O Museu do Louvre é tão imperdível quanto outras famosas atrações de Paris, como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo ou a Champs-Elysées. Mas, sem dúvidas, é a que vai tomar mais tempo da sua viagem à França caso você seja como eu – aquele cara que quer ter certeza de que viu tudo por onde passou. :)

Vou começar falando das 3 obras que mais gostei no Louvre e que foram mostradas no episódio acima. Definitivamente, só por elas já valeria visitar o museu… Mas ele é tão, tão, mas tão grande que seria impossível falar de todas as maravilhas que estão por lá em um vídeo só: daria pra fazer uma temporada inteira do 3em3! Só para vocês terem uma ideia, o Louvre possui mais de 380 mil itens, sendo que somente 35 mil ficam em exposição permanente nos seus 60 mil metros quadrados de área construída.
Vamos lá?
A França é maravilhosa! Clique aqui e veja todos os nossos vídeos no país!
1) O Egito Antigo
O Louvre possui mais de 50 mil peças do Egito Antigo, as civilizações que ficavam à beira do Nilo entre 4000 AC e 400 DC. Claro, não ewstão todas expostas, mas uma boa parte dos itens de arte, escrituras em papiro, ferramentas, roupas, jóias, instrumentos musicais, armas, tumbas e até múmias podem ser vistas nas 30 salas dedicadas ao tema.
Nossa recomendação é que você comece seu passeio pelo Louvre por aqui, no pavilhão Sully. Uma boa tática é começar pelo subsolo (-1) do Sully, onde fica o Louvre Medieval, e ao final subir as escadas à sala 1 do Egito Antigo ao seu final. ;)

A sala dos Sarcófagos e a múmia mostradas no vídeo estão no setor Antiguidades Egípcias, e acredite: vale a pena passear por todas as 30 salas desta seção seguindo o mapa – uma é mais surpreendente que a outra:



2) O Código de Hamurábi
O Código de Hamurabi é um dos conjuntos de leis mais antigos que se tem registrados, e acredita-se que foi escrito pelo rei Hamurábi em aprox. 1700 AC. O monolito foi encontrado por uma expedição francesa em 1901 na região da antiga Mesopotâmia, atual Irã. Suas 282 leis estão talhadas em pedra e, entre elas, está a famosa Lei de Talião: olho por olho, dente por dente.

Os crimes e respectivas punições detalhados por este Código são um marco do Direito, apresentando delitos relacionados a trabalho, família, propriedades e escravidão.
O item está na sala 3 de Antiguidades Orientais (ala Richelieu).
3) Mona Lisa
Convenhamos: não dá para visitar o Louvre sem dar uma olhadinha na La Gioconda, né? Pena que TODO MUNDO pensa o mesmo! rs

A ala das pinturas italianas é enorme, com inúmeras obras do século XIII ao XVIII… Mas somente uma delas é capaz de lotar a sala 7 desta área no pavilhão Denon: Mona Lisa!

A mais famosa modelo de Leonardo daVinci permanece um mistério. Apesar de historiadores acreditarem que ela seria Lisa Gherardini, esposa de Francesco del Giocondo – um rico comerciante de seda de Florença e vizinho do pintor/inventor. Mas outros dizem que ela na verdade é um auto-retrato do pintor com feições femininas. Será?
Roteiro
Este é um caso de que um estudo prévio sobre o local acaba fazendo toda a diferença ao visitá-lo! Apesar de termos colocado somente 3 atrações no nosso vídeo, há muito mais coisas incríveis dentro do museu da pirâmide de vidro! E com tantas atrações legais, a última coisa que você quer é ficar tentando decifrar mapas na hora, né? Dá uma olhadinha nele aqui pra já ir tendo uma ideia de como as alas estão divididas. Você pode baixar o pdf do mapa em português aqui.
Bom, vou colocar abaixo algumas obras que merecem destaque e você deveria considerar dar uma olhadinha ao visitar o Louvre, divididas pelos pavilhões:
Sully – Subsolo (-1)
Louvre Medieval – É uma área preservada da fortaleza que existia na região.

Sully – Térreo
As Esfinges – Sala 11 do setor verde (Antiguidades egípcias)

Estátua de Ramsés II – Sala 12 do setor verde (Antiguidades egípcias)

Vênus de Milo – Sala 16 do setor azul (Antiguidades gregas, etruscas e romanas)

Sully – Primeiro Andar
O Escriba Sentado – Sala 22 do setor verde (Antiguidades egípcias)

Richelieu – Subsolo (-1)
Pátios Puget e Marly – Sala 20 do setor marrom (Esculturas)
São dois fantásticos pátios com luz natural (o teto é de vidro), cheios de esculturas. Destaque para os Cavalos de Marly e a estátua dos Four Captives (que representam a Espanha, o Império Romano, Holanda e Brandenburgo.


Richelieu – Térreo
Código de Hamurabi – Sala 3 do setor amarelo (Antiguidades orientais)
Richelieu – Primeiro Andar
Apartamentos de Napoleão III – salas 82 a 87 do setor vinho (Objetos de arte)

Richelieu – Segundo Andar
A Rendeira, de J. Vermeer – Sala 38 do setor vermelho listrado (Pinturas)
Denon – Subsolo (-1)
Santa Maria Madalena – Sala C do setor marrom (Esculturas)
Denon – Térreo
Psique Reanimada pelo Beijo do Amor – Sala 4 do setor marrom (Esculturas)
Vitória de Samotrácia – na escada logo acima da sala 4 do setor azul (Antiguidades gregas, etruscas e romanas)

Denon – Primeiro Andar
A Madona das Rochas de Leonardo da Vinci – Sala 5 do setor vermelho (Pinturas)
Mona Lisa de Leonardo da Vinci – Sala 7 do setor vermelho (Pinturas)
Nem preciso dizer que esta lista está resumidíssima, né? Ao andar pelo museu vocês verão outras obras incríveis, então explore bastante! :)
Como chegar
- Metrô: desça na estação Palais-Royal–Musée du Louvre (linhas 1 e 7).
- Ônibus: todas essas linhas param no Louvre: 21, 24, 27, 39, 48, 68, 69, 72, 81 e 95, além do Paris Open Tour.
[googlemaps https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d2624.8739172815503!2d2.3354553158693996!3d48.860614608503816!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x47e671d877937b0f%3A0xb975fcfa192f84d4!2sLouvre+Museum!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1455945688278&w=900&h=450]
Horários
O museu abre todos os dias, menos às terças-feiras e alguns feriados. Horário: das 9 às 18h, mas às quartas e sextas fica aberto até as 21:45.
Preço
O ingresso custa 15 euros e pode ser comprado aqui. O bilhete é válido para o dia inteiro (você pode entrar e sair à vontade). Entre outubro e março, a entrada é gratuita no primeiro domingo de cada mês. Menores de 18 anos e portadores de deficiência (e acompanhante) não pagam.
Existem muitas opções de passeios e ingressos, incluindo visita guiada, sem fila, etc. Clique aqui e veja todas as opções ou simplesmente escolha uma opção abaixo para mais informações:
Dicas gerais
- Divida seu passeio em três partes: um para cada pavilhão (Sully, Richelieu e Denon). Apesar deles serem interligados entre si em todos os andares, vale a pena “matar” tudo o que você quer ver em cada pavilhão antes de seguir para o próximo. Acaba facilitando na hora de se programar.
- O mapa dado aos visitantes é excelente, com dicas do que visitar e fotos das obras mais importantes de cada área. Use e abuse dele! É disponibilizado logo na entrada, em diversas línguas (inclusive português).
- Desligue o flash de sua câmera – evitará tomar um puxão de orelha dos seguranças.
- Dependendo da época as filas serão enormes, então chegue o mais cedo possível e com o ingresso já comprado online (nos links acima).
- Uma alternativa para driblar as filas é entrar por uma das outras 2 entradas secundárias: na Rue de Rivoli, 99 ou na Porte des Lions. Mas convenhamos: entrar pela pirâmide de vidro é muito mais legal. =D
- Fique sempre ligado à sua volta: batedores de carteira são comuns em toda Paris, então tome cuidado com seus pertences (já falei para vocês que levaram uma câmera minha na EuroDisney, né? Pois é.)
- Ah, não se esqueça de ir no Carrousel du Louvre, um mini-shopping no subsolo com diversas lojas (Apple, Swatch, Swarovski…) e a famosa pirâmide invertida! :)

É isso aí, pessoal… Gostaram? Se esquecemos de algo, coloquem aí nos comentários! Sugestões são sempre bem-vindas. :)
Texto: Sidney Michaluate
Imagens: Sidney Michaluate
Edição: Sidney Michaluate / Anderson Spinelli
Onde ficar em Paris?
Encontramos algumas ofertas de tarifas para se hospedar em Paris! Confira abaixo:
Booking.com