Finalmente o 3em3 chegou em Fernando de Noronha, o destinos mais cobiçado do Brasil. Estivemos lá por 7 dias e fizemos os principais passeios dessa lindíssima ilha pernambucana. Nadamos com diversos tubarões, vimos golfinhos em alto mar, fizemos flutuação na praia que já foi eleita a mais bonita do mundo e muito mais.
Como foram muitos passeios, dividimos tudo em dois episódios e o primeiro é esse que você acompanha logo acima. Então, fica ligado pra conferir tudo o que esse paraíso brasileiro tem a oferecer. Tem até uma sugestão de hospedagem no final do vídeo. E aí, preparados?
Este é só o primeiro episódio do 3em3 neste paraíso, para ver todos os outros clique aqui.
1) Ilha Tour
De cara, já subimos no 4×4 da Atalaia e fomos direto conhecer a Praia do Sancho, eleita por 3 vezes a praia mais bonita do mundo. E de fato, não tem como discordar. A parte inicial da descida até a areia é feita por uma escada bem estreita, construída entre as rochas.
Clique aqui e agende este passeio!
E dali pra frente, escadarias bem mais largas e com corrimão vão te levando até o paraíso. Aproveite pra levar equipamentos de snorkel pra conhecer a vida marinha de Noronha. Dá pra ver arraias e enormes cardumes de sardinhas por lá.
A próxima parada é na Baía dos Porcos, particularmente o meu cantinho preferido em Noronha. Por lá você encontra uma estreita faixa de areia, diversas rochas e águas cristalinas. Tudo isso com a presença do Morro Dois Irmãos bem ali do lado.
De lá, demos uma rápida passada na Praia do Leão, também considerada uma das praias mais bonitas do Brasil e do mundo. E então, seguimos pra Baía do Sueste, que fica bem ao sul da ilha.
Protegida por pedras, o Sueste é uma das melhores praias pra observar a vida marinha de Noronha, já que é um local de alimentação de tartarugas e tubarões. Aliás, por falar em tartarugas, vimos dezenas delas por lá. Vale lembrar que o uso do colete é obrigatório naquela praia.
Atravessamos a ilha e seguimos em direção ao porto, onde nosso drone capturou essa imagem de vários tubarões nadando. Por incrível que pareça, o Porto é o lugar onde mais se vê animais. Vimos arraias, tartarugas e tubarões passeando tranquilamente na área mais rasa da praia, numa região onde ainda dá pé. Foi certamente o ponto mais alto do tour.
E pra finalizar o passeio com chave de ouro, fomos pra Cacimba do Padre assistir nosso primeiro pôr-do-sol na ilha. Ver o astro rei descendo no mar, atrás dos Dois Irmãos, foi uma das coisas mais lindas que já presenciamos e vai ficar pra sempre guardado na nossa memória. Conhecemos um pouco de tudo e ainda terminamos o dia com esse visual de tirar o fôlego. Nada mau, né? Clique aqui e agende o seu passeio!
2) Trilha Histórica
Pouca gente sabe, mas Noronha foi uma ilha-prisão por mais de 200 anos. Além disso, o lindíssimo arquipélago foi alvo de disputa entre portugueses, holandeses e franceses. O passeio começa pela Vila dos Remédios e passa por diversas construções com séculos de existência. As ruínas permanecem por lá, com placas que contam um pouco da história do local. Clique aqui e agende este passeio!
Passamos também pela igreja de Nossa Senhora dos Remédios, construída no século 18 e seguimos para uma curta trilha que leva até Forte também chamado de Nossa Senhora dos Remédios. Lá do topo, se tem uma linda vista 360 graus de Noronha.
A próxima parada é na Praia do Cachorro, conhecida pelo famoso Buraco do Galego. Essa é a primeira praia que se tem acesso pela Vila dos Remédios. Na sequência, vem a Praia do Meio, muito visitada no fim de tarde por conta do Bar do Meio e a Praia da Conceição, com o imponente Morro do Pico ao fundo. Essas 3 são as chamadas praias urbanas de Fernando de Noronha.
Gostou? Clique aqui para agendar o seu passeio!
3) Prancha Sub
O passeio pra prancha sub sai do Porto e, após alguns minutos de navegação, já dá pra ver os golfinhos que vem nos recepcionar logo cedo.
Ouça as instruções, coloque o snorkel e se prepare para um dos passeios mais radicais da ilha. Com pequenos movimentos na prancha, você controla a subida, a descida e possíveis manobras embaixo d’água.
E mesmo num dia nublado, a visibilidade é excelente e dá pra se divertir bastante. O passeio todo dura cerca de 2 horas e conta com uma parada no Buraco do Galego, um dos pontos mais fotografados de Noronha.
Clique aqui para agendar o passeio!
Bônus: Trilha do Piquinho
Apesar de ser aberta ao público, é extremamente importante fazer a Trilha do Piquinho com um guia local, que conhece muito bem o percurso e sabe dos riscos e perigos que a trilha oferece. A subida leva em torno de 40 minutos e vale todo o esforço.
Clique aqui para agendar este passeio!
Há pelo caminho, diversos pontos de onde se pode observar o mar de dentro e o mar de fora. Chegando lá em cima, a vista é incrível e contemplar Noronha toda aos seus pés vale cada gota de suor. Mesmo com diversas nuvens no céu, conseguimos curtir o pôr do sol desse lugar privilegiado, a mais de 200 metros de altura.
Acha que é só isso? Existem vários passeios legais em Fernando de Noronha, clique aqui para ver uma lista completa ou escolha um abaixo para mais informações:
Onde se hospedar em Fernando de Noronha
E pra se hospedar, aí vai nossa dica: a linda e aconchegante Pousada Maravilha. Os bangalôs são bem espaçosos e contam com uma cama super King size, além dessa vista para a incrível Baía do Sueste. Sem falar no ofurô privativo que fica na varanda.
O Restaurante Maravilha conta com um cardápio com delícias da cozinha contemporânea e frutos do mar fresquíssimos. Há ainda o Spa, o lugar perfeito pra relaxar depois de um dia cheio de passeios em Noronha. E ainda nem falamos da piscina de borda infinita e das áreas comuns da pousada. Enfim, a Pousada Maravilha é perfeita pra se ter uma experiência ainda mais exclusiva em Noronha.
Gostou, né? Clique aqui e veja preços e disponibilidade! Caso queira outras opções de hospedagem, confira essas promoções que encontramos:
Bom, esse foi apenas o primeiro episódio do 3em3 nesse paraíso brasileiro chamado Fernando de Noronha. Então, não esqueça de curtir, compartilhar e se inscrever no canal, que em breve sai o segundo episódio da nossa viagem por lá. Um abraço e até o próximo 3em3.