padrão do Palazzo Stern e também possui um ótimo café da manhã, além de quartos modernos e aconchegantes.
A gente ficou aqui nas duas últimas noites pela proximidade dos trens e foi muito prático – fizemos o checkout e minutos depois já estávamos na estação! Clique aqui para mais informações, tarifas e disponibilidade!
Locanda Vivaldi
Do lado da Piazza San Marco fica o Locanda Vivaldi – outro hotel com ótima localização, 4 estrelas, staff super simpático e quartos incríveis! Esse a gente acabou não se hospedando, mas pelo o que vimos na visita é realmente demais e vamos tentar ficar nele em uma próxima visita!
Clique aqui para mais informações, tarifas e disponibilidade!
Quer mais algumas opções? Achamos algumas tarifas em oferta para se hospedar em Veneza, confira abaixo as promoções:
Booking.comÉ isso, pessoal! Se gostaram do episódio, não esqueçam de deixar o like e inscrever no nosso canal clicando aqui, beleza? E deixem seus comentários, adoramos responder dúvidas sobre os destinos que já visitamos! :)
Texto: Sidney Michaluate
Imagens: Sidney Michaluate
Edição: Sidney Michaluate