O 3em3 vai te mostrar hoje como conhecer a belíssima região da Toscana, na Itália, fazendo dois passeios muito completos. Eles saem de Florença e são muito práticos, vamos ver?
Este é um dos vários episódios que temos na Itália. Para ver a lista de todos os outros clique aqui.
1) Tour pela região de Siena
Neste passeio iremos visitar Siena, San Gimignano e Pisa, além de almoçar e degustar vinhos em Chianti. O tour possui diversas opções de língua, incluindo o português! Do ponto de encontro, que fica em uma estação de Florença, sai o ônibus com o grupo para a primeira parada na Toscana:
Siena
Lá, o guia irá mostrar alguns pontos importantes da cidade explicando sua história e algumas curiosidades.
Ao chegar na Piazza del Campo você irá provar alguns doces locais e depois o guia combinará um ponto de encontro para todo mundo se reunir depois do tempo livre.
A gente aproveitou para andar pela cidade e provar o primeiro gelato do dia: o da Venchi! Essa rede tem todo tipo de doces e chocolates, mas o forte deles é o sorvete! São diversas opções de sabores e acompanhamentos a partir de 3 euros. A Gabi pediu o famoso Crema Venchi com Nougatini, eu fui de Mascarpone com Chocolate Asteca… Incríveis mesmo!
Voltamos pro ônibus e já partimos pra próxima cidade… E pelo cenário de videiras já dá pra imaginar o que vamos fazer agora, certo?
Degustação de vinhos em Chianti
Chegamos na vinícola Famiglia Mazzarrini e, antes de tudo, fizemos um rápido tour pelo vinhedo para ver como as bebidas são feitas. E depois vem a parte boa: a degustação!
Foram vários tipos de vinho harmonizado com carnes e frios, e logo depois serviram o almoço: uma massa à bolonhesa com direito a sobremesa, digestivo e depois uma visitinha na loja do local.
Todos os vinhos degustados estão disponíveis para compra e custam entre 25 e 75 euros. E possuem outros produtos como queijos e até massas com formatos… Diferentes. =O
San Gimignano
A cidadezinha histórica, com pouco mais de 7 mil habitantes, ainda mantém sua atmosfera feudal do Século X. Você terá um tempo livre para andar sem rumo e explorar o local – lotado de cafés, lojinhas e restaurantes. Tem até museu medieval!
Aqui é uma ótima oportunidade de experimentar alimentos locais da Toscana, principalmente por ser a casa da Gelateria Dondoli, que já ganhou o prêmio de melhor gelato do mundo diversas vezes. A loja está sempre lotada e tem um sabor melhor que o outro. De fato, foi um dos melhores sorvetes que já tomamos na vida!
Pisa
Como houveram alguns atrasos, quando chegamos em Pisa já era noite – mas isso não nos atrapalhou em nada! A parada é bem rápida, só para ver a Torre de Pisa de perto mesmo. O que você mais vai ver é o pessoal querendo fazer a famosa foto com ela… E é claro que eu não podia ficar de fora. =D
Adoramos a experiência! As guias foram ótimas, super simpáticas, e realmente recomendamos o passeio (que pagamos do bolso – não foi parceria nem convite). O tour inclui transporte, almoço e degustação de vinhos e sai por 85 dólares. Pode ser reservado clicando aqui – uma ótima opção pra quem quer conhecer a Toscana em pouco tempo.
2) Tour pela região de Montalcino
Este passeio na Toscana é focado no enoturismo de uma das cidades mais atraentes para quem entende de vinho: Montalcino, a casa do Brunello di Montalcino. Visitamos Montalcino, Pienza e Montepulciano, com duas degustações de vinho e uma de queijos Pecorino.
Do ponto de encontro, que fica em uma estação de trem de Florença, sai a van do grupo para a primeira parada:
Montalcino
Pegamos um dia MUITO nublado – mas como o foco é gastronômico, então não foi problema. Mas assim que a gente chegou em Montalcino, a surpresa: a cidade está acima das nuvens!
A pouco mais de 100km de Florença, Montalcino é deliciosa de se visitar. Além de seus bares e cafés, alguns pontos tem vistas incríveis, como a da Farmácia Salvioni: olha essa paisagem daToscana! Se quiser visitar esta varanda privilegiada, é só cruzar a farmácia até os fundos – é de graça! :)
Pela popularidade do Brunello, a economia da cidade gira em torno do vinho feito com essa uva. São lojas e lojas espalhadas pelo centrinho comercializando esse tão desejado néctar – então vamos prová-lo, né?
A degustação foi na sede da Padelletti com um cenário surreal, que nos faz achar que estamos no paraíso, acima das nuvens. A própria dona da vinícola nos recebeu e fez a degustação, explicando o processo de fabricação, as melhores safras e outras curiosidades.
A experiência é fantástica – não é todo dia que você é servido por uma milionária, certo? Enquanto a gente bebia o clima melhorou e seguimos o passeio depois de conhecer a vinícola e comprar algumas garrafas, que custam entre 14 e 300 euros.
Ainda em Montalcino, tivemos um tempo livre para almoçar – que pode ser por conta própria ou na Osteria D’Altri Tempi, dos donos da própria Padelletti, que oferecem para os participantes do tour um menu fechado, com vinho, a 17 euros por pessoa! Foi uma refeição deliciosa, com direito a bruschettas e um pici cacio e pepe – uma massa só com queijo pecorino e pimenta do reino. É maravilhoso!
Pienza
Fato rápido: na estrada para Pienza a gente passa na frente da casa que era do general Maximus Decimus, do filme Gladiador. Legal, né?
Depois da nerdice vem a linda cidadezinha medieval – é aqui que acontece uma rápida degustação de queijos Pecorino, os experimentando em diferentes pontos de maturação, em uma loja no centro da cidade.
Depois, tem um tempinho pra livre pra passear pela área e de volta à van!
Montepulciano
Montepulciano é outra cidade medieval do Val D’Orcia, construída em cima de uma colina . E é aqui a última degustação do dia.
A gente entre em uma loja e nem imagina o que tem lá embaixo… Um super espaço para apreciar mais alguns ótimos vinhos! Os vinhos da vinícola Tolosa são típicos da região de Montepulciano e deliciosos!
Que passeio legal, né? Outro tour MUITO legal que fizemos pagando do bolso – não foi parceria nem convite – e recomendamos com força. Este passeio, que inclui transporte, guia, duas degustações de vinho e a de queijo, custa 65 dólares e pode ser agendado clicando aqui. Adoramos a experiência!
E acha que é só isso? Existem DIVERSOS tours para conhecer a Toscana! Clique aqui para ver uma lista de passeios para todos os bolsos ou veja esses abaixo:
3) Il Salviatino
A 20 minutinhos do centro de Florença fica um dos Small Luxury Hotels of The World chamado Il Salviatino. Esse hotel era uma vila do Século XIV, toda restaurada para se tornar uma das hospedagens mais exclusivas da Toscana.
Ele oferece várias atividades como spa ou até mesmo caça de trufas pela propriedade com cachorros farejadores – além de ter um dos jardins mais instagramáveis da Itália!
O quarto é espaçoso e muito moderno – a própria TV é um espelho. O banheiro é maior do que muito quarto que eu já vi por aí e segue a mesma linha de conforto e bom gosto. Tanto que ele acabou sendo o espaço onde abrimos nosso espumante pra apreciar a vista do quarto!
A biblioteca da casa é na verdade o restaurante, onde é servido o café da manhã. Foi um dos desjejuns mais bonitos que já apreciamos, muita coisa gostosa! E até a porcelana é linda!
E por ser afastado do centro de Florença, eles ainda possuem um serviço de shuttle de hora em hora para levar e trazer os hóspedes pra lá. Uma super “mão na roda”!
Gostou do hotel? Para mais informações, acesse o site aqui e pra valores e disponibilidade clique aqui.
Se estiver um pouco fora do seu orçamento, separamos pra você algumas promoções de hotéis em Florença e na Toscana, confira as ofertas:
Booking.comÉ isso, pessoal… Gostaram do episódio? Então não esqueça de se inscrever no canal e dar seu like no vídeo, combinado? :)
Para se ter uma ideia da distância entre os locais do vídeo, veja o mapa abaixo:
Texto: Sidney Michaluate
Imagens: Sidney Michaluate
Edição: Sidney Michaluate