A zona hoteleira da parte francesa da Suíça é Montreux. A cidade é turística mesmo para suíços e europeus, sendo movimentada principalmente por grandes eventos e ricassos cansados da vida mortal, em busca de todo o luxo possível.
A vantagem é que, esteja você hospedado em Montreux, Vevey, Lausanne ou Genebra, dá pra ir a qualquer uma das outras facilmente, em menos de uma hora. Acredite: vale a pena, nem que seja só por um grande jantar. Nós mesmos fizemos isso mais de uma vez, sempre indo de trem. Primeiro, porque andar de trem na Suíça nunca é demais; segundo, porque a gente bebe, né =D.
Apaixonado pela Suíça como a gente? Então clica aqui e veja todos os nossos episódios pelo país!
Os lugares que listamos são para jantar. E jantar bem! Com cerca de CHF 80,00 (praticamente o mesmo que US$ 80,00) por pessoa, você come: uma boa entrada, prato principal, sobremesa e duas taças de vinho. Caro, sim; supervalorizado, não. O serviço na Suíça é impecável, assim como a qualidade dos ingredientes, o cozimento perfeito e os ambientes.
Tentando economizar ou quando bater a saudade do podrão, coma um dos deliciosos doners ou kebabs de rua. Já nos restaurantes, vista seu melhor uniforme coxinha porque o negócio é chique!
1) Café Trés (Montreux)
O Café Trés é uma das grandes novidades da região. Faça reserva porque ele lota rápido! Esse jovem bistrô tem muita classe, mas pouca cerimônia. De gastronomia predominantemente francesa, as poucas opções ajudam quem está com preguiça de tomar decisões.
A entrada foi este carpaccio de Fera, um peixe do Lago de Genebra, que banha toda a região. Se escreve Fera mesmo. Tipo: “e aí fera, beleza?”.
Eu gostei tanto que pedi outro, só que agora o filé, grelhado, com taglatelle vegetariano. Sensacional. O Sidão foi de Dourado com purê de brócolis.
De sobremesa, um crème brûlée e um gelato pra se aclimatar à chiqueza dessa Suíça!
2) La Rouvenaz (Montreux)
A primeira noite foi em um bistrô francês. Então, pra segunda, teve restaurante italiano! Eu comecei na salada caprese, olha só a apresentação… e fui pro risotto de frutos do mar, com lula, camarão e mexilhões. Tiramisú pra finalizar mais uma grande refeição!
3) Café du Grutli (Lausanne)
Agora já em Lausanne, mais precisamente na cidade velha. O Café du Grutli serve o verdadeiro fondue suíço no térreo desse predinho, desde 1849! Depois de tantos anos, chegou nossa vez!
Pra começar, um dry beef, muito similar ao presunto parma.
E aí ele finalmente chega: o fondue! Nada de invenção, 500 molhos e tal… é só a batata cozida, que vêm em um saco de pano, e o Gruyère borbulhando com o Emental na panela. Ge – ni – al!
Sobremesa não pode faltar, especialmente as que misturam sorvete com álcool. É infalível.
4) Eat Me (Lausanne)
O Eat Me é um bar de tapas, com porções pequenas de um monte de coisa. Sério, um monte mesmo. E é tudo sazonal, pode ser que você vá, goste, volte no dia seguinte e tudo tenha mudado. Minha sugestão: pede pro garçom te fazer as recomendações, de acordo com o que você gosta. A gente foi da mussarela de búfala ao hamburguer, passando por camarões empanados, cebiche e filé de cordeiro. Seria exagero, se as porções não fossem tão pequenininhas. Em duas pessoas você vai comer umas 6 ou 7. Sem contar as outras três da sobremesa =D. Todas fantásticas!
[googlemaps https://www.google.com/maps/d/u/0/embed?mid=139o8TTE6C8lXpRUjO8uzUKDduG8&w=800&h=480]
O 3em3 visitou a Riviera de Montreux, na Suíça, a convite do Switzerland Tourism a da Edelweiss.
Texto: Tiago Caramuru
Imagens: Tiago Caramuru / Sidney Michaluate
Edição: Tiago Caramuru / Anderson Spinelli
O que fazer em Montreux
E não pensa que a Riviera de Montreux é só comer – temos vários episódios da região no canal, clique aqui e veja todos! Além disso, existem diversas opções de passeios e tours disponíveis para todos os gostos: clique aqui ou aqui para uma lista bem completa ou escolha um abaixo para mais informações:
Procurando outros passeios na cidade? Ela possui várias opções de tours! Dá uma olhada no nosso episódio na cidade ou clique aqui para ver alguns outros passeios incríveis por aqui. Ou você pode simplesmente escolher um abaixo:
Onde ficar em Montreux
Procurando hotel em Montreux? Achamos tarifas em oferta para se hospedar por lá, confira abaixo todas as promoções:
Booking.com