Hoje vamos mostrar um pouco de como é o passeio Valle Sagrado VIP que fizemos com a Yacana Viagens! Vamos lá?
Antes de tudo, dá uma olhadinho no nosso episódio de lá:
A van da Yacana Viagens chegou pontualmente no horário e começamos a nossa maratona de destinos pelo Valle Sagrado!
A primeira parada do Valle Sagrado VIP é na Comunidade de Mujeres Andinas, onde fomos recebidos por lhamas – as primeiras da viagem – e tomamos um pouco de chá de coca pra aguentar a altitude! Aqui, as mulheres andinas nos contam tudo sobre como são feitos os tecidos peruanos – desde a lavagem das tosas com raízes naturais até a sua fiação… É uma arte.
Elas falam também dos corantes naturais que encontram na natureza, sejam em plantas ou animais. E logo depois da apresentação, visitamos a lojinha com as peças que elas fazem por lá.
Mais um pouco de estrada e a gente chega na segunda parada do dia – e esse lugar é espetacular, as Salineras de Maras!
É aqui que é fabricado o sal de maras, famoso pela sua alta qualidade! Essas salinas existem desde a época pré-inca, do ano 1000 antes de cristo, e até hoje elas são passadas de pai pra filho – cada família possui entre 5 e 10 das mais de 3 mil piscinas de sal que existem por aqui!
E depois da visita, podemos degusta-lo! São diversos produtos feitos com o sal daqui, desde temperos, snacks ate chocolates!
Pegamos a estrada mais um pouqunho e a próxima parada do Salle Sagrado VIP é em um laboratório Inca: Moray!
Eu explico: esse sítio arqueológico era usado como laboratório pra fazer testes de agricultura! Cada círculo era um microclima diferente, então eles estudavam a diferença das plantas entre um nível e outro.
Diz aí, eles eram geniais, né?
Bom, saco vazio não para em pé, então hora de almoçar – o almoço do dia, já incluído no passeio, foi em um restaurante bem gostoso no estilo buffet. Dá pra comer tudo á vontade, você só paga pelas bebidas.
Mas ó, por mais que tudo seja muito bom, não exagere – pois a próxima parada é intensa!
Pois é, chagamos em Ollantaytambo, outro sítio arqueológico Inca, e dessa vez vamos subir as escadarias até o topo, onde fica o Templo de Sol!
Parece super fácil, mas a altitude é cruel! Durante a subida fazemos algumas paradas para ouvir curiosidades do lugar, como as construções nas montanhas que serviram de depósito de alimentos. E haja água florida pra aguentar! rs
Chegando lá em cima dá pra curtir a vista do alto, mas descemos rápido pra curtir um pouco o lugar. Achamos até umas lhamas – pena que ela não foi muito com a minha cara… =D
Deu tempo de explorar um pouco as lojinhas e ainda tomar um café no Incabucks.
Lá do lado fica a nossa próxima parada do Valle Sagrado VIP, Pisaq! Essa é outra ruína inca com vistas incríveis.
E pra fechar o passeio, aprendemos um pouco sobre as pedras e os metais peruanos, que usam na fabricação de joias. Demais, né?
O passeio Valle Sagrado VIP dura uma média de 12 horas, saindo entre 6 e 7 da manhã e voltando entre as 6 e 7 da tarde. Em 17/12/2024, está custando R$ 328 por pessoa com a Yacana Viagens!
PS: ah, vale dizer que o ingresso para as atrações não está incluído no valor do passeio! Para entrar em Maras sai 20 soles, para entrar nos outros, o ingresso custa 70 soles.
No centro de Chicago fica um dos passeios que eu estava mais empolgado para fazer…
Goste de refrigerante ou não, se você visitar Atlanta esse é um lugar obrigatório! No…
No Matsui Honkan, um ryokan tradicional de Quioto, descobri que a hospitalidade japonesa vai muito…
SeaWorld e Busch Gardens! No episódio de hoje do 3em3 a gente vai mostrar dois…
Chegamos no The Mall at Millenia, e hoje vou te contar a razão deste shopping…
O 3em3 chegou em uma cidade maravilhosa dos Estados Unidos! Ela já foi sede das…