Vevey (Suíça) – 3 passeios imperdíveis em Vevey

Vevey é mais um lugar que visitamos na região do Lago de Genebra, ou Lac Léman. A pequena cidade, com pouco mais de 16 mil habitantes e 2,5 km2, fica entre Lausanne e Montreux e é a sede mundial da gigante alimentícia Nestlé, fundada em 1867. Aliás, foi aqui que surgiu uma das melhores invenções da humanidade: o chocolate ao leite, em 1875.

3em3-suíça_vevey_17

3em3-suíça_vevey_36

3em3-vevey_12

3em3-vevey_13

3em3-vevey_11

3em3-suíça_vevey_21

3em3-suíça_vevey_33

Vamos mostrar agora 3 motivos para visitar essa pequena e simpática região da Suíça:

1) O Mercado de Vevey

O Mercado de Vevey não é nada mais do que uma feira livre, que acontece toda terça e sábado. Ele tem literalmente de tudo, desde frutas da estação até legumes e verduras, além de temperos, carnes e tudo pra sua cozinha.

3em3-suíça_vevey_14

3em3-suíça_vevey_15

3em3-suíça_vevey_16

3em3-suíça_vevey_23

3em3-vevey_1

3em3-vevey_2

3em3-vevey_3

3em3-vevey_4

3em3-vevey_5

3em3-vevey_7

Se você for entre julho e agosto, há também a degustação de vinhos: você paga somente a primeira taça e bebe à vontade dos diversos produtores locais. Nada mau, hein? Aproveite também para almoçar por lá, tem muitas opções deliciosas com culinária do mundo inteiro!

Veja também a parte dedicada a antiguidades, onde você pode achar aquela peça decorativa ideal pra sua sala ou até algum item raríssimo pra somar na sua coleção.

Endereço: Rlle des Anciens-Fossés 1.

2) Alimentarium

O garfo enfincado no Lago Léman avisa: você está prestes a conhecer um pouco da história da alimentação! Essa inusitada obra de arte que acabou se tornando um dos símbolos da cidade fica em frente ao Alimentarium, um museu fundado pela Nestlé que mostra vários aspectos da alimentação humana.

3em3-suíça_vevey_27suíça_vevey_29

3em3-vevey_10

suíça_vevey_32

suíça_vevey_31

3em3-suíça_vevey_27

O mais ilustre habitante de Vevey está bem à frente do Alimentarium, marcando presença.

3em3-suíça_vevey_30

Na parte externa mesmo você já encontra algumas plantações antes do museu abrir as portas para sua entrada, revelando diversos painéis que contam um pouco sobre como surgiu cada tipo de produto que acaba chegando no seu prato. Passa por todos os processos, deste o plantio até a colheita, envio, processamento, produção e distribuição.

Você também aprende sobre costumes alimentares de diversas outras culturas e países do mundo, e o mais legal é que cada setor possui algum tipo de interatividade com os visitantes, o que torna o museu ideal para levar crianças!

Endereço: Quai Perdonnet 25.

Preços: Adultos: 13 francos; Menores de 16 anos: 4 francos. Gratuito se tiver o Swiss Travel Pass.

Mais informações: alimentarium.org

3) Navegar pelo Lago de Genebra

Vevey tem diversas vinícolas espalhadas pela orla do lago, o que torna inesquecível a simples atividade de pegar um barco de estação Vevey-Marché. Como estávamos hospedados em Lausanne, fizemos a travessia entre essas duas cidades – mas esse não é o único trajeto disponível. Algumas embarcações vão inclusive para as cidades francesas à beira do Lac Léman.

Cais de Vevey

Cais de Vevey

Os barcos são tão charmosos que parecem um mini-cruzeiro – alguns deles, como o que a gente pegou, estão em atividade há mais de cem anos, desde os tempos da Belle Époque! Extremamente bem conservados e luxuosos como a região merece!

3em3-vevey-suica-barco-01

3em3-vevey_19

3em3-vevey_15

3em3-vevey_22

suíça_vevey_37

DCIM100GOPRO

Ô sorrisão!

3em3-suíça_vevey_12

As milenares vinícolas de Lavaux, listadas pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, são o pano de fundo para esse passeio.

3em3-suíça_vevey_7

Pera, que passeio que nada! Isso é uma linha regular do transporte público!

3em3-suíça_vevey_8

Essa Suíça…

Essa é a maneira ideal para contemplar as fantásticas margens do Lago de Genebra, ainda mais se você tiver um Swiss Travel Pass – ele dá acesso ao passeio. Bom, por mais aconchegante que seja lá dentro do navio, você não vai querer sair do convés com medo de perder alguma paisagem surreal passando lá fora. O único problema é que passa muito rápido, e você acaba desembarcando do passado pra voltar ao mundo real em um piscar de olhos…

3em3-vevey-suica-barco-02

Para mais informações sobre a linha, acesse cgn.ch.

Para se ter uma ideia de distâncias, olha aí a localização dos locais mostrados. É tudo muito perto, dá pra fazer tudo a pé:

E aí, pessoal? O que acharam deste episódio? Caso tenham alguma dúvida, crítica, elogio ou sugestão, entrem em contato conosco aí embaixo nos comentários! Vamos adorar respondê-las! :)

Nós visitamos a Suíça a convite da Switzerland Tourism, com apoio da Edelweiss.

Texto: Sidney Michaluate
Imagens: Sidney Michaluate / Tiago Caramuru / Anderson Spinelli
Edição: Sidney Michaluate / Anderson Spinelli

Comentários

Sobre o Autor
-

Sidney, ou Sido, é um nerd formado em Engenharia e Marketing. Trabalhou durante mais de 10 anos com logística – até descobrir que transportar a si mesmo pelo mundo é muito mais gratificante! Cinéfilo e viciado em promoções, mantém os blogs PromoSido, ApareSido e o projeto Já Viu Este Filme?