Depois de passar por Arequipa e pelo Vale do Colca, partimos pra Puno, a principal cidade base pra quem quer visitar o lago navegável mais alto do mundo. E foi exatamente ali, nas águas calmas do Titicaca que tivemos os momentos mais excêntricos e inesquecíveis da viagem.
As ilhas de Uros e Taquile, além de serem um colírio para os olhos, são também uma imersão em uma cultura incrivelmente rica e com costumes singulares. Isso sem falar no complexo de Sillustani, com suas torres funerárias milenares recheadas de história.
O Peru é um país maravilhoso! Clique aqui e veja todos os nossos vídeos nesse país fantástico!
Depois de navegar uns 20 minutos pelo lago, chegamos ao primeiro destino do dia: as flutuantes e inacreditáveis ilhas de Uros. Lá fomos recebidos pelo Guilhermo, considerado o presidente da ilha, que nos contou um pouco sobre o modo de vida e a história do local. Tudo isso no idioma dos habitantes, o Quechua, que foi prontamente traduzido pro espanhol pelo nosso guia Fred.
Os visitantes podem fazer passeios nos tradicionais barcos feitos em junco, comprar os artesanatos produzidos na ilha ou simplesmente ficar contemplando o visual surreal enquanto toma um chá de muña ou coca.
Existem várias opções de passeios para Uros saindo de Puno. Clique aqui e confira alguns deles.
Taquile é uma ilha que mais parece um país a parte. A população de cerca de 2.000 habitantes vive de uma forma completamente única, com seus próprios hábitos, regras, culinária e até mesmo um código de vestimenta.
E depois de subir a mais de 4 mil metros de altitude, nada melhor que um chá de muña pra reduzir os efeitos do soroche e um almoço preparado pelos locais com direito a uma deliciosa sopa de quinoa e muita Inka Cola, o refrigerante mais vendido do Peru.
Durante a refeição, o guia ainda nos contou sobre os costumes e a diferença nas cores dos gorros, que indicam se o homem é casado ou solteiro. E pra fechar com chave de ouro nossa visita por lá, tivemos uma apresentação de dança típica.
Confira algumas opções de tour para Taquile clicando aqui.
Depois de passar por Uros e Taquile, seria difícil ser surpreendido, mas o Complexo Arqueológico de Sillustani conseguiu o feito. Ali eram sepultados os corpos dos endinheirados do Reino de Colla, juntamente com suas jóias e objetos preciosos.
E apesar das torres terem sido danificadas por raios, dá pra se ter uma ideia da grandiosidade e importância das tumbas funerárias. O local também não foi escolhido a toa: ele fica debruçado sobre o lago Umayo, com uma vista privilegiada e de tirar o fôlego, literalmente, dos vivos que visitam o complexo.
Existe a opção de tour para Sillustani, saindo de Puno. Clique aqui e confira.
E não pensa que é só isso não, clique aqui para ver alguns outros passeios para se fazer saindo de Puno ou simplesmente escolha um abaixo para mais informações:
Encontramos algumas tarifas promocionais para se hospedar em Puno, confira abaixo:
Booking.comEstá na hora de falar de novo sobre o Natal Luz na Serra Gaúcha! A…
O 3em3 está na Costa Rica, e hoje vamos mostrar muita natureza e adrenalina por…
O 3em3 está em Los Angeles e hoje vamos dar uma dica super legal de…
O The Broad é um dos museus mais interessantes de Los Angeles, e o melhor:…
O 3em3 está na Costa Rica! Acordamos cedinho em San José e partimos para o…
O 3em3 está em Los Angeles e hoje vamos mostrar diversas formas de curtir Hollywood!…