Costa Rica – Vulcões, praias e muito café com Pura Vida

O 3em3 chegou na Costa Rica, e hoje vamos mostrar muita natureza neste país que ainda é pouco explorado por brasileiros!

Tem vulcão, praias paradisíacas e muito café neste nosso primeiro episódio. Vem com a gente conhecer este lugar que é Pura Vida:

Hola! Sabia que temos vários episódios no Caribe? Confira todos clicando aqui!

1) Alajuela

Apesar de montarmos base em San José, nosso primeiro dia vai ser inteiro na região de Alajuela. A mais ou menos uma hora do nosso hotel, a gente começa a subir a montanha para nossa primeira parada.

Bora subir!

Vulcão / Vulcãn Poás

Pois é, chegamos em um vulcão ativo! Antes de tudo, nos dão equipamentos de segurança, nos explicam todos procedimentos de emergência se houver uma erupção e depois a trilha começa!

A caminhada é bem curtinha, menos de 10 minutos, e olha que legal: no caminho achamos essa planta que é chamada por aqui de guarda-chuva de pobre! =D

Cada grupo pode ficar na área da cratera durante 20 minutos, para não ficar muito lotado – afinal, todo mundo precisa caber nas casinhas espalhadas pelo local se o vulcão começar a expelir algo.

Chegamos e estava tudo branco! :(

A natureza não ajudou e quando chegamos nossa visão estava totalmente bloqueada com a fumaça do vulcão. Mas no final acabou abrindo um pouquinho e deu pra ver parte da área ativa. É bonito demais!

Chegamos no vulcão e estava BEM encoberto :(
No final até que deu pra ver um pouquinho…

A entrada custa 15 dólares e pode ser agendada aqui. Há opções de tour com Hacienda Doka aqui e com hacienda Alsacia aqui.

Agora é voltar pro carro e nos preparar para tomar muito café:

Hacienda Alsacia e Hacienda Doka

A Hacienda Alsacia é uma das haciendas de café mais famosas da Costa Rica e oferecem tours guiados para conhecer tudo.

O lugar é lindo, e mesmo que você não queira fazer o tour, há um restaurante para você tomar o seu cafezinho e loja se quiser levar uns pacotes pra casa.

A vista do restaurante da Hacienda Alsacia

Mas a gente resolveu fazer o tour em outra hacienda: é na Hacienda Doka que vamos explorar o mundo do café costa-riquenho. E a fazenda é gigante! O tour começou com uma pequena degustação e ouvimos diversas curiosidades sobre a plantação e os tipos de café que existem por aqui.

A Hacienda Doka vista de cima

O café da Costa Rica é considerado um dos melhores do mundo – ele representa quase metade das exportações do país e nesta fazenda todos os frutos ainda são colhidos um a um, manualmente, e transportados pelas carretas coloridas típicas.

Nos explicaram como é a separação dos melhores frutos, e todo o processo de secagem e torra. Os grãos de café ficam branquinhos! Eles são tão importantes para a história e economia do país que estava até em uma das notas de Colones, a moeda local.

O tour explica tudo sobre o café da Costa Rica!
O café é tão importante que está até no dinheiro!

Os blends, ou misturas, foram explicados e depois, na lojinha, veio a parte mais gostosa: a degustação! E não tem só de café hein, tem de chocolates também!

Degustação: sempre a melhor parte! =D

A experiência sai 28 dólares por pessoa, ou 42 dólares com almoço incluído (bem simples, mas gostoso). Há opções de tour de Hacienda Doka com Vulcán Poás aqui ou tour com Hacienda Doka e Sarchí aqui.

A arte de Sarchí

É aqui na região de Sarchí que vamos aprender um pouco da arte que está espalhada pela Costa Rica inteira: a pintura característica das carretas de transporte deles!

Visitamos a casa de um dos principais artistas dessa pintura típica, o don William Valverde, para ver seu ateliê e ter uma aulinha – o objetivo éeradeixar o disco o mais parecido possível com um de demonstração.

Vamos aprender um pouco dessa arte incrível de Sarchí!
Essa arte é toda pintada à mão e é maravilhosa!

Nas primeiras pinceladas já vi que esse não é o meu negócio, ainda mais comparando com meus amigos jornalistas.

Definitivamente, não tenho o dom da pintura…

Durante a pintura, o próprio don William fazia a trilha sonora típica – além de nos dar várias dicas. Mesmo assim eu sou um desastre… O dog até ficou assustado! =D

O acabamento é a parte mais difícil, e deu uma leve depressão quando vi o meu do lado dos outros! O do Marcos (nosso amigo da Redescobrindo Ideias e organizador da viagem com a Visit Costa Rica) acabou sendo escolhido o melhor, e eu levei o premio de consolação – mas tudo acabou numa festa bem divertida! :)

O meu (o segundo de baixo pra cima) só poderia ganhar o prêmio de consolação mesmo…
O Marcos, com todos seus contatos, mexeu os pauzinhos e garantiu o primeiro lugar.

Quer tour? Existem opções de tour com Hacienda Doka e Sarchí e com Hacienda Alsacia com Vulcão Poás. Vulcán Poás com Hacienda Doka aqui. :)

2) Quepos / Manuel Antonio

No dia seguinte, acordamos cedinho e partimos para o aeroporto Tobías Bolaños para embarcar no nosso voo privativo para um outro destino aqui da Costa Rica. Ganhamos um voo panorâmico por San José e seguimos em direção ao litoral – como co-piloto, eu pude até pilotar o avião um pouquinho!

E aí, teria coragem de voar neste avião? E sabendo que eu pilotaria um pouco? =D
Capitão Carlos e sua tripulação, comigo de co-piloto!
Fizemos um voo panorâmico em San José

A Costa Rica é linda vista de cima, pessoal! O voo de 40 minutos até Quepos passou rapidinho. E a alguns quilômetros do aeroporto, fica nossa primeira parada.

Parque Nacional Manuel Antonio

O Parque Nacional Manuel Antonio tenta preservar o máximo da flora e fauna daqui, tanto que é proibido entrar com garrafas descartáveis e qualquer tipo de comida.

Existe a opção de tours guiados, mas dá pra chegar em algumas das praias bem rapidinho por conta própria – a entrada sai 16 dólares e deve ser comprada com antecedência aqui.

Depois de andar um pouquinho já chegamos em uma das praias.
E a vontade de ficar por aqui mesmo, hein?

A vontade de ficar na primeira praia mesmo era imensa, mas resolvemos pegar uma das trilhas para ver o parque de cima, que é lindo! E você ainda vai encontrar muitos amiguinhos pelo caminho: vimos macacos, cervos e iguanas.

A vista de um dos mirantes na trilha que pegamos em Manuel Antonio.
Outro mirante…
Enfim… Valeu a pena fazer a trilha, né?

Ao chegar na praia de Manuel Antonio, que dá o nome ao parque, eu não sabia se gravava imagens ou se ia direto pra água – acabei gravando um pouquinho no paraíso e não resisti, me rendi ao calor indo pro mar!

Catamarã Iguana Tours

É na Marina Pez Vela que pegamos o catamarã da Iguana Tours – o que será que ele nos reserva, hein?

O passeio nos leva a diversos pontos de Manuel Antonio, com frutas e bebidas não alcoólicas à vontade. Já as alcoólicas, temos direito a seis, que vão sendo marcadas na pulseira.

Drinks em alto-mar!

Durante a navegação, passamos por paisagens fantásticas da costa da Costa Rica (entenderam o trocadilho?) e no final há um ponto pra fazermos snorkel e caiaque.

O catamarã para em um local estratégico!

Algumas instrucoes de seguranca e todo mundo pra água nesse paraíso aqui… E depois ainda tem churrasco, hein!?

O passeio de catamarã sai a partir de 85 dólares por pessoa e pode ser agendado aqui.

Passeio de barco no Parque Marino Ballena

No dia seguinte, fomos até o Bahía Aventuras para tentar ver golfinhos. Será que a gente consegue?

O passeio vai ser no parque Marino Ballena, que fica em Uvita. Depois de uma caminhada rápida, chegamos até a praia. E que lugar lindo!

Praia do Parque Marino Ballena, linda demais!

Já no nosso barco, partimos para ver as belezas naturais desse litoral. Essa região tem cenários dignos de filme, e os guias vão nos contanto várias curiosidades daqui.

Vamos navegar pela Costa da Costa Rica? =D
O barco é bem espaçoso!

Teve até uma pedra furada (que não deu pra passar no meio):

A gente pediu, mas não passaram no meio dela =D

E com os pelicanos, os golfinhos resolveram dar as caras! É bem normal avistar golfinhos nessa região, e dependendo da época, algumas baleias tambem!

Que lugar, hein?

Depois de tudo isso, fizemos um lanchinho relaxando do lado da ilha onde os pássaros da região se reproduzem e colocam seus ovos. Nada mal, né?

O passeio sai entre 78 e 90 dólares por pessoa, dependendo da época do ano, e pode ser agendado aqui. Há outras opções de passeios de observação de golfinhos e baleias nesse link aqui.

3) Hotel Parador Resort & Spa

Durante nossos dias em Quepos / Manuel Antonio ficamos no excelente Parador Resort & Spa, e foi uma escolha certeira! O resort tem várias piscinas e é cheio de atividades – que infelizmente não pegamos pois saíamos muito cedo e voltávamos tarde. :(

Que hotel! Parador Resort & Spa
Essa piscina aqui é só pra adultos! \o/

E aqui você também vai encontrar muitos amigos símios – vários macaquinhos estão sempre perambulando pelo hotel!

O quarto é gigante – cama king size, lavabo com banheira e ainda uma jacuzzi no terraço, além de uma antessala com TV e frigobar.

O quarto é imenso!
Essa aqui? A vista do meu quarto!
E essa jacuzzi na varanda, hein?

Para mais informações, reserva e disponibilidade do Parador, confira aqui.

O Parador se destaca pela gastronomia – café da manhã delicioso, muito completo, com inclusive o famoso Gallo Pinto, o arroz com feijão costa-riquenho que se come de manhã.

O restaurante La Galería possui um menu espetacular, com opções pra todos os gostos – olha esses pratos!

Salada de carpaccio de salmão com abacate e manjericão
Comi um polvo absolutamente espetacular! Ponto perfeito!

Mas a melhor experiência gastronômica do Parador precisa ser reservada com antecedência – é o Bocado de Reyes en 5 Sentidos, onde o chef Rodrigo Salazar nos leva a uma viagem onde vemos projeções, sentimos aromas e ouvimos músicas perfeitamente harmonizadas com seus pratos e vinhos deliciosos.

A cada passo do menu, um ambiente, um prato e uma história da vida do chef.

Cada prato que chega é uma surpresa, cada um com um tema diferente e uma história da vida do chef. Por exemplo, tivemos um malbec argentino com projeção de fogo na mesa para comer uma carne defumada fantástica. Demais, né?

Cada prato é uma surpresa!
Melhor prato da noite! Tartar de atum com crisps para comer com a mão (tato).
A sobremesa? Fora deste mundo!

Vale lembrar que essa é uma experiência paga à parte e deve ser reservada com antecedência no hotel, ok? O jantar harmonizado sai 175 dólares por pessoa.

Para mais informações sobre o hotel, reservas e disponibilidade do Parador, clique aqui.

Nosso grupo com o chef Rodrigo Salazar. Fantástico!

O que fazer em San José

Vai ficar em San José? A cidade possui vários outros passeios e tours! Clique aqui ou aqui também para ver uma super lista de passeios disponíveis, ou dá uma olhadinha em alguns deles abaixo:

Powered by GetYourGuide

Onde ficar em San José?

Caso esteja procurando opções de hospedagem em San José, dá uma olhadinha nas ofertas de hospedagem que achamos por aqui:

Booking.com

O que fazer em Quepos

Se for ficar em Quepos / Manuel Antonio, achamos diversos outros passeios e tour para vocês, olha só:

Powered by GetYourGuide

Onde ficar em Quepos / Manuel Antonio?

Caso esteja procurando outras opções de hospedagem em Quepos e Manuel Antonio, dá uma olhadinha nas ofertas de hospedagem que achamos por aqui:

Booking.com

Não está se esquecendo de nada?

Vamos lá, o 3em3 vai te ajudar a não se esquecer de NADA, para fazer da sua viagem uma experiência inesquecível! Dá uma olhadinha nos seguintes itens:

• SEGURO

Seja prevenido: se for viajar, principalmente para o exterior, tenha um seguro-viagem! Nem todos os países do mundo possuem atendimento médico gratuito como o SUS no Brasil, e as contas de prontos-socorros, clínicas e hospitais costumam ser bem salgadas.

Então olha só que legal: entre no Seguros Promo e utilize o código 3EM315 para conseguir 15% de desconto em seu seguro-viagem! É super fácil pedir a cotação, é só colocar o destino, período da viagem e PRONTO! Você recebe rapidinho várias opções de seguros, para todos os bolsos!

Mas ó, não estamos falando só de acidentes e doenças, viu? Cancelamentos de voos, extravio de bagagem e vários outros perrengues podem ser compensados pela seguradora dependendo do plano escolhido, então escolha o seu com sabedoria! ;)

Dá uma olhada:

• PASSAGEM

Como você vai CHEGAR em seu destino? Seja qual for a cidade, é imprescindível que se faça uma boa pesquisa de preços de passagens aéreas: a diferença de uma companhia aérea pra outra ou até mesmo o mês da viagem pode ser gritante!

Clique aqui para ver diversas promoções de passagens para qualquer que seja o seu destino. O Passagens Promo é incrível para achar os melhores preços.

• INTERNET

Fala a verdade: por mais paradisíaco que seja o seu destino, não dá pra ficar offline o tempo inteiro, né? Seja para se localizar em um mapa, usar o GPS no carro, postar aquela foto fantástica nas redes sociais ou ver as notícias do dia, não dá mais pra viajar sem um smartphone conectado.

E o que acha de já ter internet no celular assim que o avião pousa no destino? Interessante, hein? Essa é a proposta de duas empresas que temos parceria: a Americachip e o OMeuChip: eles te entregam um chip ainda no Brasil, já habilitado nas operadoras internacionais, que você vai colocar no seu celular durante o voo. Chegou no país, PÁ: 4G na palma da sua mão! Faça a cotação das duas abaixo e veja qual vale mais a pena para você: sai mais barato do que pegar um plano pré-pago localmente!

Uma opção é o omeuchip.com, e com o código de desconto 3EM3 você ganha 15% de desconto quando for fechar! Se você acessar o site por este link aqui o código já aparece no carrinho! :)

Tem também o americachip.com! Utilize nosso link para ganhar um desconto no pedido. Fácil, né? Mas precisa usar este link aqui, ok?

• CARRO

Ah, eu sabia! Você já estava se esquecendo de alugar o carro, né? Olha que legal o conceito da Rentcars: você coloca a cidade onde quer alugar seu carro, o período, e ele faz a cotação em DEZENAS de empresas para buscar o melhor preço. Aí você escolhe se quer um compacto, de luxo, esportivo ou família. Muito fácil!

Clique aqui para conferir os preços ou já coloque os dados da viagem no banner abaixo para já fazer a procura diretamente! Sério, já testamos pelo Rentcars e sempre volta preços melhores do que se você fechasse diretamente com a locadora. É demais!


E é isso, esperamos que você faça uma ótima viagem e vamos querer saber como foi! Comenta aí embaixo ou procure pela gente no Facebook, Twitter ou Instagram: a gente adora receber o feedback dos espectadores! :)

Sidney Michaluate

Sidney – o Sido – é um nerd formado em Engenharia e Marketing. Trabalhou durante mais de 10 anos com logística até descobrir que transportar a si mesmo pelo mundo é muito mais gratificante – principalmente pela oportunidade de inspirar pessoas a fazer o mesmo. Ex-viciado em promoções de “melhor frase”, cinéfilo e provavelmente fã das mesmas séries que você.

Matérias Recentes

Catena Zapata – Como é visitar a vinícola em Mendoza

Nosso super transfer da Suntrip Brasileiros em Mendoza chegou na hora marcada e pegamos a…

5 dias atrás

Florida – Um país inteiro dentro de um Estado

A Florida é, provavelmente, o estado americano mais visitado por brasileiros. É a porta de…

6 dias atrás

Los Angeles (EUA) – Downtown LA, a Los Angeles além de Hollywood

O 3em3 está de volta a Los Angeles, e hoje é dia de sair do…

1 mês atrás

Mendoza (Argentina) – Roteiro de 7 dias parte 2 – Valle de Uco, Luján de Cuyo, Maipu e Alta Montanha

https://www.youtube.com/watch?v=Yam37IQgXMM O 3em3 está na Argentina e agora vamos mostrar a segunda parte do nosso…

2 meses atrás

Foz do Iguaçu (Paraná) – As 3 mais novas atrações de Foz do Iguaçu

https://youtu.be/NWVXfRUreQA O 3em3 está de volta a Foz do Iguaçu pra te mostrar 3 atrações…

3 meses atrás

Mendoza (Argentina) – Roteiro de 7 dias parte 1 – As melhores vinícolas e restaurantes

https://www.youtube.com/watch?v=DXGAugQdqFE O 3em3 está de volta à Argentina, e desta vez vamos explorar um pouco…

3 meses atrás