O 3em3 está de volta a um dos destinos mais cobiçados da América do Sul: o Deserto do Atacama. Passamos mais uma semana no deserto mais árido do mundo e pudemos fazer alguns novos passeios e repetir outros.
A verdade é que a cada vez que visitamos o Atacama, o cenário parece completamente diferente. Deu pra fazer tanta coisa, que dividimos o material em 2 episódios e o primeiro é esse que você confere agora.
Já deu pra perceber que adoramos o Atacama, né? Vem ver todos os nossos episódios por lá clicando aqui.
Tem até uma sugestão de hospedagem no fim do vídeo. E aí partiu, Atacama?
Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas
Antes de Piedras Rojas, demos uma passada na fantástica Laguna Tuyaito, que foi onde tomamos esse caprichado e delicioso café da manhã, com essa vista lindíssima. Nada mau, né?
A parada seguinte foi no Mirante de Piedras Rojas, que também tem um visual de tirar o fôlego. Só pra se ter uma ideia, olha só como fica o visual com neve. Essas imagens são de 2017, quando visitamos o Atacama pela primeira vez. Surreal, né?
De lá, partimos pras Lagunas Altiplânicas. As lagoas Miscanti e Miñiques ficam aos pés de enormes montanhas e quando não há vento, elas viram praticamente um espelho natural. Esse é certamente um dos lugares mais visitados do Atacama e está acima dos 4.000 metros de altitude. Beba bastante água e curta a paisagem.
A próxima parada foi na estrada mesmo. Aproveitamos o cenário do deserto pra fazer as tradicionais fotos de turista e pra subir o drone, já que era uma das poucas áreas permitidas.
Já quer agendar este passeio? Clique aqui!
Salar do Atacama
No caminho pro Salar, fizemos uma pequena parada no povoado de Toconao, pra conferir uma pequena igreja milenar construída com rochas de origem vulcânica e dar uma volta pelo simpático e aconchegante vilarejo.
Já no Salar do Atacama, fomos direto pra incrível Laguna Chaxa. Como não havia nenhum vento por ali, pudemos admirar o imenso espelho criado pela lagoa e ficamos ali por vários minutos sem acreditar no que nossos olhos estavam vendo.
E então, os flamingos começaram a dar um espetáculo, voando sincronizados de um lado do Salar para o outro. E foi nesse momento, que guardamos as câmeras e curtimos um pouco desse momento único proporcionado pela natureza.
Quando o sol começou a se por, o cenário ficou ainda mais incrível. A cada minuto, as cores e luzes mudavam, criando um dos espetáculos mais incríveis que já pudemos presenciar na vida. Por isso, sempre visite o salar no fim da tarde.
Ainda pudemos degustar um coquetel preparado pela nossa agência e até mesmo nosso guia Oscar, se entusiasmou e aproveitou pra fazer fotos daquele belíssimo pôr-do-sol. Incrível, né?
Geyser el Tatio
O passeio pros Geysers del Tatio sempre saem praticamente de madrugada, pois o ideal é chegar lá ainda bem cedinho. É que a atividade vulcânica é mais intensa nesse horário e olha, vale a pena madrugar pra ver tudo isso de perto.
Se pelas imagens já dá pra ter a impressão que tá fervendo, é porque você não viu ao vivo. A água chega a uma temperatura de absurdos 86º C e pra todo lugar que você olha, há fumaça brotando do chão. Não é pra menos, já que aproxidamente 8% dos geysers existentes no mundo estão localizados ali.
Pros mais corajosos, há uma piscina com águas a cerca de 30ºC. E claro, um café da manhã merecidíssimo pra quem acordou tão cedo.
De lá, ainda demos uma passada no Geyser Blanco, que fica no caminho de volta pra San Pedro de Atacama e tem um visual lindíssimo.
E então, partimos pra última parada do tour: o Valle de los Cactus. Prepare-se pra ver dezenas de cactos centenários que superam os 7 metros de altura.
Quer agendar este passeio? Clique aqui!
Lagunas Escondidas
No trajeto até as lagunas, fizemos uma parada pra fotografar o famoso Magic Bus, um ônibus abandonado no meio do deserto que remete muito ao visual do filme Into the Wild. Foi por ali também que tomamos o café da manhã e então seguimos rumo as Lagunas Escondidas de Baltinache.
Pegamos um dia bem nublado e com bastante vento, mas mesmo assim, deu pra curtir bastante o visual das 7 lagoas que ficam por ali. Atente-se pra caminhar apenas no caminho pré-determinado pra não causar nenhum dano ao local.
Mesmo com o frio que fazia, bastante gente se animou pra dar um pulinho na última lagoa. Dizem que a concentração de sal ali é maior até mesmo que o mar morto. Dessa vez, nós preferimos só observar tudo de fora mesmo e contemplar o visual que é incrível.
É claro que não podia faltar o almoço caprichado que a Flávia Bia Expediciones preparou pra gente e de lá voltamos pra San Pedro de Atacama.
E não pense que é só isso não: o Atacama possui diversas opções de passeios para todos os gostos! Clique aqui ou aqui para ver uma lista super completa ou escolha um abaixo para mais informações:
Hospedagem: Tierra Atacama
Num destino com o Atacama, que os passeios são longos e desgastantes, nada melhor do que ter um excelente hotel pra recuperar as energias pro dia seguinte, certo? Os quartos do Tierra Atacama são bem amplos, com uma decoração de extremo bom gosto e alguns apartamentos tem até um chuveiro externo! Demais, né?
Além de todo conforto e privacidade, vale lembrar que o Tierra Atacama é all-inclusive, ou seja, dá pra comer a vontade no incrível restaurante que há no hotel. O café da manhã é bem farto e conta com muitas opções. Sem falar no Spa e na lojinha que há no complexo.
Enfim, se você quiser uma experiência diferenciada, com tratamento VIP e muita mordomia em pleno deserto, o Tierra Atacama é a melhor escolha. Clique aqui para mais informações, tarifas e disponibilidade!
Se quiser outras opções de hospedagem, encontramos algumas tarifas em oferta de hotéis no Atacama! Confira:
Booking.comE aí, curtiu nosso novo episódio no Atacama? Lembrando que teremos pelo menos mais um episódio nesse que é um dos nossos destinos preferidos na América do Sul e, por que não, no mundo.
Então, não deixe de curtir, compartilhar e se inscrever no canal, pq em breve, a gente tá de volta. Um abraço e até o próximo episódio do 3em3.