O 3em3 de hoje é em Buenos Aires, um dos destinos mais visitados por brasileiros, principalmente para aqueles que se aventuram pela primeira vez no exterior. Motivos não faltam: a capital argentina fica a pouquíssimas horas do Brasil e conta com atrações pra todos os gostos e bolsos, além de uma gastronomia de primeiríssima qualidade. Não é a toa que tem muita gente que volta todo ano à Buenos Aires e não enjoa nunca!
E agora há mais um motivo pra visitar a capital portenha: a Azul conta com voos diretos saindo de Campinas. Nunca foi tão fácil dar um pulinho no país vizinho pra comer uns alfajores e assistir um show de tango, né? Então fica ligado que a gente vai te mostrar os passeios obrigatórios pra quem vai pra lá pela primeira ou pela décima vez!
Buenos Aires com a Azul
Fiz o check-in pelo app da Azul e parti pra Viracopos, ansioso pela viagem que estava por vir. A Azul oferece transporte gratuito de vários pontos de SP e o trajeto até lá geralmente dura em torno de 1 hora.
Adoramos a Argentina! Se quiser ver todos os nossos vídeos no país, clique aqui!
O avião que faz a rota Campinas -> Buenos Aires é o novíssimo Airbus A320neo que comporta até 174 passageiros. Fomos no Espaço Azul, que oferece mais espaço pra pernas, além de embarque prioritário e compartimento de bagagem exclusivo.
Apesar da viagem ser curtinha, deu tempo de assistir algumas séries e encher a barriga com o lanche, servido em voos internacionais, e os tradicionais snacks. Peguei um de cada pra me preparar para o longo dia que teríamos pela frente. Chegando lá, ainda tivemos a oportunidade de conhecer uma área que nunca havíamos entrado: a cabine do comando do avião.
Daí em diante, foi desembarcar no principal aeroporto de Buenos Aires, o Ezeiza, e seguindo o roteiro com o pacote da Azul Viagens, encontramos o receptivo da TIP Group que já nos esperava com plaquinha e tudo mais ali no lobby. Entramos no nosso transfer e partimos pro centro da capital argentina.
1) Centro de Buenos Aires
A Plaza de Mayo fica a apenas 10 minutos a pé do nosso hotel e é ali que fica a Casa Rosada, a sede da presidência da Argentina e um dos cartões postais da cidade. É onde efetivamente trabalha o presidente, mas não é sua residência familiar. A sede do Banco de la Nación Argentina fica num prédio imponente logo em frente a Casa Rosada.
Na outra ponta da praça, fica a Catedral Metropolitana, a principal igreja católica de Buenos Aires. Inaugurada em 1791, a catedral guarda o túmulo de José de San Martín, herói da guerra da independência argentina. Seu túmulo é protegido por guardas e as 17 horas, ocorre o ritual de fechamento dos portões.
De lá, seguimos para o Obelisco, que fica a cerca de 1 km da catedral. Localizado na Av. 9 de Julho, o Obelisco foi erguido em comemoração ao quarto centenário da fundação da cidade. Não deixe de visitar a recém-inaugurada escadaria que oferece uma vista panorâmica do famoso monumento histórico.
Vale lembrar que a Av. 9 de Julho já foi considerada a avenida mais larga do mundo, com seus 140 metros de largura. São 24 quarteirões, que simbolizam o número de estados argentinos.
Na volta, não deixe de passar nas Galerías Pacífico, o shopping mais tradicional da cidade. São mais de 150 lojas e uma arquitetura que é uma verdadeira obra de arte. É praticamente um pedacinho da Europa dentro da Argentina.
Veja várias opções de tours guiados por Buenos Aires clicando aqui.
2) City Tour
No dia seguinte, acordamos cedo e o pessoal da Tip Group já estava ali nos esperando para conhecer a capital portenha mais a fundo, em um city tour com direito a um guia nos acompanhando e contando a história de cada lugar.
A primeira parada foi na Flor Metálica, ou Floralis Genérica. O enorme monumento fica no bairro da Recoleta e, assim como uma flor de verdade, abre e fecha de acordo com a luz solar. Com mais de 23 metros de altura, a flor pesa 18 toneladas. Incrível, né?
Seguimos rumo para a segunda parada, que seria na Plaza de Mayo. Como já tínhamos passado por lá no dia anterior, resolvemos explorar as lojinhas que ficam em volta da praça e provamos o helado argentino de doce de leite.
De lá, fomos pra parada mais aguardada do passeio: o bairro La Boca. É ali que fica o famoso Estádio La Bombonera, do Boca Juniors. Inaugurado em 1940 e com capacidade para 49 mil pessoas, o estádio fica bem próximo do famoso Caminito.
As ruas coloridas não te deixarão dúvidas de que você está no lugar mais icônico de Buenos Aires. Por ali você encontra diversos restaurantes, cafés, dançarinos de tango prontos para fazerem fotos e, claro, muitas lojinhas de souvenir. É o cantinho perfeito pra fazer fotos!
Demais, né? Clique aqui para agendar um city tour similar a esse que fizemos!
3) Teatro Colón
Com saídas a cada 15 minutos, a visita guiada custa cerca de R$ 65,00 e pode ser feitas das 09 da manhã as 05 da tarde. A primeira sede do teatro funcionou de 1857 a 1888, ano que foi fechado para a construção de uma nova sala.
O teatro como é hoje foi inaugurado em 1908 e desde então já recebeu artistas importantíssimos do século XX. Os ambientes contam com esculturas espetaculares e um arquitetura belíssima.
A acústica do Teatro Colón é considera uma das cinco melhores do mundo, opinião compartilhada inclusive pelo famoso tenor Luciano Pavarotti. Se você é admirador de um bom espetáculo, não deixe de conferir as óperas e orquestras que se apresentam por ali.
4) Señor Tango
O Señor Tango funciona de sexta a domingo e oferece um espetáculo inesquecível e muito emocionante. Antes do show em si, o delicioso jantar, que é opcional, é servido e as 22 horas em ponto, a apresentação começa.
Durante aproximadamente 2 horas, mais de 40 artistas dão um verdadeiro show no palco, com coreografias perfeitas e um musical extraordinário. Por alguns instantes, você vai se sentir num musical da Broadway de tão espetacular e grandioso que é esse show de tango. Vale cada centavo e é um passeio mais do que obrigatório.
Clique aqui e agende o seu! Você pode agendar o VIP clicando aqui também.
5) Puerto Madero
Se durante o dia, Puerto Madero é tomada por executivos engravatados, a noite, o local se transforma e são os bares, baladas e restaurantes que chamam a atenção. A Puente de la Mujer, principal símbolo da região, levou 12 meses pra ficar pronta e foi concluída em 2001.
Uma curiosidade é que ela gira 90 graus para permitir a passagem de navios. Por ali também ficam vários barcos que funcionam como museus e os melhores bares da cidade se encontram por ali. Não deixe de ir pelo menos uma noite conferir o Puerto Madero.
E não pensa que é só isso não: Buenos Aires tem diversas atividades e passeios para conhecer. Veja uma super lista de tours clicando aqui ou aqui – ou simplesmente clique em uma das opções abaixo para saber mais:
Onde ficar em Buenos Aires
Fomos direto pro Waldorf Hotel, que é uma excelente opção pra quem procura ótimo custo-benefício. A limpeza e organização dos quartos é de tirar o chapéu e a localização te deixa perto de tudo, a uma caminhada dos principais pontos da cidade. Outro ponto positivo é o excelente café da manhã, já incluso na hospedagem.
Se estiver procurando outras opções de hospedagem, achamos também algumas tarifas com desconto em Buenos Aires! Olha só:
Booking.comE aí, curtiu nosso roteiro por Buenos Aires? Contamos com o suporte da Azul Viagens que cuidou de todos os detalhes pra gente e caprichou demais na programação.
E para fazer uma viagem como a nossa é bem fácil: você pode resgatar usando seus pontos TudoAzul. E pra acumular pontos no TudoAzul é simples: você pode juntar pontos nos seus voos Azul, transferir os pontos do seu cartão de crédito e ganhar pontos comprando em sites parceiros.
Acesse o site do TudoAzul e veja como é fácil e barato fazer uma viagem como essa pra Buenos Aires. Qualquer dúvida que vocês tiverem, só deixar aí nos comentários que a gente responde tudo direitinho.
Se você gostou do vídeo, curta, compartilhe e não deixe de se inscrever no nosso canal. Um abraço e até o próximo episódio do 3em3!