O 3em3 está de volta à Argentina, e desta vez vamos explorar um pouco de Mendoza! Fizemos um roteiro de 7 dias com a Brasileiros em Mendoza e hoje vamos mostrar 3 deles! Se prepare, pois agora é hora de comer e beber muito bem nos melhores restaurantes e vinícolas da cidade Vamos lá?
Hola que tal? A gente ama esse país, veja todos os nossos episódios na Argentina clicando aqui!
Nosso super transfer da Suntrip Brasileiros em Mendoza chegou na hora marcada e pegamos a estrada em direção a Lujan de Cuyo. E o destino é:
A Catena Zapata fica a pouco mais de meia hora do centro de Mendoza, e quando você chega por lá já é surpreendido com uma paisagem de tirar o fôlego! Olha a famosa pirâmide aí:
Antes de tudo, um recado: é EXTREMAMENTE difícil conseguir visitar essa vinícola sem reservar, pelo menos, uns 2 meses antes. Ela é MUITO disputada, principalmente pelo fato de que você está na Melhor Vinícola do Mundo em 2023.
Clique aqui e tente agendar sua visita o quanto antes!
A recepção é maravilhosa, e vamos ver então como é a degustação? Primeiro, um bate-papo em uma das cavas, onde o nosso guia Nico nos conta um pouco da família Catena Zapata e como as bodegas surgiram.
Depois fomos até a área das barricas, onde deu até para experimentar um pouco do vinho armazenado. Vale lembrar que essa mini degustação foi um mimo para os presentes, pois era o Dia do Malbec (17 de abril). Normalmente não se toma vinho nesta sala. :)
O Nico vai nos conduzindo pela propriedade, sempre parando em pontos estratégicos para falar um pouco de todo o processo de fabricação do vinho – desde o solo das videiras até seu engarrafamento.
Mas vamos ao que interessa, né? A degustação que nos convidaram foi a Wine & Music, onde experimentamos 4 ótimos vinhos e um espumante.
Nesta experiência nós testamos a teoria de que o paladar muda de acordo com a audição – experimentamos os mesmos vinhos com músicas diferentes ao fundo, e por incrível que pareça, é a mais pura verdade! Era um vinho melhor que o outro, e dependendo da música, ficava melhor ainda!
Além da experiência Wine & Music acima, passamos também pelo restaurante de lá, o Angelica Cocina Maestra. Não foi pra almoçar, e sim para explorar seu subsolo: é aqui que nos mostraram a destilaria da Catena Zapata, onde fizemos um tour secreto vendo a torre por dentro e todo o maquinário dos destilados daqui!
Fomos para uma sala que parece tirada de Game of Thrones. Daniel, o responsável dessa área, nos apresentou a Grappa, o Vermute e o Jerez deles. Pra fechar com chave de ouro, hein?
Sério gente, foi uma experiência fantástica! Não se esqueçam de agendar a sua visita com antecedência! O preço? A experiência Wine & Music saiu (em abril/24) 92000 pesos argentinos por pessoa – algo entre 400 e 500 reais, dependendo da cotação utilizada.
Hoje resolvemos jantar no Azafrán, um dos poucos restaurantes com estrela Michelin de Mendoza.
Ambiente super intimista e com poucas mesas – então vale a regra de reservar a sua o quanto antes.
Depois de conversar com das sommeliers da casa, que falou um pouco dos vinhos da nossa refeição, nos sentamos e começou o jantar harmonizado de 6 passos que escolhemos.
As entradas chegaram e esse macaron salgado foi o destaque, delicioso:
A cada passo, um vinho escolhido a dedo para acompanhar o prato. Essa Homenagem ao Tomate é super famosa e nos surpreendeu demais, olha que delícia:
Vale lembrar que o valor do menu de 6 ou 10 passos é referente somente aos pratos, a harmonização com vinhos é cobrada à parte.
Seguem os preços (de abril/24): esse jantar de 6 tempos que mostramos foi 95000 pesos argentinos por pessoa (entre 400 e 500 reais dependendo da cotação) com o opcional de harmonizar com vinhos por 39000 pesos argentinos (entre 165 e 220 reais). O jantar de 10 tempos sai 130000 pesos argentinos por pessoa (entre 550 e 750 reais) com opcional de vinhos por 55000 pesos argentinos (entre 230 e 300 reais).
Apesar do valor salgado, é uma experiência maravilhosa que vale cada centavo. Lembre-se de agendar seu jantar com antecedência!
Também localizada a aproximadamente 30 minutos do centro de Mendoza, a Terrazas de los Andes é uma das mais tradicionais bodegas da região.
O lugar é maravilhoso, e assim que chegamos fomos recebidos pela Cris, brasileira que é a responsável pela área de turismo do Terrazas e nos mostrou como é a visitação daqui! Ela explicou cada etapa do processo de fabricação dos vinhos daqui, inclusive mostrando de onde vem cada uva utilizada.
Deu pra conhecer um pouco de cada uva, e de repente já estávamos na área das barricas experimentando um pouco deste tesouro tinto direto do barril!
Logo depois, a hora mais esperada! A degustação, que pode ser no salão principal ou, para grupos menores, na cava da família. Degustamos 4 dos melhores vinhos do Terrazas de los Andes, e olha que legal: a cada taça, a Cris nos falava um pouco do tipo e região das uvas utilizadas e os aromas presentes no vinho.
Fica muito mais fácil degustar assim, que experiência deliciosa!
Visitamos a lojinha deles, que tem de tudo, e partimos para o restaurante, onde tivemos um almoço de 6 passos harmonizado com os excelentes vinhos daqui!
Começamos com um chadornnay para as entradas, que estavam ótimas, e junto com os tintos vieram os pratos principais!
Os preços? Em abril/24 o menu de 6 passos saiu 89000 pesos argentinos por pessoa (aprox. entre 400 e 500 reais). Neste valor, os vinhos já estão incluídos.
Hora de conhecer o Centauro! O que esperar de um restaurante que, com menos de 1 ano, já tem menção no guia Michelin?
Antes de sentar na mesa, nos convidaram para ver onde cultivam os cogumelos usados em seus pratos, olha que legal! Já dá pra ver o que está por vir, né?
Fomos do menu de 8 passos, e posso dizer que as expectativas (que eram bem altas) foram alcançadas e até superadas! Cada prato daqui parece uma obra de arte, e é impressionante como conseguem uma harmonização perfeita com cada vinho que os acompanha.
Esse aqui é o prato dos cogumelos, ó:
O legal é que os vinhos aqui saem do óbvio! Experimentamos, por exemplo, um DV Catena Garnacha. que harmonizou perfeitamente com um steak tartare. Olha essa cor!
Se acostume a ter uma surpresa a cada prato que chega, pois eles chamam atenção dos 5 sentidos. Do início ao fim, jantar impecável! Uma das melhores experiências que tivemos em Mendoza!
Vale a regra de reservar uma mesa com antecedência. Os preços? Em abri/24 o menu de 5 passos, já com os vinhos incluídos, sai 70000 pesos argentinos (aprox. entre 300 e 400 reais). Já o menu de 8 passos, que mostramos aqui, saiu 90000 pesos argentinos – aprox. entre 380 e 500 reais.
A vinícola Salentein fica no Valle de Uco, a pouco mais de uma hora de Mendoza. Mas a distância vale, viu? Olha que lugar maravilhoso:
Enquanto você espera pelo tour, pode fazer 3 coisas: conhecer o restaurante, explorar a lojinha ou visitar a fantástica galeria de arte daqui. Então já fica a dica: chegue com pelo menos meia hora de antecedência pra curtir esse lindo mini-museu.
Agora olha o visual de onde faremos a visita guiada:
Nossa guia Madaglena falou um pouco das uvas e todo o processo de fabricação dos vinhos da Salentein, e nos mostrou um pouco das dependências da fábrica.
Olha essa sala que demais, a acústica é perfeita para recitais de música, que acontecem em dias selecionados:
E finalmente chegamos na sala de degustação, onde provamos 3 vinhos tintos da Salentein. Difícil decidir qual o melhor deles, pois são todos deliciosos!
Os preços? Vamos lá: a Experiencia Luxury que mostramos aqui sai 105000 pesos argentinos por pessoa (aprox. entre 450 e 600 reais). Vale agendar antes pelo site!
O La Lucia é um restaurante que fica no centro de Mendoza, pertinho dos outros que mostramos neste post. Possui 3 ambientes distintos: o externo e dois salões internos.
Ele não estava nos planos de mostrar nos episódios, mas a experiência foi tão gostosa, com uma refeição TÃO boa, que resolvemos voltar e gravar tudo!
Existe o menu degustação deles, mas nem precisa pensar muito: vai de Ojo de Bife no ponto que você preferir ( a gente sempre pede o rugoso, que é o ao ponto pra menos).
Já o vinho, são tantas opções que pedimos um help do Nelson, sommelier do La Lucia. E foi a melhor coisa que fizemos! Olha o vinho Malbec premiado que ele nos recomendou!
O bebemos junto com a entrada de linguicinhas argentinas… Delicioso é pouco!
E o aviso de que a carne estava chegando foi com a escolha da faca, que é tão linda quanto essas batatinhas e esse corte de ojo de bife.
Sem dúvida nenhuma, o melhor asado, ou churrasco, que comemos durante a viagem. E sim, gostamos da carne ao ponto pra mal passada, que é o jeito certo de comer essa maravilha. =D
E eu nem falei das batatinhas ainda hein, que são servidas super crocantes com um molhinho pesto em cima. Espetacular, pessoal!
Preço: essa refeição inteira, para duas pessoas (com vinho, entrada, águas e o incrível ojo de bife) saiu 99000 pesos argentinos (entre 420 e 550 reais dependendo da cotação utilizada).
Um último recado: não custa lembrar que todos os transfers que fizemos neste episódio foram feitos pela Suntrip Brasileiros em Mendoza, que são especialistas em passeios aqui na cidade!
Se vier pra cá, não deixe de falar com eles que vale muito a pena – seja para os transfers, passeios ou fazer um roteiro bacana!
E aí, curtiu o episódio? Essa foi só a primeira parte do nosso roteiro de 7 dias em Mendoza, então não se esqueça de se inscreveer no canal para não perder o próximo episódio, ok?
E esses foram nossos primeiro dias em Mendoza, um dos lugares que melhor comemos (e bebemos) na vida!
Ah, lembrando: curtiu o vídeo? Se sim, não esquece do like e de se inscrever no nosso canal para não perder a segunda parte! Pra críticas, elogios ou sugestões, manda uma mensagem pra gente nas redes sociais, que adoraremos responder!
Caso esteja procurando outras opções de hospedagem na região de Mendoza, dá uma olhadinha nas ofertas de hospedagem que achamos por aqui:
Booking.comEstá na hora de falar de novo sobre o Natal Luz na Serra Gaúcha! A…
O 3em3 está na Costa Rica, e hoje vamos mostrar muita natureza e adrenalina por…
O 3em3 está em Los Angeles e hoje vamos dar uma dica super legal de…
O The Broad é um dos museus mais interessantes de Los Angeles, e o melhor:…
O 3em3 está na Costa Rica! Acordamos cedinho em San José e partimos para o…
O 3em3 está em Los Angeles e hoje vamos mostrar diversas formas de curtir Hollywood!…