Fala galera, o 3em3 de hoje é em Quito, a capital do Equador. Passamos 5 dias por lá e fizemos tanta coisa que resolvemos dividir o roteiro em 2 vídeos e o que você vê agora é o primeiro deles. Se você gosta de história, boa gastronomia e lindas paisagens, já coloca Quito na sua lista de próximos destinos e vem com a gente conferir o que há de melhor pra se fazer por lá. E aí, partiu Equador?
Veja também nossos outros episódios no Equador clicando aqui!
Fundada em 1534, Quito pode se gabar te ter o maior centro histórico da América Latina, com um conjunto arquitetônico espalhado por mais de 3 km quadrados. Não é a toa que a cidade foi escolhida como Primeiro Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1978.
Ali na Plaza Grande, você encontra diversas igrejas, museus, monumentos e até o Palácio Presidencial. Separe uma manhã ou uma tarde para explorar essa região com calma.
Uma das principais atrações é a Catedral Metropolitana de Quito, construída no século XVI. Por cerca de 6 dólares você pode conhecer a igreja, o museu e ainda subir para as cúpulas. O caminho é tortuoso, mas a vista lá de cima muito vale a pena. Dá pra ter uma visão bem ampla da cidade e ver a imponente Plaza Grande de cima.
Concluída em 1765, após 160 anos de construção, a igreja é, sem dúvida, um dos monumentos em estilo barroco mais bonitos do Equador. Por sorte, ainda tivemos a oportunidade de ver um ensaio da Orquestra Sinfônica de Quito, que tornou nossa visita ainda mais especial.
É impossível não se impressionar com a riqueza de detalhes do interior da igreja, que lembra bastante a Basílica de São Pedro, no Vaticano. A igreja foi construída não apenas com o objetivo de ser o local de culto dos colonizadores espanhóis, mas também como uma forma de auxiliá-los na catequização dos indígenas locais.
De lá, seguimos para o Convento e Museu de São Francisco. Esse complexo do século XVI ocupa quase dois quarteirões do Centro Histórico de Quito e conta com 3.500 obras de arte e diversas catacumbas. Suas fundações começaram a ser construídas pouco tempo depois que os conquistadores espanhóis fundaram a cidade. Iconografia indígenas e católicas decoram todo o interior da igreja, que ainda conta com um pátio e uma biblioteca.
Inaugurado há pouco mais de 10 anos, o telefériQo é uma das atrações favoritas tanto de turistas quanto dos próprios moradores de Quito. A dica é chegar cedo e já embarcar nos cabines, que são praticamente inteiras de vidro. Daí em diante, é só curtir os quase 20 minutos que te levam até o topo da montanha.
Aproveite para fazer algumas fotos e observar a vegetação mudando durante o percurso. Já lá em cima, visite os diversos mirantes e localize os inúmeros vulcões que cercam a cidade. E não esqueça de se agasalhar bem, pois costuma ventar bastante lá no topo, afinal são 4.050 metros acima do nível do mar.
O teleférico funciona de terça a quinta das 09 as 20 e de sexta a domingo das 08 as 20 e custa cerca de 8 dólares. O visual lá de cima é impressionante e o passeio vale cada centavo.
Utilizamos o tradicional trolley de Quito pra chegar a um dos pontos mais altos da cidade: o Panecillo. Lá de cima, dá pra se ter uma ideia melhor da grandeza da capital do Equador, além de poder ver de perto uma das 7 maravilhas de Quito, a Virgem do Panecillo, que fica no topo da montanha e oferece uma vista 360º.
Com 41 metros de altura, a Virgem é a estátua mais alta do Equador e uma das mais altas da América Latina, sendo inclusive maior que o Cristo Redentor. Sua construção foi finalizada em 1976 e conta com 7.000 pedaços de alumínio. Já o Panecillo tem esse nome devido ao formato semelhante ao de um pãozinho.
De lá, descemos a colina e seguimos para a Calle La Ronda, um tradicional ponto turístico do centro de Quito. Não tem como ver as casinhas coloridas com pequenas e floridas varandas e não lembrar de cidades européias.
Ali você encontra a verdadeira herança da era espanhola no Equador. Você pode provar alimentos tradicionais, tomar um delicioso sorvete de panela, ver artesãos esculpindo peões e muito mais. A charmosa rua é fechada para pedestres e fica a poucos minutos do Centro Histórico. Ou seja, é um dos lugares que definitivamente merecem estar no seu roteiro por Quito.
E não pensa que Quito é só isso não! Clique aqui para ver todos os nossos episódios na cidade, e se clicar aqui vê um monte de passeios legais para se fazer por lá! Você pode também escolher algum abaixo para mais informações:
E aí, curtiram nosso episódio na capital do Equador? Então, já deixa seu like, compartilhe esse vídeo e se inscreva no canal pra não perder nada. Um abraço e até o próximo episódio do 3em3.
Encontramos algumas tarifas em oferta para se hospedar em Quito, confira as promoções abaixo:
Booking.comEstá na hora de falar de novo sobre o Natal Luz na Serra Gaúcha! A…
O 3em3 está na Costa Rica, e hoje vamos mostrar muita natureza e adrenalina por…
O 3em3 está em Los Angeles e hoje vamos dar uma dica super legal de…
O The Broad é um dos museus mais interessantes de Los Angeles, e o melhor:…
O 3em3 está na Costa Rica! Acordamos cedinho em San José e partimos para o…
O 3em3 está em Los Angeles e hoje vamos mostrar diversas formas de curtir Hollywood!…