Categorias: BrasilSão Paulo

São Paulo (Brasil) – O que fazer de Sexta a Domingo

As manias do paulistano já são todas conhecidas: a gente acha que não tem sotaque, pensa que não fazer nada é perda de tempo e que dormir pouco é um valor. São Paulo, o entanto, está longe de ser tão manjada quanto seus habitantes. Se você acha a cidade feia, cinzenta e mais aquele monte de ajetivos clichê que se usa para definí-la, está na hora de olhá-la um pouco mais de perto.

Como turistar, em um fim de semana, pela cidade mais doida do Brasil:

Viaduto Santa Ifigênia, no centro de São Paulo. Não é que em dias chuvosos fica até mais bonito?
Páteo do Colégio, onde São Paulo começou.
Mercadão: não saia de casa com fome.

1) Centro

Ah, o centrão… onde a vida e loucura se abraçam. Ele tem milhões de defeitos, mas é amor platônico mesmo. Eu tenho meus lugares favoritos, tenho os que eu gosto de levar amigos que vem de fora e tem as novidades que descubro sem querer. Ou melhor ainda – aquele lugar que já está há décadas, mas é novidade porque você nunca foi.

Este é só um dos vários vídeos sobre São Paulo. Quer ver os outros? Clique aqui!

Da Catedral da Sé, por exemplo, todo mundo já escutou falar. Mas sabia que, embaixo do altar principal, tem uma outra igreja? Ela é, na verdade, uma cripta, onde estão enterrados bispos, arcebispos e cardeais de São Paulo. Sempre esteve lá e é do projeto original da igreja, mas até mesmo para os paulistanos ela é uma surpresa. Mais bonita e menos mórbida que a própria catedral, a cripta tem visitas guiadas todos os dias da semana, por R$ 7,00.

Catedral da Sé.
De dentro da entrada principal da catedral.
Estilão gótico, mas a jovem catedral tem pouco mais 80 anos.
Quem diria: a cripta embaixo do altar é, apesar do nome e dos túmulos, muito menos mórbida que a catedral.

Na própria Praça da Sé, siga pela Rua do Pateo do Collegio até encontrar o próprio. Apesar do Marco Zero de São Paulo estar na praça da catedral, foi neste ponto que São Paulo começou. Quer dizer, começou a ser colonizada. O largo tem prédios belíssimos, todos muito bem conservados. Dentro do que era o colégio, há agora um café delicioso e, se você chegar até umas 10 ou 11 da manhã, ainda consegue comer o pão com manteiga que eles mesmo fazem. É sensacional pra uma pausa arborizada.

Largo do Páteo do Colégio.
Café dentro do Páteo do Colégio: uma calmaria deliciosa, especialmente com o pão no chapa que eles fazem.
Mosteiro de São Bento espremido no centrão.
Mais renascentista, ele não atrai tantos turistas quanto a Catedral da Sé. Pra sair da linha do turismo religioso, visite a lojinha de pães.

Ainda na mesma rua, siga em frente até o Largo de São Bento. O Mosteiro São Bento está ali desde muito antes da Catedral da Sé, mas permanece menos conhecido, já que ainda abriga monges. A catedral atual tem pouco mais de cem anos, mas as tradições medievais vem sendo carregadas desde que São Paulo foi fundada, há quatrocentos e sessenta e três. O silêncio é obrigatório, os turistas são raros e o canto gregoriano dos domingos de manhã (às 10:00) é a grande estrela.

Mercado Municipal: agora sim, estamos falando!
Tudo é farto, colorido e bem exposto.
Mezanino superior tem excelentes restaurantes.
O melhor pastel do mundo: pastel de bacalhau do mercadão!

Seja pela primeira ou pela centésima vez, encerre seu rolê pelo centro de São Paulo no Mercado Municipal. Se você gosta de cozinhar, vai ficar com vontade de comprar tudo. Se não gosta, subo ao mezanino, onde estão diversos restaurantes que servem o pastel mais gostoso da cidade: o pastel de bacalhau do mercadão.

2) Avenida Paulista e Minhocão

A Avenida Paulista é o maior centro financeiro e comercial de São Paulo, mas mesmo assim ela fica fechada para transito de veículos das 10 as 19h todos os domingos. E são inúmeras atrações para os pedestres: música é o que não falta.

Desde outubro de 2015, a principal via da cidade ganhou ares de Times Square e recebe cerca de 30.000 pessoas, que visitam o local para se exercitar, degustar uma comida de rua ou se divertir com os diversos artistas que se apresentam por lá.

A paisagem, geralmente cinza, séria e composta por vários veículos, ganha um colorido interessante. Você vai encontrar desde bandas independentes até um sósia do Roberto Carlos. É um passeio que vale muito a pena e faz até mesmo os paulistanos se sentirem turistas na própria cidade.

O Minhocão, ou elevado presidente João Goulart, é uma via expressa que liga o centro ao bairro de perdizes. Como ele fica a apenas 5 metros de alguns edifícios, ele é fechado todas as noites para evitar acidentes noturnos e diminuir o barulho na região.

E se a Av. Paulista fica fechada apenas aos domingos, no Minhocão é possível desfrutar um pouco mais da calmaria. A via fica fechada por quase 40 horas – das 15h de sábado até as 6h30 de segunda.

O cenário é bem diferente da atração citada acima: os prédios, em sua maioria residenciais, compõem a paisagem, com direito a grafites e outros tipos de arte. É, de fato, mais uma ótima opção pra quem quer curtir o fim de semana ao ar livre.

3) Museu da Casa Brasileira e Instituto Tomie Ohtake

Nos fins de semana, tanto o Museu da Casa Brasileira quanto o Instituto Tomie Ohtake são gratuitos. Ambos estão localizados na Avenida Faria Lima, a Manhattan paulista. Quem nunca veio a São Paulo, acredita que ela é a Nova York da América Latina. Quem mora nessa região, tem certeza.

Instituto Tomie Ohtake.
As exposições permanentes e temporárias estão concentradas no térreo e primeiro piso.
Museu da Casa Brasileira: casarão de ex-governador transformado em museu.

O Museu da Casa Brasileira é uma das mansões históricas mais lindas de São Paulo e o acervo é o único da cidade conceituado no design de arquitetura. Fica ainda mais vivo com as exposições temporárias que, não necessariamente, estão relacionadas ao tema. E como todo passeio em São Paulo é só uma desculpa para ir comer depois, não deixe de saborear o buffet incrível (R$ 90,00 or pessoa) do Santinho, instalado nos jardins do fundo da casa.

No Instituto Tomie Ohtake está a casa de várias mega exposições que visitam São Paulo. No térreo, o teatro Cetip é uma ótima razão para visitar o instituto.

[googlemaps https://www.google.com/maps/d/u/0/embed?mid=16zsX_YQ5QHPZnEzHqvS0aaCrK5M&w=640&h=480]

E acha que é só isso? São Paulo está LOTADA de passeios super interessantes! Clique aqui ou aqui para ver algumas outras opções ou escolha nos banners abaixo:

Viagem patrocinada pela Atlantica Hotels. A Atlantica tem o hotel certo pra você. Reserve aqui: atlanticahotels.com.br .

Não está se esquecendo de nada?

Vamos lá, o 3em3 vai te ajudar a não se esquecer de NADA, para fazer da sua viagem uma experiência inesquecível! Dá uma olhadinha nos seguintes itens:

• SEGURO

Seja prevenido: se for viajar, principalmente para o exterior, tenha um seguro-viagem! Nem todos os países do mundo possuem atendimento médico gratuito como o SUS no Brasil, e as contas de prontos-socorros, clínicas e hospitais costumam ser bem salgadas.

Então olha só que legal: entre no Seguros Promo e utilize o código 3EM315 para conseguir 15% de desconto em seu seguro-viagem! É super fácil pedir a cotação, é só colocar o destino, período da viagem e PRONTO! Você recebe rapidinho várias opções de seguros, para todos os bolsos!

Mas ó, não estamos falando só de acidentes e doenças, viu? Cancelamentos de voos, extravio de bagagem e vários outros perrengues podem ser compensados pela seguradora dependendo do plano escolhido, então escolha o seu com sabedoria! ;)

Dá uma olhada:

• PASSAGEM

Como você vai CHEGAR em seu destino? Seja qual for a cidade, é imprescindível que se faça uma boa pesquisa de preços de passagens aéreas: a diferença de uma companhia aérea pra outra ou até mesmo o mês da viagem pode ser gritante!

Clique aqui para ver diversas promoções de passagens para qualquer que seja o seu destino. O Passagens Promo é incrível para achar os melhores preços.

• INTERNET

Fala a verdade: por mais paradisíaco que seja o seu destino, não dá pra ficar offline o tempo inteiro, né? Seja para se localizar em um mapa, usar o GPS no carro, postar aquela foto fantástica nas redes sociais ou ver as notícias do dia, não dá mais pra viajar sem um smartphone conectado.

E o que acha de já ter internet no celular assim que o avião pousa no destino? Interessante, hein? Essa é a proposta de duas empresas que temos parceria: a Americachip e o OMeuChip: eles te entregam um chip ainda no Brasil, já habilitado nas operadoras internacionais, que você vai colocar no seu celular durante o voo. Chegou no país, PÁ: 4G na palma da sua mão! Faça a cotação das duas abaixo e veja qual vale mais a pena para você: sai mais barato do que pegar um plano pré-pago localmente!

Uma opção é o omeuchip.com, e com o código de desconto 3EM3 você ganha 15% de desconto quando for fechar! Se você acessar o site por este link aqui o código já aparece no carrinho! :)

Tem também o americachip.com! Utilize nosso link para ganhar um desconto no pedido. Fácil, né? Mas precisa usar este link aqui, ok?

• CARRO

Ah, eu sabia! Você já estava se esquecendo de alugar o carro, né? Olha que legal o conceito da Rentcars: você coloca a cidade onde quer alugar seu carro, o período, e ele faz a cotação em DEZENAS de empresas para buscar o melhor preço. Aí você escolhe se quer um compacto, de luxo, esportivo ou família. Muito fácil!

Clique aqui para conferir os preços ou já coloque os dados da viagem no banner abaixo para já fazer a procura diretamente! Sério, já testamos pelo Rentcars e sempre volta preços melhores do que se você fechasse diretamente com a locadora. É demais!


E é isso, esperamos que você faça uma ótima viagem e vamos querer saber como foi! Comenta aí embaixo ou procure pela gente no Facebook, Twitter ou Instagram: a gente adora receber o feedback dos espectadores! :)

Texto: Tiago Caramuru / Anderson Spinelli
Imagens: Tiago Caramuru / Anderson Spinelli
Edição: Sidney Michaluate / Anderson Spinelli

Tiago Caramuru

Desde que descobriu que viajar é possível, viciou. Muita disciplina financeira, um pouco de sorte. Nada como uma viagem após a outra. Escreve o blog Esvaziando a Mochila desde 2009. Publicou, em 2014, o trabalho fotográfico Rumo às Primeiras Mil Viagens, compilação de 100 retratos e paisagens feitos pelo mundo, durante quatro anos.

Matérias Recentes

Gramado – O que fazer no Natal Luz de Gramado

Está na hora de falar de novo sobre o Natal Luz na Serra Gaúcha! A…

3 dias atrás

Costa Rica – Vulcão Arenal: natureza e adrenalina em La Fortuna e Monteverde

O 3em3 está na Costa Rica, e hoje vamos mostrar muita natureza e adrenalina por…

3 semanas atrás

Lake Hollywood – O melhor lugar para tirar a foto do letreiro mais famoso de Los Angeles

O 3em3 está em Los Angeles e hoje vamos dar uma dica super legal de…

4 semanas atrás

The Broad – um museu espetacular (e gratuito) em Los Angeles!

O The Broad é um dos museus mais interessantes de Los Angeles, e o melhor:…

1 mês atrás

Manuel Antonio e Quepos – Praia e montanha no mesmo lugar na Costa Rica

O 3em3 está na Costa Rica! Acordamos cedinho em San José e partimos para o…

1 mês atrás

Los Angeles (EUA) – Como curtir Hollywood do melhor jeito

O 3em3 está em Los Angeles e hoje vamos mostrar diversas formas de curtir Hollywood!…

1 mês atrás