Fala galera, o 3em3 está de volta com a segunda parte do nosso roteiro de 6 dias pelo Jalapão e pelas Serras Gerais!
Nos 3 últimos dias de viagem, visitamos diversos fervedouros, escalamos dunas e teve até uma das cachoeiras mais cristalinas das nossas vidas.
Agora solta o play e vem conferir com a gente as atrações que você não pode deixar de fora da sua viagem à essa linda região.
Dia 4 – Cânions e Dunas
A trilha até o Cânion Sussuapara é curtinha e em pouco tempo você já está descendo as escadas entre os paredões de 25 metros de altura. Nos paredões úmidos do Sussuapara é possível notar diversas samambaias, musgos e outras espécies de vegetação.
Segundo os nativos, o cânion tem o poder de realizar desejos. Para isso, você precisa pegar uma pedra e colocar nas fendas do cânion.
Saindo de lá, fizemos uma parada no chamado Coração do Jalapão, que tem uma prainha perfeita para dar uma refrescada.
Subimos novamente no 4×4 e seguimos rumo à outro lugar excelente para assistir o pôr do sol: as Dunas do Jalapão.
As dunas ficam localizadas no município de Mateiros, que foi nossa segunda base nessa viagem ao Jalapão e Serras Gerais. Prepare-se para ver enormes dunas de areia, a vegetação do cerrado, além das lindas montanhas ao fundo. É simplesmente espetacular.
Dia 5 – Fervedouros
Depois de vários dias com trilhas bem longas, finalmente chegou a hora de curtir as águas cristalinas dos fervedouros.
Começamos pelo Fervedouro dos Buritis, que é muito famoso por ter o formato de um coração quando visto de cima.
De lá, seguimos para o Fervedouro do Rio Sono, que foi sem dúvida, um dos nossos favoritos desse primeiro dia. Encontramos ele vazio, sem fila de espera, e pudemos ficar mais do que os 20 minutos permitidos para cada grupo.
Almoçamos por ali e seguimos para a Cachoeira do Formiga, outra grata surpresa do nosso roteiro pelo Tocantins. Aproveite a água cristalina para dar uns mergulhos, fazer umas fotos e claro, relaxar curtindo o lindo visual da cachoeira.
O Jalapão é maravilhoso, né? Clique aqui para ver todos os nossos vídeos por lá!
Saindo de lá, demos um pulo no Fervedouro Buritizinho, que conta com a melhor área de espera de todas. O Rio Formiga passa ali e faz a alegria da galera. O Buritizinho é o menor dos fervedouros, mas também é um dos mais fotogênicos. Prepare-se para fotos e vídeos incríveis por lá.
Saindo do Buritizinho, ainda deu tempo de dar uma passada no Fervedouro das Macaúbas, que também fica ali na cidade de Mateiros. O Macaúbas foi um dos fervedouros que vimos a água brotando com mais força. Deu até pra se divertir com a ressurgência.
Então, pegamos a estrada sentido São Félix e pudemos curtir um pôr do sol incrível com direito a ilustre presença de um escorpião.
Chegamos em São Félix e ainda pudemos curtir um dos poucos fervedouros que tem visitação noturna: o Fervedouro do Alecrim. Demais, né?
Dia 6 – Fervedouro Bela Vista e Volta à Palmas
O Fervedouro Bela Vista foi o maior fervedouro que visitamos e é também o que tem melhor infraestrutura entre eles.
Chegamos bem cedo para não pegar muita fila e assim que abriu pudemos desfrutar de 20 minutos na deliciosa água do Bela Vista. A capacidade máxima do fervedouro é de 10 pessoas por vez e assim como todos os passeios, o valor da entrada já está incluso no pacote.
Pegamos a estrada sentido Palmas, mas antes paramos na Catedral do Jalapão para registrar mais umas imagens e nos despedir.
Depois do almoço ainda deu tempo pra se refrescar pela última vez nas águas da Cachoeira do Poço Encantado.
E foi assim que terminou nossa primeira aventura em dois dos destinos mais incríveis do país: Jalapão e Serras Gerais.
E aí, curtiu nossa programação no Tocantins? Recomendamos fortemente o roteiro de 6 dias e 5 noites nessa região fantástica.
Se você ainda não viu o primeiro episódio, não deixe de conferir. Nele, mostramos os 3 primeiros dias dessa viagem sensacional.
Vale a pena fechar pacote com agência?
Definitivamente, SIM! E é bom falar a razão dessa nossa sugestão:
- As atrações são muito afastadas entre si, em estradas de terra pouco sinalizadas. Os guias conhecem a região como se fosse a palma de sua mão, e a chance de se perder é quase nula. E qualquer problema com o carro, eles terão suporte de alguma maneira – as agências se ajudam bastante nesse aspecto!
- Quase não há sinal de celular nos lugares visitados. Então depender de Waze ou Google Maps pode ser bem frustrante caso resolva dirigir por conta própria.
- É difícil conseguir hospedagens. A maioria das pousadas que ficamos – cada noite em uma diferente – eram muito simples e sem divulgação. Tentar conseguir algum lugar para passar a noite pode ser frustrante. Mas olha só, o fato de serem simples não quer dizer que são ruins: todas eram muito confortáveis e limpas.
- A alimentação geralmente está incluída nos pacotes – apesar das bebidas serem pagas à parte. As agências escolhem bem os lugares onde comer, a comida era sempre deliciosa.
- Os guias já estão especializados em fotos e vídeos para os clientes, sabendo os locais mais bonitos para um click e parando em locais estratégicos nas estradas para esse fim.
- Pra mim, o item mais importante: pode ser frustrante visitar os fervedouros sem um suporte de quem conhece a região. Os mais famosos podem ter filas de HORAS para entrar, então os guias costumam falar entre si para passar quais estão mais cheios, quais estão mais tranquilos e fazer um roteiro ideal para ver o maior número das piscinas naturais em menos tempo. Só por essa “consultoria” já valeria contratá-los.
Quem contratar?
Nesses aspectos, não temos o que reclamar da Diego Tour. Foi um serviço impecável desde que nos buscaram em Palmas até a volta e recomendamos essa agência sem pensar duas vezes! E se você tiver a sorte de cair com o guia Kaká (@klaitonpimenta.guiajalapao), melhor ainda!
Onde ficar no Jalapão
Conforme informamos acima, todas as hospedagens desta viagem estavam incluídas no pacote que fechamos com a Diego Tour. Apesar de muito confortáveis e limpas, eram muito simples e, sinceramente, não tivemos muito tempo para fazer imagens delas – chegávamos bem tarde, absolutamente cansados dos passeios, e saíamos cedinho!
Mas enfim, se você resolver fazer a viagem por conta própria (o que não recomendamos), dá pra encontrar algumas opções de pousadas abaixo:
Booking.comSe quiser outras opções de pacotes, dá uma olhada nos links abaixo: