Localizada a cerca de 4 horas de Maceió, Piranhas é uma cidadezinha do interior de Alagoas que se destaca principalmente devido ao seu patrimônio histórico e suas belezas naturais.
As margens do Rio São Francisco, a cidade encanta com seus casarios coloridos e com um belo leque de opções de passeios, seja pelo Velho Chico ou através das histórias do cangaço. Nesse episódio, vamos te mostrar 3 sugestões do que fazer por lá.
1) Centro Histórico
Construída em meio as montanhas cobertas de vegetação da caatinga, Piranhas ganhou fama na década de 30, quando as cabeças de Lampião e Maria Bonita foram expostas em frente ao prédio da Prefeitura Municipal.
Alagoas é demais, né? Clique aqui e confira todos os nossos outros episódios neste Estado maravilhoso!
Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a Lapinha do Nordeste, nome dado por Don Pedro II, tem suas casas são pintadas a cada dois anos pela prefeitura.
Entre as atrações da cidade, está o Museu do Sertão. Nele você vai encontrar diversos objetos, armas e roupas da época do cangaço, além da famosa foto com as cabeças de Lampião e seu bando expostas como troféu. O museu funciona de terça a domingo, das 08 as 17 horas, e a entrada custa R$ 2,00.
2) Cânion do Xingó
A cerca de 30 minutos de Piranhas, Canindé de São Francisco é o principal ponto de partida para o Cânion do Xingó. Esperamos nosso catamarã chegar no aconchegante Restaurante Karranca’s e de lá partimos para o passeio mais esperado da viagem. A embarcação navega por 1 hora, aproximadamente, e atraca finalmente no Porto de Brogodó.
É ali que você vai investir os R$ 10,00 mais bem gastos da sua vida! Vista o colete e embarque nesses pequenos barcos que te levam até a Gruta do Talhado. O visual é inacreditável e passar no meio dos enormes paredões avermelhados é, sem dúvida, o ponto mais alto do passeio. Como o percurso não dura nem 10 minutos, ainda dá pra dar um mergulho por ali e se refrescar ou então usar esse tempo pra tirar mais algumas fotos do cânion.
Aliás, se quiser fazer um tour para os cânions saindo de Aracaju, confira aqui.
A AeroSigma oferece 3 opções de voo, com 4, 8 ou 18 minutos. As rotas variam de acordo com o tempo de voo. A Rota Ouro, que é a mais completa, contempla a Usina Hidrelétrica, a cidade de Piranhas e os Cânions do São Francisco. Se você nunca andou de helicóptero, aproveite pra fazer isso lá. A experiência vale cada centavo.
3) Rota do Cangaço
A Rota do Cangaço é feita no Cangaço Eco Parque, mas dá pra considerar que o passeio já começa no próprio catamarã. As paisagens vistas durante o percurso já valem o passeio. Chegando lá, aproveite o ambiente agradável do receptivo e compre uma garrafa de água.
O percurso até a Grota do Angico, local onde Lampião e o bando de cangaceiros foram mortos, possui cerca de 1,5 km em meio a caatinga. Durante todo o trajeto, uma guia vestida a caráter vai contando os detalhes da história do cangaço e sobre como a emboscada aconteceu.
Na volta da trilha, aproveite para almoçar no próprio Eco Parque. A comida é, de fato, deliciosa e não é todo dia que se tem uma oportunidade de almoçar de frente pro Velho Chico, né?
Aliás, dá pra fazer esse passeio saindo de Aracaju, sabia? Confira clicando aqui.
Como ir e onde se hospedar em Piranhas
Bom, essas são apenas algumas das atrações de Piranhas e tenho certeza que você já deve estar convencido de que deve ir pra lá, certo? Então, aí vão algumas dicas: como Maceió fica a 4 horas, o ideal é passar pelo menos uma noite em Piranhas. Nós fizemos tudo com a Luck Receptivo, desde o transporte de Maceió a Piranhas até os passeios.
E lá, nos hospedamos no incrível hotel Pedra do Sino. Este é provavelmente o melhor hotel da cidade. Os quartos são extremamente confortáveis e a vista da varanda e da banheira, bom… dá uma olhada aí nas imagens e me diga se não dá vontade de ir pra lá agora mesmo.
Maravilhoso, né? Clique aqui para ver disponibilidade e preços!
Achamos também algumas outras opções de hospedagem na região com desconto, olha só:
Booking.comPasseios para Piranhas partindo de Aracaju
Existem também passeios para Piranhas, Xingó e Rio São Francisco, de dia inteiro, saindo de Aracaju! Dá pra fazer tanto os Cânions do Xingó quanto a Rota do Cangaço. Ou clique aqui e veja todas as opções!
Confira abaixo alguns passeios saindo de Aracaju:
Texto: Anderson Spinelli
Imagens: Anderson Spinelli / Sidney Michaluate
Edição: Anderson Spinelli