Em 20 anos, o número de visitantes estrangeiros do Peru aumentou 600%. Fora o trabalho de marketing e da marca Peru, que já é muito bem feito há algum tempo, a organização também impressiona. Lima, em especial se consolida cada dia mais como polo gastronômico da América Latina e, se você passar um fim de semana lá só para experimentar comida, já está tudo valendo a pena. Até porque não chove há 39 anos na cidade, ou seja, seu roteiro por lá é a prova de mau tempo.
Mas não é por ser uma grande metrópole, que Lima refuta o exótico e o inusitado. Na gastronomia peruana, a influência espanhola é extremamente sensível, mas a cultura nativa se sobressai nas cebicherias, os restaurantes especializados em frutos do mar.
Tem como não se apaixonar pelo Peru? Veja todos os nossos vídeos no país clicando aqui.
1) La Mar
No Peru, entre todos os restaurantes que o chef Gastón Acurio assina o cardápio, o La Mar é considerado a melhor cebicheria. Com ambiente descolado, lembrando um bar de tapas, o restaurante só abre para almoço e serve frutos do mar sazonais tão frescos, que o cardápio pode variar de um dia para o outro. A verdade é que, se for sua primeira vez lá, precupar-se com o cardápio é bobagem. Peça sugestões de ceviches para uma experiência única e divertida pra ser compartilhada entre amigos ou casais. Mas não se engane: não é porque você está em uma cebicheria que a comida acaba por aí. Guarde espaço para o polvo grelhado e, pincipalmente, o Diablo, um peixe inteiro de mais de dois quilos.
2) Urban Kitchen
Cozinhar é muito massa! Aliás, deve ser. Eu fico vendo esse pessoal que sabe e invejo mesmo. Mas no Urban Kitchen, a gente finge que cozinha, e o chef Ignacio Barrios finge que acredita. Ele, que também é dono do lugar, revela vários segredos da culinária peruana – desde receitas centenária com ingredientes locais, criadas ainda pelos incas, até a fusão com a comida japonesa. Você pode se juntar a aulas pré-programadas – mais produtivas pra quem realmente quer aprender – ou levar o seu grupo lá para dar boas risadas com o carismático chef. A equipe do Urban Kitchen é especialmente preparada para ir se ajustando aos grupos e a complexidade das tarefas, enquanto oferece drinks e cervejas aos convidados. No final, você realmente acaba acreditando que aquele almoço maravilhoso está pronto por sua causa.
3) Ayahuasca
Em Lima, o melhor bairro para ficar é Miraflores e, para sair a noite, Barranco. Este bairro da boemia é animado até tarde, com seus bares a meia luz. Entre eles, o Ayahuasca se destaca entre quem visita ou mora em Lima. O casarão histórico, apesar de ter ambientes amplos, é um labirinto. A decoração invocada incluiu divãs, sofás e garrafas iluminadas. Nos cômodos internos, o pessoal se diverte experimentando os drinks do cardápio. Lá fora, as pessoas se observam mais atentamente e, conforme a hora vai passando o lounge vais e transformado um boate. É bem estilosão, bom pra conhecer gente, bem especial e fecha uma viagem a Lima de maneira marcante.
[googlemaps https://www.google.com/maps/d/u/0/embed?mid=14vNBiXYz_pzwRiIfEaX2OpqnpuA&w=800&h=480]
E você acha que Lima é só comida? Que nada! Dá uma olhada nos nossos outros vídeos no Peru clicando aqui e também confira essa lista super completa de passeios e tours na cidade. Listamos alguns deles abaixo:
O 3em3 visitou o Peru a convite do Submarino Viagens e da PromPerú, com apoio da Avianca e da Travel Ace.
Texto: Tiago Caramuru
Imagens: Tiago Caramuru / Anderson Spinelli
Edição: Tiago Caramuru / Andreson Spinelli
Onde ficar em Lima
Achamos algumas tarifas em oferta para se hospedar em Lima! Confira abaixo as promoções:
Booking.com