Fala galera, o 3em3 de hoje está de volta a Quito para a segunda parte do roteiro que fizemos pelo Equador. Visitamos lindas cachoeiras, um vulcão desativado, a famosa linha do Equador que divide o planeta e ainda degustamos chocolates equatorianos.
O Equador é demais! Clique aqui e veja todos os nossos vídeos nesse país incrível!
Com uma paisagem que contempla a Floresta Amazônica, as montanhas andinas e inúmeros vulcões, o Equador definitivamente merece a visita dos amantes da natureza. Então, vem comigo conferir mais 4 atrações que você não pode perder.
Ciudad Mitad Del Mundo
A cerca de 13 km da capital, o Ciudad Mitad Del Mundo é o parque que abriga o famoso monumento que marca a divisão do planeta em dois hemisférios. Por ali, fatalmente você vai ver dezenas de pessoas tirando a famosa foto com um pé no hemisfério sul e outro no hemisfério norte.
Cercado de montanhas, o parque conta ainda com diversas lojas, cafés, chocolaterias e restaurantes. Por lá, há outras atrações também, como o planetário e os pavilhões culturais.
Museo Intiñan
Ali perto fica o Museo Intiñan, outro local onde passa a Linha do Equador. Um guia acompanha o grupo e apresenta reconstruções de cabanas indígenas e diversos objetos das culturas ancestrais do Equador. Na sequência, ele explica os efeitos da latitude zero e os demonstra através de vários experimentos.
Claro que eu não podia perder a oportunidade de tentar equilibrar um ovo na cabeça de um prego, né? Missão dada, é missão cumprida! Depois dessa, ainda nos divertimos com outras experiências e tiramos a famosa foto na linha que divide o planeta.
Veja abaixo algumas opções de tour para Mitad del Mundo:
República del Cacao
A República Del Cacao é a maior chocolateria do Equador e conta com lojas nas principais cidades do país, além de unidades no Perú e na Colombia. Essa loja que visitamos é também um museu do chocolate e fica localizada no Centro Histórico de Quito, sendo uma das maiores da cidade.
A degustação dura cerca de 40 minutos e é guiada por uma especialista em chocolates. Entre os sabores, há opções com pétalas de rosas, chips de banana, pimenta e até os mais tradicionais, é claro.
Nas embalagens, há a indicação da porcentagem exata de cacau em cada unidade da guloseimas e, na loja, você ainda encontra diversos outros produtos a base de cacau. Os produtos por lá não são dos mais baratos, mas pode ter certeza de que a qualidade do cacau é tão especial que não deve nada aos melhores da América Latina e do mundo.
Quilotoa
Depois de ver os vulções de longe, chegou a hora de encarar um bem de pertinho. O Quilotoa fica a cerca de 3 horas de Quito e mesmo sendo um pouco longe, o visual da estrada também faz valer a jornada. A Lagoa Quilotoa fica na cratera do extinto vulcão que leva o mesmo nome e hoje, uma água esmeralda ocupa o local de onde saia lava. Há vários mirantes por ali e até mesmo um comercio se desenvolveu na beirada do vulcão. E em qualquer direção que você olhe, o visual é algo de outro mundo.
Minha dica é se hospedar ali na região, ao invés de fazer um bate-volta partindo de Quito. Assim, dá pra aproveitar melhor o tempo e fazer inclusive as duas trilhas que existem ali. Você pode descer até a lagoa e fazer caiaque ou então percorrer a trilha ao redor da cratera. Em ambos os casos, é bom estar com a saúde em dia, já que além do percurso íngreme, o local está a 3.800 metros de altitude. Ainda assim, se você preferir só ver tudo lá de cima, tenha certeza de que a viagem até ali vale muito a pena.
Você também pode pegar uma excursão de 2 ou 3 dias saindo de Quito. Clique aqui e veja algumas opções!
Pahuma
A Reserva Pahuma fica numa área protegida de 650 hectares. Por lá, você encontra várias opções de trilhas que te levam a diferentes cascatas. No percurso, é possível avistar pelo menos 300 espécies de orquídeas e, com um pouco de sorte, o urso de óculos, também conhecido como urso andino.
A trilha que fizemos tinha alguns pontos bem íngremes, com diversas pontes em cima de corredeiras e um visual de tirar o fôlego. A recompensa final foi uma linda cascata no meio da mata com 45 metros de altura! Já o canyoning é feito em cascatas menores.
E aí, ficou surpreso com a quantidade de passeios interessantes para se fazer em Quito e arredores? Lembrando que no primeiro episódio, mostramos outros 4 passeios imperdíveis para se fazer por lá. Então, se você ainda não viu, corre lá que eu tenho certeza de que você vai gostar.
E não pensa que é só isso não, Quito e os arredores possuem muito mais passeios incríveis! Clique aqui para ver uma listagem completa ou simplesmente escolha um abaixo para mais informações:
Se você gostou desse vídeo, curta, compartilhe e não esqueça de se inscrever no nosso canal. Um abraço e até o próximo episódio do 3em3.
Onde ficar em Quito?
Encontramos algumas opções de hospedagem com tarifas promocionais em Quito, confira:
Booking.com