O 3em3 está na Argentina e agora vamos mostrar a segunda parte do nosso super roteiro de 7 dias em Mendoza! Vamos visitar 3 regiões daqui e ainda conhecer um pouco dos Andes, e tudo isso com direito a muito vinho. Vamos lá?
Hola! A gente ama tanto esse país, que temos vários episódios na Argentina! Confira todos clicando aqui!
Dia 4) Valle de Uco
Embarcamos no nosso transfer privativo da Suntrip Brasileiros em Mendoza, agência que fez este roteiro pra gente, e hoje é dia de conhecer a região do Valle de Uco, que fica a aproximadamente 1 hora do centro de Mendoza.
Bodega Monteviejo
A Monteviejo é uma das 7 vinícolas da Clos de los Siete, um grupo de 7 bodegas vizinhas que fazem vinhos espetaculares. O seu interior é maravilhoso, então se prepare para tirar muitas fotos enquanto espera pelo horário de sua visita – e aproveite para ver seus vários prêmios.
Logo no começo da visita já descobrimos os diversos tipos de uvas que existem na sua propriedade, e aprendemos um pouco sobre como seus vinhos são feitos – desde sua fermentação até armazenamento. Uma das partes mais legais é visitar a cava da Monteviejo, onde guardam suas melhores safras.
Logo depois, a hora mais gostosa: a degustação! Foram 4 vinhos, um branco e 3 tintos, sendo 2 blends e um malbec excelentes! E você pode apreciá-los com a vista do terraço! :)
La Azul
Voltamos para a estrada e alguns minutinhos depois chegamos onde iremos almoçar, no La Azul!
É com uma vista incrível para a cordilheira que você terá uma refeição em um dos ambientes mais deliciosos dessa viagem. Aqui a receita não tem erro: lugar bonito e tranquilo com música ambiente, onde tem até saxofonista que toca as músicas que você escolhe em um QR code.
As entradas chegaram e o creme de milho estava de outro mundo! Você pode harmonizar o almoço com os vinhos da La Azul, que combinam perfeitamente com os pratos servidos.
A carne era tão macia que nem precisava de faca pra comer! E as sobremesas, só pelo visual já dispensam comentários! Tudo perfeito!
Depois da refeição, se quiser ainda pode conhecer a bodega da La Azul – e ainda tomar mais uma taça direto da fonte! :)
O valor do passeio varia de acordo com a época do ano e mudanças cambiais. Mas, na média, o transfer, visitas com degustação e almoço harmonizado sai entre 100 e 150 dólares por pessoa em grupo ou entre 150 e 200 dólares por pessoa em carro privativo.
Dia 5) Luján de Cuyo
O Mauricio da Brasileiros em Mendoza veio nos buscar hoje, com os mimos de sempre (água e um kit com alfajor e doces locais), para nos levar até a região de Luján de Cuyo, que fica a 20 minutinhos do centro de Mendoza.
Chandon
A Chandon é uma das bodegas mais tradicionais daqui, e nem precisamos avisar que ela é especializada em espumantes, certo?
Essa é uma das 6 vinícolas da Chandon no mundo, e durante a visita guiada, ouvimos diversas curiosidades sobre essa que é uma das marcas de vinho mais famosas do mundo. Aprendemos sobre suas uvas e todo o preparo necessário para fazer um espumante de qualidade!
Vimos como eles são fabricados e armazenados para fermentação, tanto pelo método moderno quanto pelo antigo. E voltando pra área da recepção, hora de experimentar essas delícias borbulhantes!
Vimos o modo correto de servir 3 espumantes da Chandon, dois secos e um doce, e era um melhor que o outro! Se você gostar deste tipo de vinho, essa é uma parada obrigatória em Mendoza!
Norton
Pertinho de lá fica a Norton, vinícola onde vai ser o almoço de hoje. E aqui teve até aperitivo antes – o Mauricio parou perto das videiras para experimentarmos as uvas Malbec diretas do pé!
O lugar é espetacular, parece cenário de filme! Fomos recepcionados pelo símbolo da vinícola Norton e seguimos direto para seu restaurante, afinal, nos disseram que essa será uma experiência única!
Eles possuem um serviço incrível, e assim que nos sentamos já recebemos o menu e o primeiro vinho foi servido junto com as entradas. A Stracciatella deliciosa já nos preparou para os pratos que viriam em seguida.
Um almoço inesquecível! Absolutamente tudo que serviram estava impecável, desde os cogumelos até um ojo de bife exatamente no ponto que pedimos! Aliás, o ponto correto: ponto pra mal, ou rugoso em espanhol. =D
O valor do passeio varia de acordo com a época do ano e mudanças cambiais. Mas, na média, o transfer, visitas com degustação e almoço harmonizado sai entre 100 e 150 dólares por pessoa em grupo ou entre 150 e 200 dólares por pessoa em carro privativo.
Dia 6) Maipu
Hoje é dia de conhecer a região de Maipu, que fica a 15 minutinhos do centro de Mendoza.
Sin Fin
Essa aqui é a primeira bodega do dia: a Sin Fin. Será que vamos tomar vinhos sem fim por aqui? =D
A Sin Fin é conhecida por ter vinhos deliciosos, e se eles forem tão bons quanto a bodega é bonita, seremos muito bem servidos… Olha que lugar gostoso!
Por ser menor que as outras, a experiência foi bem mais intimista! Fizemos um tour praticamente exclusivo descobrindo todos os segredos de como seus vinhos são feitos e o que fazem com as cascas das uvas utilizadas. Nada é desperdiçado!
A área de armazenamento é linda, e conseguimos ver suas barricas bem de perto.
E na área de degustação, vimos todos os rótulos que possuem. Nós experimentamos 4 deles, ouvindo várias curiosidades sobre os vinhos e da família por trás da Sin Fin. Realmente pessoal, eram ótimos e até levamos alguns pra casa, aprovadíssimos!
Olivícola Laur
A alguns minutinhos da Sin Fin, agora a visita é diferente – vamos conhecer uma olivícola, a Laur!
Cercada de oliveiras lotadas de azeitonas, ela já ganhou diversos prêmios de melhor azeite, sendo considerada a melhor olivícola do mundo por 3 anos seguidos! E hoje vamos descobrir se eles são bons mesmo. :)
Nosso guia José, que é brasileiro, nos mostrou todo o processo de fabricação dos azeites, e ainda contou um pouco da história por trás da melhor olivícola do mundo.
Logo depois é hora de experimentar todas as variações desse néctar de azeitonas – e claro que não podia faltar vinho, né?
É realmente um azeite diferenciado, delicioso! Deu vontade de levar um de cada de todos os produtos, que além de azeites também tem vinhos, molhos e conservas.
Tempus Alba
De lá, fomos para a Tempus Alba, onde será o almoço da vez! Essa é outra vinícola super famosa pelo seu almoço harmonizado – nós fomos do menu de 5 passos!
Do lado dos tanques, fica uma escada que leva para o restaurante – que fica em uma varanda com uma vista maravilhosa.
Mal sentamos e o vinho chegou com entradas deliciosas. Todos os vinhos são feitos na própria vinícola, e eles combinam perfeitamente com cada prato!
O ojo de bife estava espetacular, exatamente no ponto que pedimos. Repetindo, no ponto correto – o rugoso. =D
O valor do passeio varia de acordo com a época do ano e mudanças cambiais. Mas, na média, o transfer, visitas com degustação e almoço harmonizado sai entre 100 e 150 dólares por pessoa em grupo ou entre 150 e 200 dólares por pessoa em carro privativo.
E essa foi a última vinícola da viagem, que fechamos com chave de ouro – mas espera que tem mais:
Dia 7) Passeio Alta Montanha
Carro pontual como sempre, e já partimos em direção ao Aconcágua!
Depois de uma horinha, fizemos nossa primeira parada, a represa Potrerillos. Muitas fotos, drone e bora voltar pra estrada!
Agora mais uma horinha no carro – e uma dica: não durma, pois o cenário é espetacular!
Chegamos em Uspallata – primeiro, a linda entrada para a cidade que serve de ponto de apoio entre Mendoza e o Aconcágua. Depois, a cidade em si – aproveite para esticar as pernas e tomar um café, pois ainda estamos no meio do caminho!
Agora se prepare, pois nessa próxima hora até o Aconcagua você vai querer tirar fotos da viagem inteira! É uma região linda demais!
E olha ele aí: hora de explorar um pouco do Parque Provincial Aconcagua! Como estava muito frio, não fizemos o hiking, mas deu pra ver muita coisa, inclusive neve!
E com essa neve fininha, partimos para a próxima parada, a Puente del Inca! Essa é uma ponte natural com 48 metros de comprimento que tinha um hotel – mas ele foi destruído por uma avalanche muitos anos atrás.
Há também várias lojinhas de artesanato por aqui para comprar sua lembrança do Aconcagua, e agora começamos a voltar para Uspallata, onde será o almoço. E acredite: parece uma outra estrada! O caminho de volta parece completamente diferente neste outro ponto de vista.
A guia recomenda dois restaurantes por aqui, um com comida mais regional e caseira, e outro especializado em carnes e churrasco. Nem precisa dizer que optamos pela churrascaria, né? A escolha foi certíssima: no El Rancho pedimos um prato delicioso, olha isso:
E depois de comer muito bem, é só curtir a paisagem da volta! O legal de fazer esse tour com carro privado é que você pode pedir para o motorista parar para tirar algumas fotos – na volta paramos em uma parte linda da estrada e novamente na Represa Potrerillos, que nos rendeu ótimas filmagens!
E aí, gostaram do passeio Alta Montanha? O valor do passeio é de 75 dólares por pessoa em grupo ou 140 dólares por pessoa em carro privativo. Almoço não incluído.
Dica: Suntrip Brasileiros em Mendoza
Um lembrete: o roteiro e todos os transfers que fizemos neste episódio foram feitos pela Suntrip Brasileiros em Mendoza, que são especialistas em passeios por aqui!
Se vier pra Mendoza, não deixe de falar com eles que vale muito a pena – seja para os transfers, passeios ou fazer um roteiro bacana!
E esses foram nossos últimos dias em Mendoza, um dos lugares que melhor comemos (e bebemos) na vida! Curtiu o episódio? Essa foi a segunda parte do nosso roteiro de 7 dias em Mendoza, confira a primeira parte aqui.
Ah, lembrando: se gostou do vídeo, não esquece do like e de se inscrever no nosso canal! Pra críticas, elogios ou sugestões, manda uma mensagem pra gente nas redes sociais, que adoraremos responder!
Onde ficar em Mendoza?
Caso esteja procurando outras opções de hospedagem na região de Mendoza, dá uma olhadinha nas ofertas de hospedagem que achamos por aqui:
Booking.com