Já imaginou visitar Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses na mesma viagem? A Rota das Emoções, idealizada pelo SEBRAE, integra esses destinos e muitos outros no roteiro que passa por 3 estados: Ceará, Piauí e Maranhão. E olha, realmente emoção é o que não falta! Tem paisagens incríveis, gastronomia da melhor qualidade e muito mais. Confere aí uma amostra do que você pode vivenciar por lá!
Clicando aqui você vê alguns pacotes promocionais para conhecer a Rota das Emoções com nossos parceiros! Acredite: vale muito a pena! :)
1) Jericoacoara
Pra chegar na Pedra Furada, você pode ir de buggy ou a pé, em uma caminhada de cerca de 40 minutos a partir do centrinho. Nos fomos com a primeira opção e chegamos bem cedinho, antes mesmo da maioria dos turistas e pudemos fotografar o principal cartão postal da cidade praticamente sem ninguém. Essa bela formação rochosa foi moldada pela ação das ondas ao longo dos anos. Portanto, faça muitas fotos mas não suba nas pedras nem danifique nada por ali. A natureza agradece.
Não deixe de ver também nosso outro vídeo na Rota das Emoções clicando aqui!
Saindo de lá, demos uma rápida parada na famosa Árvore da Preguiça, mais um famoso ponto turístico de Jeri. E então, seguimos pra Lagoa do Paraíso, onde é possível curtir as famosas redes dentro d’água.
O Sítio Paraíso Lagoon é um dos beach clubs da Lagoa, que conta com outros estabelecimentos em sua volta como o Alchymist, uma opção um pouco mais requintada e badalada. Ambos valem muito a pena e é impossível não se divertir por lá. Além das redes, dá pra andar de caiaque, fazer Stand Up Paddle ou simplesmente sentar em uma das mesinhas e tomar uns bons drinks admirando essa paisagem caribenha em pleno nordeste. Ahhh, e dá pra degustar belos pratos de frutos do mar por lá também.
De lá, partimos pra Duna do Pôr do Sol, o point onde turistas e moradores se juntam pra se despedir diariamente do astro rei. É simplesmente imperdível!
Confira também outros passeios imperdíveis para fazer em Jeri:
2) Delta do Parnaíba
Formado por 85 ilhas numa área de 2700 km² entre os estados do Piauí e Maranhão, o Delta do Parnaíba é um fenômeno raro que só é encontrado também no Rio Nilo, na África, e no Rio Mekong, na Ásia.
Neste passeio você verá inúmeras lagoas, dunas enormes, praias desertas e vários tipos de mangues. Aliás, a primeira parada foi pra ver de perto a cata de caranguejos. De lá, partimos pro Morro do Meio, que guarda um conjunto de dunas lindíssimas banhadas pelo Rio Parnaíba.
O visual da região quase no entardecer é de tirar o fôlego e apesar de ser uma parada rápida, dá pra fazer algumas fotos das dunas e ainda se banhar nas águas do rio, pra se refrescar do calor piauíense.
Mas, apesar de ser um lugar encantador não podíamos demorar muito, pois a última parada acontecia antes do pôr do sol: a revoada dos guarás. Por cerca de 20 minutos, ficamos assistindo o espetáculo oferecido pelas lindas aves vermelhas, que voavam de todos os lados e se concentravam nos galhos das árvores de uma única ilha.
Aliás, essa ilhota é o dormitório dos guarás, escolhido por ser um local sem acesso terrestre, que os protegem de predadores e outras ameaças enquanto dormem. Tem jeito melhor de terminar um passeio incrível desse?
3) Lençóis Maranhenses
Pequenos Lençóis
Nossa jardineira subiu as dunas e nos deixou ali, na cara do gol. Ou melhor, na cara das lagoas e dos coquerais dos Pequenos Lençóis. E como não poderia deixar de ser, logo subimos o drone pra dar uma espiada naquela área toda.
A região lembra muito os Grandes Lençóis, que mostraremos a seguir, com a diferença que aqui há mais áreas verdes e o mar ao fundo. E por serem menos conhecidos, os irmãos menores dos Lençóis geralmente ficam mais desertos que a atração principal e valem muito a visita.
De lá, seguimos para o Rio Preguiças para ir rumo à cidade de Barreirinhas e por lá pudemos curtir um dos pores do sol mais bonitos da viagem.
Grandes Lençóis
Acordamos as 03:00 pra contemplar o sol nascendo nos Lençóis com a Caetés Expedições. Saindo de Barreirinhas, o percurso até o Parque Nacional leva cerca de 40 minutos, com direito a balsa e muitas poças d’água pelo caminho. Mas chegando lá…
Bom, nem precisa dizer que assistir o nascer do sol nos Lençóis Maranhenses foi uma das melhores experiências que já tivemos na vida, né? E sabe o que é melhor? Nesse horário a areia ainda está intocada, sem nenhuma pegada e completamente fresquinha. E as lagoas estão ali, vazias e prontas pra serem curtidas. Mas, antes disso, ainda tomamos um café da manhã de rei, em cima das dunas e com um visual que dispensa comentários.
Dai pra frente, com o sol já mais forte, fomos conhecer algumas lagoas e escolhemos uma delas pra dar um tchibum. A água é tão cristalina que parece que você está nadando em uma piscina. Sem falar na temperatura, que é perfeita pra dar aquela refrescada. E só pra se ter uma ideia de grandeza dos Lençóis, aí vão alguns números: o Parque Nacional tem incríveis 155 mil hectares de extensão, ou seja, é cerca de 4 vezes o tamanho da Suíça. Dá pra acreditar?
Existem diversas opções de passeios para conhecer os Lençois Maranhenses, clique aqui para ver alguns ou escolha um abaixo:
Depois de curtir muito os Lençóis, pegamos o caminho de volta e partimos pra São Luís. E como fomos em junho, deu pra pegar o Bumba Meu Boi nas ruas da capital maranhense! Incrível, né?
Bom, se você quer fazer um roteiro recheado de lindas paisagens, natureza abundante e muita aventura, a Rota das Emoções é pra você! Se gostou e quer fazer esta viagem, clique aqui e confira alguns pacotes dos nossos parceiros! Vale muito a pena! ;)
Onde ficar em Jericoacoara?
Jeri está repleta de pousadas e hotéis para todos os bolsos! Achamos algumas tarifas promocionais de hospedagem por lá, olha só:
Booking.comOnde ficar no Delta do Parnaíba?
Já no Piauí, ficamos na excelente Casa de Santo Antonio. Clique aqui para ver mais informações e disponibilidade.
Se quiser outras opções, achamos também algumas tarifas promocionais de hospedagem em Parnaíba, confira:
Booking.comOnde ficar nos Lençóis Maranhenses?
Para conhecer os Lençóis Maranhenses nos hospedamos no simpático Hotel Pousada do Buriti, em Barreirinhas. Clique aqui para ver mais informações, tarifas e disponibilidade.
Se quiser outras opções, achamos também algumas tarifas promocionais de hospedagem em Barreirinhas, olha só:
Booking.com