O 3em3 de hoje é nos Lençóis Maranhenses, um paraíso natural localizado a 250 km da capital São Luís. Tivemos a oportunidade de visita-los em uma época em que as lagoas estavam bem cheias, tornando o visual ainda mais deslumbrante. De quebra, ainda pudemos conferir o nascer do sol ali nas dunas e lagoas do Parque Nacional. Foi certamente uma das experiências mais fantásticas que já tivemos na vida!
Para ver uma lista completa de passeios por lá, clique aqui!
Nosso ponto de partida foi Barreirinhas, uma das cidades que possuem acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O transporte até lá é feito em jardineiras 4×4 e o trajeto até as primeiras lagoas leva cerca de 40 minutos. A gente chega lá ainda em um breu completo e aí é só escolher seu lugar preferido e esperar o sol começar a iluminar esse cenário lindíssimo.
Sabe como a gente visitou os Lençóis Maranhenses? Na Rota das Emoções, que passa pelo Ceará, Piauí e Maranhão! Confira aqui e aqui nossos dois episódios sobre essa viagem incrível!
É claro que subimos o drone assim que começou amanhecer e captamos essas imagens que vocês vem a seguir!
Chegar bem cedinho tem suas vantagens: pegamos a areia intocada e as lagoas e dunas completamente desertas! É uma daquelas experiências que você deve ter pelo menos um vez na vida. E se você é brasileiro e ainda não conhece os Lençóis, já tá mais do que na hora de visita-los, certo?
Ainda tomamos um café da manhã com delícias típicas do nordeste no topo de uma das dunas com essa vista mais do que privilegiada. Daí em diante, você pode fazer um dos circuitos que passam pelas lagoas ou então, escolher uma delas e relaxar.
A melhor época do ano para visitar os Lençóis Maranhenses é entre maio e agosto, logo depois do período de chuvas. Assim, as lagoas ficam cheias, como nessas imagens que fizemos por lá. Outras cidades que podem servir de base para ir para o Parque Nacional são Atins e Santo Amaro do Maranhão.
O Parque Nacional ocupa uma área de 155 mil hectares. Só pra se ter uma ideia da grandeza do local, aí vão duas comparações. Daria pra colocar 4 Suíças ou o Estado de SP inteiro dentro do Parque Nacional. É muito grande, né?
O calor de aproximadamente 30ºC e as lagoas com águas cristalinas te convidam pra tomar um banho. A cor da água realmente impressiona e são tantas lagoas, que fatalmente você poderá escolher uma delas e nadar sozinho.
A viagem partindo de São Luiz dura em média de 4 horas, ou seja, não dá pra fazer um bate-volta pra Lençóis. Aliás, como o Parque Nacional é enorme, vale a pena reservar pelo menos 2 ou 3 dias pra curtir tudo com mais calma. Recomendamos fortemente que você pegue o nascer ou o pôr do sol lá dentro do parque.
Existem diversos tours pelo parque dos Lençóis Maranhenses saindo de Barreirinhas, confira todas as opções clicando aqui ou escolha um abaixo para mais informações:
Não esqueça de levar água e protetor solar, uma vez que o parque não tem nenhum tipo de estrutura e não há sombra por lá também. Bom, vale dizer que os Lençóis são um dos nossos destinos preferidos no Brasil, sem dúvida alguma.
Você pode inclusive combinar esse incrível destino com Jericoacoara e Delta do Parnaíba, fazendo a chamada Rota das Emoções, roteiro desenvolvido pelo SEBRAE que já fizemos duas vezes, de tão incrível que é! Você pode conferir o post sobre a Rota acessando este link.
Saimos de lá de alma lavada, fizemos o trajeto de volta e então seguimos para São Luiz do Maranhão. Se você estiver indo em junho ou julho, não deixe de conferir a tradicional festa Bumba Meu Boi. Riquíssima culturalmente, a festa serviu pra fechar nossa viagem com chave de ouro!
Onde ficar nos Lençóis Maranhenses?
Nós ficamos em Barreirinhas, e encontramos algumas ofertas de diárias para se hospedar por lá! Confira:
Booking.com