Fala galera, o 3em3 está de volta ao Rio de Janeiro pra visitar um dos destinos de praia mais cobiçados da região dos Lagos: a belíssima Arraial do Cabo.
Passamos 3 dias por lá e fizemos o tradicional passeio de barco, conhecemos um dos novos passeios da região e, claro, aproveitamos muito as lindas praias.
Ah, e de quebra, ficamos em uma das melhores hospedagens de Arraial. Agora chega de papo e bora conferir o que há pra fazer nesse paraíso de águas cristalinas.
Quer ver todos os nossos episódios no RJ? Dá uma olhadinha aqui!
1) Passeio de Barco
Nós fizemos o passeio de barco com o pessoal da @donjuantour, uma das empresas mais bem recomendadas de Arraial do Cabo.
E assim que chegamos no barco, encontramos duas figuras ilustres de Arraial, o Marujo e seu filho Marujinho, dois goldens que fazem a alegria da galera.
A primeira parada foi na Ilha do Farol, que é controlada pela Marinha. O grande diferencial da Saveiro Don Juan é chegar bem cedo, antes de todos os barcos.
Tivemos a praia só pra gente por um bom tempo e pudemos curtir as águas cristalinas dessa ilha, que só pode ser acessada por barcos.
De lá, seguimos pra mar aberto e pudemos conferir a Fenda de Nossa Senhora, e na sequência, a Cratera do Meteorito e a linda Gruta Azul.
Então partimos pras Prainhas do Pontal do Atalaia, a famosa praia da escadaria, mas segura aí que a gente fala um pouco mais dela já já.
É por ali também que fica a Gruta do Amor, outra atração super famosa de Arraial. Aproveitamos pra dar um mergulho antes da próxima parada.
Aliás, no trajeto até a última praia aproveitamos pra tomar uns drinks e comer uns espetinhos preparados pela super prestativa equipe da Saveiro Don Juan.
A última parada foi na Praia do Forno. Demos mais um mergulho, dessa vez na companhia de tartaruga marinhas, antes de partir de volta pra marina.
Esse é, sem dúvida, um passeio obrigatório a todos que visitam Arraial do Cabo. E nossa experiência com a Saveiro Don Juan foi a melhor possível. Recomendamos fortemente – clique aqui e agende o seu!
2) Praia Grande
A enorme faixa de areia da Praia Grande começa em Arraial do Cabo e vai até a cidade vizinha de Saquarema, dá pra acreditar?
Por ficar bem próximo do centro, essa é uma das praias mais fáceis de serem acessadas. Por lá, você encontra diversos bares, restaurantes e quiosques.
Há até mesmo um excelente ponto pra snorkeling por ali: o naufrágio Imbetiba. O barco encalhado em 1881 continua por ali, quase sempre cercado de tartarugas.
Outro ponto importante na Praia Grande é o Deck dos Pescadores. Por ter se tornado um point pra fotos, agora os pescadores cobram entre 5 e 10 reais pelo acesso.
Por ali você ainda encontra a estátua da atriz Flávia Alessandra, nascida em Arraial do Cabo, além de diversos mirantes pra curtir a beleza da Praia Grande do alto.
Não deixe de conferir um pôr do sol por lá também. Como nosso tempo por lá era curto, acabamos não tendo a oportunidade, mas os locais garantem ser incrível.
Se quiser um passeio guiado pela Praia Grande e a Janela do Paraíso, clique aqui.
3) Ponta da Alcaíra
A Ponta da Alcaíra fica a aproximadamente 50 minutos do centro de Arraial do Cabo e o ideal é ir de carro 4×4 até lá, já que o caminho não é todo asfaltado.
Quem nos apresentou esse paraíso foi o Juan, da Saveiro Don Juan, e chegamos por lá por volta das 4 da tarde, pra aproveitar um pouco e curtir o pôr do sol.
O local conta com uma faixa de areia que lembra muito o Caminho de Moisés, de Alagoas e também varia de acordo com a altura da maré.
E mesmo se você não pratica kitesurf, você precisa conhecer esse lugar único. O fim de tarde por lá é belíssimo e o cenário com os kites rende belas imagens.
A cada minuto, o céu ficava mais colorido e encantador. Um verdadeiro espetáculo da natureza, que fica ainda mais lindo durante o inverno.
Como não há nada de infraestrutura por lá, é necessário que você leve tudo o que precisar. Porém, na hora de ir embora, leve todo seu lixo. :)
Bônus: Prainhas do Pontal do Atalaia
Estacionamos o carro e de cara, já tivemos esse visual incrível das Prainhas do Pontal do Atalaia antes mesmo de encarar a famosa escadaria.
Por falar nela, prepare-se pra descer exatos 255 degraus. Mas a atividade é tranquila, até porque você vai acabar parando pra fazer fotos pelo percurso.
Chegando lá embaixo, pegue um guarda-sol na disputada faixa de areia ou vá dar um refrescante mergulho nas águas verde-esmeralda.
As Prainhas do Pontal do Atalaia são consideradas por muitos como as mais bonitas de Arraial do Cabo. E realmente são belíssimas. As imagens não me deixam mentir.
Aliás, elas levam esse nome por serem compostas por duas praias que se unem quando a maré está baixa. A outra forma de chegar até as prainhas é de barco, como já mostramos anteriormente.
O que fazer em Arraial do Cabo
Tem MUITO mais coisas para fazer na cidade, sabia? Dá uma olhada no nosso outro episódio ou veja os diversos passeios disponível na região! Quer fazer um tour? Nesse link aqui tem um monte de opções! Ou escolha abaixo alguma opção de passeio:
Onde ficar em Arraial do Cabo
Nessa viagem, nos hospedamos na Casa Santorini, que fica no alto de um morro e é sem dúvida uma das hospedagens mais incríveis que já estivemos.
Como vocês podem ver, todas as casinhas dali são todas inspiradas na Grécia, incluindo as decorações e até mesmo uma belíssima varanda.
A Casa Santorini conta com 2 ótimos quartos, uma cozinha completa, sala, além dessa vista maravilhosa para a Praia dos Anjos e pro Pontal do Atalaia.
Mesmo com tanta coisa pra fazer em Arraial, a vontade é de ficar todos os dias só curtindo a casa e admirando o belíssimo visual que temos por ali. Demais, né? Clique aqui e faça a sua reserva!
Se quiser algo mais em conta, listamos abaixo mais algumas opções de hospedagem em Arraial do Cabo. Olha aí:
Booking.com