O 3em3 chegou no Peru, e hoje o episódio é em Cusco! Vamos mostrar alguns passeios imperdíveis para fazer por aqui: Cusco tem muita história, vem ver como é conhecer a capital dos Incas!
Vamos lá? Solta o play:
1) Centro de Cusco – Plaza de Armas
Não tem como ser outro lugar: a gente vai começar pelo centro da cidade! É ao redor da Plaza de Armas, ou Praça Central, que ficam as principais atrações, lojas e restaurantes da cidade!
A gente vai mostrar dois lugares que você deveria colocar no seu roteiro, e o primeiro é o Museo Inka.
Museo Inka
O Museu Inca fica a apenas uma quadra da Plaza de Armas, e conta um pouco da história inca e pré-inca do Peru!
E já anota essa dica: sempre tem algum guia disponível para acompanhar você. Eles trabalham por gorjeta – você paga o quanto quiser e vale muito a pena!
Aprender sobre este povo é muito enriquecedor – a história Inca é incrível! E se nã te convenci até agora, sim – dá pra ver uma múmia!
O ingresso custa 20 soles e não há venda online. E pagamento só em dinheiro vivo – assim como faziam os incas… =D
Mercado San Pedro
Se você andar mais algumas quadras, vai chegar na nossa segunda dica: o Mercado San Pedro!
Essa é uma parada obrigatória em Cusco, pois é aqui que você vai encontrar muito da cultura peruana. Doces, temperos e várias comidinhas para experimentar e comprar!
Foi aqui que encontramos as lembrancinhas mais baratas dessa viagem pelo Peru – e o acabamento as vezes é até melhor que o de outras lojas mais caras!
Ah, aqui também é um ótimo lugar para cuidar do soroche, o mal da altitude! Dá pra comprar a água florida e vários tipos de balinhas de coca.
Na parte central ficam as barracas de comida, todas separadas por áreas como “sucos” ou “doces”. Vai sem medo e coma por aqui! Achamos uma ótima empanada com o café com leite típico peruano – eles te dão o leite quente e você que coloca a essência de café a gosto!
Sabia que temos vários episódios no Peru? Confira todos clicando aqui.
2) Passeio Valle Sagrado VIP
A van da Yacana Viagens chegou pontualmente no horário e começamos a nossa maratona de destinos pelo Valle Sagrado!
A primeira parada é na Comunidade de Mujeres Andinas, onde fomos recebidos por lhamas – as primeiras da viagem – e tomamos um pouco de chá de coca pra aguentar a altitude! Aqui, as mulheres andinas nos contam tudo sobre como são feitos os tecidos peruanos – desde a lavagem das tosas com raízes naturais até a sua fiação… É uma arte.
Elas falam também dos corantes naturais que encontram na natureza, sejam em plantas ou animais. E logo depois da apresentação, visitamos a lojinha com as peças que elas fazem por lá.
Mais um pouco de estrada e a gente chega na segunda parada do dia – e esse lugar é espetacular, as Salineras de Maras!
É aqui que é fabricado o sal de maras, famoso pela sua alta qualidade! Essas salinas existem desde a época pré-inca, do ano 1000 antes de cristo, e até hoje elas são passadas de pai pra filho – cada família possui entre 5 e 10 das mais de 3 mil piscinas de sal que existem por aqui!
E depois da visita, podemos degusta-lo! São diversos produtos feitos com o sal daqui, desde temperos, snacks ate chocolates!
Pegamos a estrada mais um pouqunho e logo chegamos em um laboratório Inca: Moray!
Eu explico: esse sítio arqueológico era usado como laboratório pra fazer testes de agricultura! Cada círculo era um microclima diferente, então eles estudavam a diferença das plantas entre um nível e outro.
Diz aí, eles eram geniais, né?
Bom, saco vazio não para em pé, então hora de almoçar – o almoço do dia, já incluído no passeio, foi em um restaurante bem gostoso no estilo buffet. Dá pra comer tudo á vontade, você só paga pelas bebidas.
Mas ó, por mais que tudo seja muito bom, não exagere – pois a próxima parada é intensa!
Pois é, chagamos em Ollantaytambo, outro sítio arqueológico Inca, e dessa vez vamos subir as escadarias até o topo, onde fica o Templo de Sol!
Parece super fácil, mas a altitude é cruel! Durante a subida fazemos algumas paradas para ouvir curiosidades do lugar, como as construções nas montanhas que serviram de depósito de alimentos. E haja água florida pra aguentar! rs
Chegando lá em cima dá pra curtir a vista do alto, mas descemos rápido pra curtir um pouco o lugar. Achamos até umas lhamas – pena que ela não foi muito com a minha cara… =D
Deu tempo de explorar um pouco as lojinhas e ainda tomar um café no Incabucks.
Lá do lado fica a nossa próxima parada, Pisaq! Essa é outra ruína inca com vistas incríveis.
E pra fechar o passeio, aprendemos um pouco sobre as pedras e os metais peruanos, que usam na fabricação de joias. Demais, né?
O passeio dura uma média de 12 horas, saindo entre 6 e 7 da manhã e voltando entre as 6 e 7 da tarde. Em 17/12/2024, está custando R$ 328 por pessoa com a Yacana Viagens!
PS: ah, vale dizer que o ingresso para as atrações não está incluído no valor do passeio! Para entrar em Maras sai 20 soles, para entrar nos outros, o ingresso custa 70 soles.
3) Laguna Humantay
O passeio sai bem cedinho – 4:30 e já estávamos na van da Yacana Viagens pra pegar a estrada e tomar um café da manhã reforçado pra aguentar o dia!
O café nos acorda pra ir explorar a Laguna Humantay!
Depois que a gente chega no estacionamento do parque, começa a caminhada até a base da montanha que vamos subir. Essa parte é feita a pé, com paisagens deslumbrantes que compartilhamos com os amigos brasileiros do grupo!
E quando chegamos na área dos cavalos, o grupo se divide. Você pode subir a montanha a pé ou a cavalo , com o custo de 80 soles.
Sendo bem sincero, recomendo que você vá de cavalo, pois a altitude deixa a subida muito difícil e você fica mais tempo lá em cima curtindo a Laguna.
Localizada a 4200 m de altitude, esse lago de água verde esmeralda é uma das atrações mais lindas do Peru, ainda mais com esse glaciar incrível do lado!
Você vai ter entre 40 minutos e 1 hora para curtir o espaço e fazer suas fotos e vídeos. E acredite: o tempo passa voando e, de repente, já começamos a voltar.
O almoço (já incluído) é no mesmo restaurante do café da manhã, e então voltamos pra Cusco.
O passeio também dura uma média de 12 horas, saindo entre 4 e 5 da manhã e voltando entre as 4 e 5 da tarde. Em 17/12/2024, está custando R$ 312 por pessoa com a Yacana Viagens!
PS: ah, vale dizer que o ingresso para a Laguna não está incluído no valor do passeio! Para entrar lá custa 20 soles, para entrar nos outros, o ingresso custa 70 soles.
Onde ficar em Cusco: Inkaterra La Casona
Localizado a duas quadras da Plaza de Armas, o Inkaterra La Casona foi o hotel fantástico que ficamos durante a gravação deste episódio!
Esse hotel boutique possui somente 11 quartos, com um ambiente caseiro e intimista.
O quarto é delicioso, super amplo e com tudo que a gente precisa pra descansar depois dos passeios! O destaque fica pra banheira, toda imponente no meio do banheiro – tem jeito melhor de relaxar?
Tem também água à vontade, roupão, secador de cabelo, cofre e até lareira – que se quiser acender é só chamar a recepção. Vale lembrar que aqui também tem um spa com vários serviços disponíveis, e ainda nem falei da melhor parte: o café da manhã!
Além do buffet de frutas, os pratos quentes são todos a la carte. É um melhor que o outro, dá vontade de pedir tudo! O destaque do desayuno é com certeza o prato de ovos beneditinos, que a gente pediu todo dia e sinto falta até hoje! rs
Que experiência, viu? Definitivamente um dos melhores e mais gostosos hotéis que já fiquei! Para mais informações, tarifas e disponibilidade, clique aqui!
E aí, curtiu Cusco? Se gostou do vídeo, não esquece do like e de se inscrever no nosso canal pois ainda teremos mais conteúdo sobre o Peru, hein? Ah, e se gostou do conteúdo, você pode me pagar um café também! ;)
Críticas, elogios ou sugestões: manda uma mensagem pra gente nas redes sociais, que adoraremos responder! ;)