A partir de Montreux, na Suíça, você pode fazer alguns bate-voltas de trem incríveis! No último episódio, a gente mostrou o Trem do Chocolate e, hoje, o passeio do do dia é o Rochers de Naye!
Desde 1982, o estes vagões apertados e barulhentos tem feito o trajeto de uma hora entre Montreux e Rochers de Naye. A inclinação das montanhas é tão severa que as rodas são atreladas a correias pra que o trem possa vencer todos os túneis e morros que estão no caminho. Lá em cima, a mais de dois mil metros de altitude, você já pode dizer que teve a sensação de pisar nos Alpes Suíços. Como a região tem um microclima próprio, diferente de todo o resto da Suíça, o tempo deixa o passeio sempre único.
A Suíça é demais, né? Clique aqui e veja todos os nossos episódios nesse país fantástico!
A gente teve que repetir porque, na primeira vez, era muita chuva, muita chuva mesmo. Não dava pra ver dois metros à frente por causa do nevoeiro. Na segunda tentativa, em compensação, o dia estava lindo e ensolarado. Não deu pra ver Montreux e o Lago de Genebra lá em baixo mas, na verdade, a sensação de estar acima das nuvens, literalmente, foi impagável.
E como ainda era verão, ainda conseguimos ver as marmotas e bodes que habitam o topo do Rochers de Naye. Eles saem pra tomar sol porque, no inverno, a temperatura baixa demais e fica impossível pros bichos darem uma voltinha. Claro que tem seu encanto – aqueles montes nevados, exatamente do jeito que você imagina os alpes e tudo mais, mas só no calor você pode sair andando livremente pelas trilhas que estão lá em cima, sempre revelando novas paisagens entre um mirante e outro.
Há um restaurante panorâmico, o Plein Roc; Paraíso das Marmotas e Jardim Botânico, mas nada se compara as vistas. Vista roupas confortáveis, proteja a pele e encare uma das aventuras mais lindas da sua vida. Não há necessidade de guia: as trilhas são sinalizadas e o contato com a natureza é constante. Aliás a gente sempre associa Suíça só à luxo, modernidade, pontualidade, mas a verdade é que tem muita coisa linda e fácil de fazer pros amantes de natureza também! Além do dinamismo por alterar a paisagem completamente a cada vez que uma estação nova chega ou se despede.
A diminuta vila de Glion é mais conhecida pela sua Universidade, que mais parece um castelo. A região da Suíça francesa tem escolas de turismo e hospitalidade conceituadíssimas e é comum acabar se deparando com ela delas. Se você estiver subindo de Montreux a Rochers de Naye, esta é a primeira parada – se esiver voltando, é a terceira. Na verdade, nós nem esperávamos parar aqui mas, conforme íamos olhando pela janela, vimos que precisávamos ver o lugar com mais calma! As vistas pro Lago de Genebra são lindas demais!
A rota de trem para o Rochers de Naye não está inclusa no Swiss Travel Pass, o bilhete único da Suíça. Preço: CHF 70,00 por adulto / CHF 35,00 com o Swiss Travel Pass. Guarde de 3 a 5 horas.
[googlemaps https://www.google.com.br/maps/d/u/0/embed?mid=1RrjUkISXVUrzZd-VnmRry-0rtOI&w=640&h=480]
E não pensa que Monteux é só isso – temos vários episódios na região da Riviera de Montreux no canal, clique aqui e veja todos! Além disso, existem diversas opções de passeios e tours disponíveis para todos os gostos: clique aqui para uma lista bem completa ou escolha um abaixo para mais informações:
O 3em3 visitou a Suíça a convite do Switzerland Tourism e da Edelweiss.
Texto: Tiago Caramuru
Imagens: Tiago Caramuru / Sidney Michaluate
Edição: Tiago Caramuru / Anderson Spinelli
Encontramos algumas tarifas em oferta para se hospedar em Montreux, confira abaixo todas as promoções:
Booking.comEstá na hora de falar de novo sobre o Natal Luz na Serra Gaúcha! A…
O 3em3 está na Costa Rica, e hoje vamos mostrar muita natureza e adrenalina por…
O 3em3 está em Los Angeles e hoje vamos dar uma dica super legal de…
O The Broad é um dos museus mais interessantes de Los Angeles, e o melhor:…
O 3em3 está na Costa Rica! Acordamos cedinho em San José e partimos para o…
O 3em3 está em Los Angeles e hoje vamos mostrar diversas formas de curtir Hollywood!…