O 3em3 está na Europa e hoje vamos conhecer um pouco da Espanha! Visitamos a região da Galícia e passamos por cidades maravilhosas a caminho de Santiago de Compostela! Agora confira esse fantástico roteiro que fizemos!
A gente entrou na Espanha por Portugal, e logo na estrada já dava pra ver a beleza desse país. Vamos lá?
Fomos 2 vezes para a Espanha e temos vários episódios no país! Clique aqui e veja todos os nossos vídeos de lá!
Dia 1 na Galícia – Vigo, Baiona e Ilhas Cíes
Monte de Santa Trega
A primeira parada na Galícia foi em Vigo, mais especificamente no Monte de Santa Trega. Um sítio arqueológico que mostra onde e como viviam os celtas. Uma viagem ao passado para uma civilização de um século antes de Cristo. =O
Lá, além do sítio arqueológico em si e a réplica de como era uma das habitações dos celtas, tem também o Museu Celta, um ótimo lugar para ver como esse povoado vivia… As áreas que eles dominaram, toda a arte e instrumentos que utilizavam na época e até as moedas que usavam no comércio entre eles.
As famosas runas celtas estão presentes em todo lugar, inclusive nas lojinhas daqui! Garanta seu souvenir, pois é tudo muito bonito! E antes de ir embora, suba até o Mirante de São Francisco pra dar uma olhada na vista que os celtas tinham de “casa”. Demais, né?
Restaurante Paco Durán
O Paco Durán fica em Baiona e é, sem dúvidas, um dos restaurantes com as melhores vistas que já visitei!
É com esse cenário da Galícia que você tomará um ótimo vinho e comerá alguns dos melhores pratos de frutos do mar da vida! Sério pessoal, o polvo com páprica estava de outro mundo, as vieiras estavam perfeitas e todos os outros pratos estavam maravilhosos!
Preços: entradas a partir de 8 euros e pratos a partir de 17 euros. Valem cada centavo!
Islas Cíes
Hora de ir para o Porto de Baiona e pegar um barco para as maravilhosas Ilhas Cies!
Existem 3 empresas que fazem o trajeto de Baiona para as Ilhas Cies, e em todas o valor sai entre 20 e 25 euros dependendo da época do ano. A viagem dura em torno de uma hora e, de repente, você já está vendo as águas cristalinas de lá.
O ideal seria ir de manhã e passar o dia inteiro nas ilhas, aí dá pra explorar bastante o arquipélago! Não fique só na praia: as Ilhas Cíes possuem várias trilhas para conhecer diversas áreas diferentes, uma mais linda que a outra.
Aqui ficam algumas das praias mais bonitas da Europa, e não é pra menos: olha a cor dessa água! Não dá vontade de sentar e ficar horas e horas só olhando o mar? S2
Voltamos para Baiona e a hospedagem da noite foi no Hotel Parador de Baiona – encontre mais informações sobre esse excelente hotel no final deste post!
Dia 2 na Galícia – Pontevedra e Combarro
Pontevedra
Logo de manhã já caímos na estrada e fomos até Pontevedra, uma daquelas cidades ideais pra você explorar sem destino. Tem até alguns mapas espalhados pela cidade mostrando que dá pra fazer tudo andando, olha que legal!
Aproveite pra se perder entre as ruelas da cidade, você vai dar de cara com o estilo de vida local e o ritmo tranquilo da Galícia.
Um dos pontos principais daqui é a Igreja da Virgem Peregrina, parada de muitos peregrinos no Caminho de Santiago.
Combarro
Subimos no ônibus e chegamos agora em Combarro, outra cidade pitoresca da região. Aqui as ruelas são mais estreitas, que misturam as casas com o comércio local.
Tem uma coisa super característica daqui de Combarro, os hórreos. São silos que parecem casinhas de cachorro sobre alguns pilares, utilizados para estocar alimentos e não pegar a umidade do solo. Engenhoso, né?
Taberna Leucoíña
E onde iremos almoçar tem um hórreo do lado, é a Taberna Leucoíña. Olha que lugar maravilhoso!
Desde o pão até as entradas e pratos principais, tudo aqui foi divino! A gente quase não conseguiu andar depois.
Preços: entradas a partir de 6,50 euros e pratos a partir de 22 euros. Bem justo!
Pazo de Rubianes
Mas ainda bem que conseguimos andar mesmo depois de tanta comida, pois logo depois chegamos no Pazo de Rubianes, um lindo jardim botânico lotado das mais variadas plantas, árvores e flores.
Tivemos uma guia que fez um tour pelo parque contando diversas curiosidades, além de um convidado especial que acompanhou a gente a tarde inteira: o labrador dos donos do local! :)
A parte que mais gostamos é meio óbvia né? As perfeitas videiras cheias de uvas que um dia vão virar um ótimo vinho. A vinícola do Pazo de Rubianes faz alguns dos melhores vinhos da Galícia – e nada melhor do que tirar a prova, né? A degustação foi tão boa que até levei algumas garrafas pra casa!
O valor do tour guiado com degustação de vinhos sai 18 euros por pessoa.
O hotel da noite foi o Hotel Gran Talaso Sanxenxo, veja mais informações sobre esse incrível hotel no final deste post!
Dia 3 na Galícia – A Coruña
Assim que acordamos, tomamos o café da manhã e já pegamos a estrada de novo! Hora de conhecer A Coruña, a segunda cidade mais populosa da Galícia!
Farol de Hércules
O Farol de Hércules foi nossa primeira parada em A Coruña. Ele é o cartão postal da cidade, construído no século II pelo Império Romano e com 55 metros de altura.
A entrada custa 3 euros e, em seu subsolo, há um pequeno museu sobre a construção. Logo depois começam seus mais de 240 degraus para chegar até o topo da torre. Relaxe e aproveite: no caminho você já consegue curtir o visual de A Coruña.
E a canseira vale a pena, viu? Dá pra ver toda a costa de A Coruña, é de tirar o fôlego!
Monte de San Pedro
Se você quer mais vista bonita, se liga onde a gente foi logo depois: o Monte de San Pedro! Aqui tem o restaurante com a melhor vista da cidade, e olhando pra frente dá pra ver a Torre de Hércules que acabamos de visitar.
Plaza de Maria Pita
Agora é hora de dar uma volta pelo centro de A Coruña, e uma das coisas que mais gostamos foram os postes diferentões pelas ruas! E toda cidade de língua espanhola possui sua Plaza Mayor, certo?
Bom, aqui ela se chama Plaza de Maria Pita e é nessa praça que fica a prefeitura da cidade – além de ser o ponto inicial de nosso passeio pelo centro.
Aqui é outra cidade ótima pra se perder andando sem rumo. Seu centro comercial possui lojas do mundo inteiro e é ideal pra fazer umas comprinhas.
Restaurante Nado
E quando bateu a fome, fomos até o Nado, um restaurante com uma pegada minimalista que tem um menu bem diferente, focado em peixes e frutos do mar!
Pedimos o menu degustação chamado Arnela, com diversos pratos nada usuais e que sai por 65 euros. Pratos tão bonitos quanto deliciosos, de dar água na boca!
Logo depois seguimos para nosso hotel em Santiago de Compostela. Mais informações sobre ele no final do post!
Dia 4 na Galícia – Santiago de Compostela
Finalmente terminamos nosso Caminho de Santiago pela Galícia e chegamos em Santiago de Compostela! Hora de conhecer um pouquinho deste destino de milhares de peregrinos aqui na Espanha: a Catedral de Santiago de Compostela!
Catedral de Santiago de Compostela
Ela é imponente vista de fora, mas por dentro é ainda mais bonita! O altar é maravilhoso, todo feito em ouro! E ainda dá pra ver onde estão as ossadas de São Tiago (sim, “Santiago” vem de São Tiago rs)
Museu da Catedral e Visita Guiada
A visita ao Museu da Catedral é super interessante, cheia de obras sacras. E você ainda conhece outras dependências da igreja. Mas o melhor vem agora: a visita guiada na catedral é demais!
Além de você aprender sobre toda a história daqui, você vai parar no telhado da Catedral de Santiago de Compostela! O começo do tour é lá em cima, e pelo audio-guia você escuta todas as explicações e curiosidades da construção.
É uma experiência incrível explorar tudo lá cima. Deu pra ver até uma missa lá embaixo! E depois ainda dá pra subir nas torres pra ver os sinos bem de pertinho e ter uma visão panorâmica de Santiago de Compostela!
Dá pra fazer este tour agendando com antecedência! Abaixo você consegue ver a disponibilidade:
Centro
Andar pelas ruinhas de Santiago é uma experiência a parte, é muita história no mesmo lugar! Mas o principal fica pra barriga: é uma perdição as comidinhas que você acha por aqui! Muitas tapas, jamón ibérico e outras especialidades locais. Experimente tudo, principalmente a torta de Santiago, feita com amêndoas.
A Tafona
O almoço foi em um restaurante magnífico que, na falta de uma, tem DUAS estrelas Michelin. Que surpresa maravilhosa foi conhecer A Tafona, que fica no hotel Tafona do Peregrino.
O ambiente do A Tafona é super intimista, perfeito para pedir o menu degustação Sosiego de 10 pratos (98 euros), além de ótimos vinhos locais. A própria chef Lucia Freitas nos recebeu e preparou alguns pratos que são dignos de museu: cada prato é uma obra de arte com sua particularidade.
E as sobremesas… Só o La Vie en Rose por si só já valeria a visita. Que refeição perfeita!
Cidade da Cultura
E a Cidade da Cultura foi nosso último destino de Santiago e da Espanha nesta viagem. Esse centro cultural é um complexo de prédios com museus, auditórios e mostras que daria para ficar explorando o dia inteiro. Vale a visita – pena que tivemos pouco tempo!
Onde ficar em Santiago de Compostela e na Galícia?
Ficamos em 3 hotéis durante nossa viagem pela Galícia a caminho de Santiago de Compostela! Um em Baiona, outro em Sanxenxo e um na própria Santiago de Compostela! Olha aí um pouquinho de cada um:
Onde ficar em Santiago de Compostela: Hotel Monumento San Francisco
A hospedagem em Santiago de Compostela não poderia ser melhor: ficamos no Hotel Monumento San Francisco, que fica em um prédio que costumava ser um monastério! E o melhor: fica a menos de 5 minutos da Catedral de Santiago!
Apesar de simples, o quarto é super confortável e da minha janela dava até pra ver a pontinha da Catedral! :)
O café da manhã era delicioso, absurdamente completo, e o restaurante fica onde era o antigo refeitório do monastério. Bonito demais!
Para mais informações sobre disponibilidade e tarifas, dá uma olhada nessa página.
Se quiser outras opções de hospedagem em Santiago de Compostela, dá uma olhada aqui, ou veja as ofertas que achamos abaixo:
Booking.comOnde ficar em Baiona: Hotel Parador de Baiona
Que acha de dormir, literalmente, em uma fortaleza? Em Baiona passamos a noite no Hotel Parador de Baiona.
O quarto era muito grande e tinha uma vista sensacional! Que beleza, né?
Para informações de tarifas e disponibilidade, clique aqui.
Se quiser outras opções de hospedagem em Baiona, dá uma olhada aqui, ou veja as ofertas que achamos abaixo:
Booking.comOnde ficar em Sanxenxo: Hotel Gran Talaso Sanxenxo
Só passamos a noite em Sanxenxo, mas foi o suficiente para adorar o Gran Talaso Hotel Sanxenxo! O quarto era muito gostoso de ficar, e dá uma olhada na vista de lá!
Tomamos um ótimo café da manhã olhando pro mar, que já valeu a estadia!
Para mais informações de tarifas e disponibilidade, clique aqui!
Se quiser outras opções de hospedagem em Sanxenxo, dá uma olhada aqui, ou veja as ofertas que achamos abaixo:
Booking.comE aí, o que acharam da Galícia? Se curtiu o vídeo, não esquece do like e de se inscrever no nosso canal! Críticas, elogios ou sugestões: manda uma mensagem pra gente nas nossas redes sociais, vamos adorar responder!
Obrigado e até o próximo 3em3! :)
O que fazer mais na Galícia?
Pensa que é só isso? A Galícia possui diversas outras opções de passeios super legais! Como esse passeio pra Finisterra, Noia e Muros e muito mais! Dá uma olhada nos passeios dos links abaixo: