O 3em3 vai mostrar hoje sua primeira viagem desde o começo da pandemia! Visitamos Cancún e mostramos como estão os procedimentos de segurança nos aeroportos, hotel e passeios. Ah, e enfrentamos até um furacão! =O
Antes de mais nada, gostaríamos de informar que este NÃO é um episódio patrocinado. Os voos, hotel e passeio foram bancados pelo próprio 3em3 para mostrar tudo de forma aberta e transparente.
Adoramos este país! Veja também nossos outros episódios no México clicando aqui!
1) Aeroporto e voos
Vamos começar pelo Aeroporto de Guarulhos: nunca vimos ele tão vazio – a área de check-in estava deserta! Como alguns países pedem teste de COVID para liberar a entrada, existe um quiosque que o faz e libera o resultado em até 4 horas. O preço é de 350 reais e o laudo vem em português e inglês.
Sobre as medidas de segurança, há álcool gel espalhado por todo lado e máscara é obrigatória 100% do tempo, a não ser que você esteja comendo. Mas leve também o seu álcool gel: embalagens com até 100 ml entram na área de embarque sem problemas.
Nenhuma das salas VIPs estão funcionando. As lojas Duty Free estão abertas normalmente, mas muitas das outras lojas permanecem fechadas. E não é pra menos: eram só 8 voos internacionais no dia inteiro.
Agora falando sobre o embarque: fizeram a medição de nossa temperatura e na medida do possível respeitamos o distanciamento social.
Dentro do avião
No avião, da Aeromexico, escolhi um assento na janela para evitar pessoas circulando do lado, e por sorte ninguém sentou do meu lado em nenhum dos voos. Não existe mais revista de bordo e só pra lembrar: precisa usar a máscara o tempo inteiro durante o voo, que aliás foi super tranquilo – nada fora do normal.
Sobre o serviço de bordo, foram duas refeições: um almoço, que estava bem gostoso, e um lanchinho antes do pouso. O entretenimento de bordo tinha alguns filmes recentes e o mais impressionante: ninguém levantando depois do pouso! A saída era por filas, começando pela frente.
No aeroporto da Cidade do México a situação era parecida. Vazio, mas com mais pessoas do que Guarulhos. As medidas de segurança eram as mesmas: totens de álcool gel espalhado pelo local e máscara o tempo inteiro. Já o voo da Cidade do México para Cancún foi mais tranquilo ainda: estava vazio e deu pra descansar bastante até o destino final!
2) Hotel Riu Cancún
Chegamos no Riu Cancún e na primeira manhã já deu pra curtir uma vista espetacular do quarto. Isso é ótimo, todos os apartamentos do hotel possuem varanda e são voltados para o mar!
Então se acostume com este visual, pois é na piscina e na praia que você ficará a maior parte do tempo. O uso de máscara é obrigatório nas áreas comuns, mas nas áreas externas é permitido ficar sem. As cadeiras na piscina ficavam distanciadas entre si e achei seguro – dá pra se divertir com segurança.
O bar da piscina é ótimo e possui uma infinidade de drinks diferentes pra experimentar. Só toma cuidado pra não passar vexame… É bem fácil exagerar no álcool e o ambiente é propício.
O esquema do hotel é all-inclusive, com comida e bebidas alcoólicas liberadas à vontade. Buffet self-service disponível para o café da manhã, almoço e jantar, mas a gente geralmente ia em um dos 5 restaurantes a la carte que também estão incluídos na diária. Era um mais gostoso que o outro!
E enquanto estávamos vendo o show da noite, a gente nem imaginava o que aconteceria no dia seguinte…
Furacão Delta
Chegou a informação de que um furacão estava a caminho de Cancún. Por mais aterrorizante que seja, é normal para a época (entre agosto e novembro) e os mexicanos já estão acostumados com isso. A cidade é preparada e possui uma ótima infraestrutura.
Apesar da lei seca – é proibida a venda de bebidas alcoólicas durante alertas de furacão -, enquanto o Delta era intensidade 1, vida normal. Seria só ficar no quarto durante o vendaval. Mas aí começaram a desmontar tudo e chegou a nova informação que seria categoria 4! Conclusão: evacuar a cidade. O Riu disponibilizou um hotel que estava fechado em Playa del Carmen para servir de abrigo.
Evacuação
Todo o staff do hotel foi fantástico e sempre traziam novas informações com muita tranquilidade. Pegamos os ônibus e percorremos aproximadamente 60 km até o local do nosso refúgio: o hotel Riu Tequila, que foi desativado durante a pandemia. Deixaram bem claro que era um abrigo, sem serviço de quarto, restaurantes, etc.
Nos deram um kit com comida e água para passar a noite e, ao chegar no quarto, a surpresa: as tradicionais garrafas invertidas ainda estavam nos quartos! Deu pra beber um pouco com os amigos até 22:30, horário que você deveria voltar pro quarto e não sair mais.
Às 5 da manhã – horário que o furacão estaria mais perto – eu acordei com o barulho do vento e chuva. Era de fato muito forte e eu nunca presenciei nada parecido. E se a 60 km do olho do furacão estava assim, só imaginamos como a cidade estaria. Uma observação: ainda havia eletricidade no quarto! Em São Paulo se chove um pouco mais forte já acaba tudo…
Acordei e vi um pouco do estrago no hotel: muitas árvores caídas. Ficamos o dia seguinte inteiro no abrigo e só voltamos na manhã seguinte pra Cancún – e no caminho deu pra ver o estrago do furacão Delta, mas o Riu Cancún estava praticamente intacto. E uma boa notícia: felizmente não houve nenhuma morte nem feridos na cidade – o que mostra como os mexicanos estão preparados para essas ocorrências.
3) Xcaret
Depois de tudo isso, conseguimos fazer pelo menos um passeio por aqui! A nossa van particular da AT Travel chegou no horário marcado e logo depois já estávamos a caminho do parque Xcaret, que é uma das atrações mais tradicionais da região de Cancún. A criançada adora!
Antes de entrar, verificação de temperatura, tapete de higienização para os pés e máscara o tempo inteiro – tirando as atrações molhadas, claro.
É um lugar pra passar o dia inteiro, pois são mais de 50 atrações espalhadas pelo parque, tudo muito bem sinalizado – é só seguir os caminhos marcados no chão. A gente começou pelo passeio mais tradicional, que é nadar pelo Rio Subterrâneo.
Ele atravessa o parque inteiro – você vai nadando e flutuando pelas águas cristalinas até chegar do lado das praias, que é uma mais bonita que a outra.
Se você pegar o ingresso Plus do Xcaret ele dá direito ao almoço em qualquer um dos 5 restaurantes daqui. Mais uma medida de segurança contra o Covid: é um buffet, mas você não encosta nos pegadores – os atendentes colocam a comida para você. Se quiser comprar o ingresso com antecedência, veja abaixo a disponibilidade:
O que ver em Xcaret?
Enfim, o lugar é paradisíaco! Não deixe de fazer snorkel, com equipamento já incluído no ingresso. A parte dos animais marinhos também é incrível – o Aquário é parada obrigatória pra ver os diversos peixes da fauna mexicana.
São muitos animais para ver de perto, como tartarugas, peixes-boi e até arraias e tubarões, que você pode nadar junto pagando um adicional, que varia de acordo com o animal. Existem golfinhos também, e vários outros bichinhos espalhados pelo zoológico do parque.
Ah, e não vá embora antes de dar uma olhadinha nas ruínas maias, no orquidário e na torre de observação – pra ver tudo lá de cima!
Se aguentar, fique também pra ver o show noturno Mexico Espectacular, que vale muito a pena e é maravilhoso!
O valor do passeio com a AT Travel sai por 129 dólares o básico e 169 dólares com almoço, por pessoa, já com o transporte do seu hotel incluído. Para preços e disponibilidade, acesse o site para ver os pacotes disponíveis: attravel.com.br.
Há uma outra opção de passeio a Xcaret clicando aqui. Se quiser só os ingressos (sem transporte), clique aqui.
Se quiser ir de outro modo, veja algumas opções clicando aqui ou aqui ou escolha um abaixo para mais informações:
É isso, pessoal. Aventura para se guardar para o resto da vida! :)
E não ache que é só isso não, Cancún está repleta de passeios e tours fantásticos, tanto da AT Travel quanto de outras agências. Dá uma olhadinha em alguns deles abaixo:
Gostou do episódio? Não esquece de deixar seu like e se inscrever no nosso canal clicando aqui, ok? Obrigado e até a próxima!
Texto: Sidney Michaluate
Imagens: Sidney Michaluate
Edição: Sidney Michaluate
Onde ficar em Cancún?
Se quiser outras opções de hospedagem, achamos algumas tarifas em oferta de outros hotéis na cidade! Confira abaixo as promoções:
Booking.com