Queijo, chocolate e trem. Não há combinação mais suíça! O Trem do Chocolate é um passeio de dia inteiro que parte da estação principal de Montreux, na Suíça francesa, e corta o cantão de Fribourg, ao norte da cidade.
Antes de continuar, já segura aí os links para agendar o passeio: clique aqui se quiser sair de Genebra. Clique aqui se for sair de Lausanne.
1) O Trem
Embarcar nestes carros centenários, com decoração original de 1915, já é uma sensação diferente. Os assentos são literalmente, poltronas pregadas no piso; a iluminação é feita por lustres gigantescos e as janelas se abrem pra que você possa experimentar as paisagens além da visão. O som da ferrovia e o cheiro de ar fresco do outono invade a cabine, enquanto florestas de pinheiros e vacas com sino no pescoço passam a nossa frente.
2) Gruyère
A primeira parada do trem é em Gruyère, cidade onde foi inventado e batizado o queijo de mesmo nome. Na entrada da cidade, o dia começa com uma visita a uma fábrica de queijos, onde também há uma mostra de como ele foi criado e transportado, até se tornar conhecido mundialmente e, até hoje, considerado um dos melhores queijos já criados. Claro que depois vem a parte mais interessante: a degustação, que inclui o queijo envelhecido em 6, 8 e 10 meses. Quanto mais maturado, mais salgado ele fica. Oficialmente o queijo só fo batizado de Gruyère por volta de 1600, mas dizem que a receita pode ter mais de mil anos!
A Suíça é maravilhosa, né? Clique aqui e veja todos os nossos vários episódios pelo país!
Logo depois fa visita, um ônibus faz o traslado entre a fábrica e a cidade velhade Gruyères. E olha só, a pronúncia é a mesma: Grruiérr. No entanto, o nome da cidade se escreve com um s a mais no final: queijo Gruyère, fabricado em Gruyères. E é ali que você vai poder almoçar em um dos diversos restaurantes da única rua da compacta cidade fortifica, que tem meia dúzia de ruas. De um lado, elas terminam no Castelo de Gruyères, de odne se tem as mais belas vistas da região e dos jardins do castelo. Do outro, os Alpes completam a pasaigem de uma Suíça exatamente como se imagina antes de ir pra lá.
3) Bróc e Maison Callier
Novamente de ônibus, a viagem segue até a cidade de Bróc. Lá, se encontra a Maison Cailler, uma das fábricas de chocolate mais tradicionais da Suíça, fundada em 1898. Mas nessa época, a marca Cailler já tinha 86 anos. A Nestlé já adquiriu a fábrica e marca em 1929, mas manteve tudo praticamente igual, de tao querida que ela era. Ali mesmo, foi criado o centro de visitação, com mostras interativas e sensoriais e, é claro, experimentação. Aliás, olha só, a gente tava na esperança de ganhar um chocolatinho ou outro no fim do percurso, há uma sala ondes você pode experimentar TODAS as variedades e, se quiser, repetir.
Como agendar o Trem do Chocolate
O Trem do Chocolate não é uma linha regular, como a maioria dos percuros de trem da Suíça. Ela é estritamente turística e, por isso, não está inclusa no Swiss Travel Pass. No entanto, se você tiver o Swiss Travel Pass, o ticket sai de CHF 99,00 por CHF 59,00. Você pode comprá-lo no balcão da estação de Montreux ou…
Você pode também agendar o passeio saindo de outras cidades: clique aqui se quiser sair de Genebra ou clique aqui se quiser sair de Lausanne!
[googlemaps https://www.google.com.br/maps/d/u/0/embed?mid=1px0x2TVhPW_s4qQrZoZeKVXxsPo&w=800&h=480]
O 3em3 visitou a Suíça a convite do Switzerland Tourism Board e da Edelweiss.
Texto: Tiago Caramuru
Imagens: Tiago Caramuru / Sidney Michaluate
Edição: Tiago Caramuru / Anderson Spinelli
O que fazer em Montreux
Procurando outros passeios na cidade? Ela possui várias opções de tours! Dá uma olhada no nosso episódio na cidade ou clique aqui para ver alguns outros passeios incríveis por aqui. Ou você pode simplesmente escolher um abaixo:
Onde ficar em Montreux
Procurando hotel em Montreux? Achamos tarifas em oferta para se hospedar por lá, confira abaixo todas as promoções:
Booking.com