A partir de Montreux, na Suíça, você pode fazer alguns bate-voltas de trem incríveis! No último episódio, a gente mostrou o Trem do Chocolate e, hoje, o passeio do do dia é o Rochers de Naye!

Desde 1982, o estes vagões apertados e barulhentos tem feito o trajeto de uma hora entre Montreux e Rochers de Naye. A inclinação das montanhas é tão severa que as rodas são atreladas a correias pra que o trem possa vencer todos os túneis e morros que estão no caminho. Lá em cima, a mais de dois mil metros de altitude, você já pode dizer que teve a sensação de pisar nos Alpes Suíços. Como a região tem um microclima próprio, diferente de todo o resto da Suíça, o tempo deixa o passeio sempre único.

A Suíça é demais, né? Clique aqui e veja todos os nossos episódios nesse país fantástico!

3em3-rochers_de_naye_7
Todos os dias, o velho vagão parte montanha acima, de Montreux a Rochers de Naye.
3m3-rochers_de_naye_39
O trajeto, de cerca de uma hora, é lindíssimo.
3em3-rochers_de_naye_32
De túnel em túnel, de morro em morro, o trem alcança Rochers de Naye!
3m3-rochers_de_naye_40
A neblina é uma fiel companheira do Lago de Genebra.
3m3-rochers_de_naye_41
Parece um ponto turístico, mas é só onde as pessoas moram. Liga não, a Suíça é assim mesmo.
3em3-rochers_de_naye_14
Tá vendo o Castelo de Chillón lá embaixo? Veja como ele é,no episódio de Montreux: 3em3.com/montreux .

A gente teve que repetir porque, na primeira vez, era muita chuva, muita chuva mesmo. Não dava pra ver dois metros à frente por causa do nevoeiro. Na segunda tentativa, em compensação, o dia estava lindo e ensolarado. Não deu pra ver Montreux e o Lago de Genebra lá em baixo mas, na verdade, a sensação de estar acima das nuvens, literalmente, foi impagável.

E como ainda era verão, ainda conseguimos ver as marmotas e bodes que habitam o topo do Rochers de Naye. Eles saem pra tomar sol porque, no inverno, a temperatura baixa demais e fica impossível pros bichos darem uma voltinha. Claro que tem seu encanto – aqueles montes nevados, exatamente do jeito que você imagina os alpes e tudo mais, mas só no calor você pode sair andando livremente pelas trilhas que estão lá em cima, sempre revelando novas paisagens entre um mirante e outro.

3em3-rochers_de_naye_4
Pisar nos Alpes Suíços: checked!
3em3-rochers_de_naye_30
A sensação de caminhar acima das nuvens!
3em3-rochers_de_naye_27
3em3-rochers_de_naye_26
3m3-rochers_de_naye_37
Dá pra entrar na casa do maquinista, em pleno trajeto!
3m3-rochers_de_naye_38
3em3-rochers_de_naye_21

Há um restaurante panorâmico, o Plein Roc; Paraíso das Marmotas e Jardim Botânico, mas nada se compara as vistas. Vista roupas confortáveis, proteja a pele e encare uma das aventuras mais lindas da sua vida. Não há necessidade de guia: as trilhas são sinalizadas e o contato com a natureza é constante. Aliás a gente sempre associa Suíça só à luxo, modernidade, pontualidade, mas a verdade é que tem muita coisa linda e fácil de fazer pros amantes de natureza também! Além do dinamismo por alterar a paisagem completamente a cada vez que uma estação nova chega ou se despede.

3em3-rochers_de_naye_19
3em3-rochers_de_naye_25
Só no verão, você poderá ver as marmotas que habitam o Rochers de Naye!
3em3-rochers_de_naye_5
3em3-rochers_de_naye_20
Capricha, Sido! Essa vai ficar bonita.
3em3-rochers_de_naye_35

A diminuta vila de Glion é mais conhecida pela sua Universidade, que mais parece um castelo. A região da Suíça francesa tem escolas de turismo e hospitalidade conceituadíssimas e é comum acabar se deparando com ela delas. Se você estiver subindo de Montreux a Rochers de Naye, esta é a primeira parada – se esiver voltando, é a terceira. Na verdade, nós nem esperávamos parar aqui mas, conforme íamos olhando pela janela, vimos que precisávamos ver o lugar com mais calma! As vistas pro Lago de Genebra são lindas demais!

A rota de trem para o Rochers de Naye não está inclusa no Swiss Travel Pass, o bilhete único da Suíça. Preço: CHF 70,00 por adulto / CHF 35,00 com o Swiss Travel Pass. Guarde de 3 a 5 horas.

3em3-rochers_de_naye_18
Vale a pena descer na estação de Glion, também.
3em3-rochers_de_naye_11
Olha a vista de Montreux que você vai ter!
3em3-rochers_de_naye_10
3em3-rochers_de_naye_17
Como diria uma leitora nossa: parece até Gramado!

E não pensa que Monteux é só isso – temos vários episódios na região da Riviera de Montreux no canal, clique aqui e veja todos! Além disso, existem diversas opções de passeios e tours disponíveis para todos os gostos: clique aqui para uma lista bem completa ou escolha um abaixo para mais informações:

O 3em3 visitou a Suíça a convite do Switzerland Tourism e da Edelweiss.

Texto: Tiago Caramuru
Imagens: Tiago Caramuru / Sidney Michaluate
Edição: Tiago Caramuru / Anderson Spinelli

Onde ficar em Montreux

Encontramos algumas tarifas em oferta para se hospedar em Montreux, confira abaixo todas as promoções:

Booking.com

Não está se esquecendo de nada?

Vamos lá, o 3em3 vai te ajudar a não se esquecer de NADA, para fazer da sua viagem uma experiência inesquecível! Dá uma olhadinha nos seguintes itens:

• SEGURO

Seja prevenido: se for viajar, principalmente para o exterior, tenha um seguro-viagem! Nem todos os países do mundo possuem atendimento médico gratuito como o SUS no Brasil, e as contas de prontos-socorros, clínicas e hospitais costumam ser bem salgadas.

Então olha só que legal: entre no Seguros Promo e utilize o código 3EM315 para conseguir 15% de desconto em seu seguro-viagem! É super fácil pedir a cotação, é só colocar o destino, período da viagem e PRONTO! Você recebe rapidinho várias opções de seguros, para todos os bolsos!

Mas ó, não estamos falando só de acidentes e doenças, viu? Cancelamentos de voos, extravio de bagagem e vários outros perrengues podem ser compensados pela seguradora dependendo do plano escolhido, então escolha o seu com sabedoria! ;)

Dá uma olhada:

• PASSAGEM

Como você vai CHEGAR em seu destino? Seja qual for a cidade, é imprescindível que se faça uma boa pesquisa de preços de passagens aéreas: a diferença de uma companhia aérea pra outra ou até mesmo o mês da viagem pode ser gritante!

Clique aqui para ver diversas promoções de passagens para qualquer que seja o seu destino. O Passagens Promo é incrível para achar os melhores preços.

• INTERNET

Fala a verdade: por mais paradisíaco que seja o seu destino, não dá pra ficar offline o tempo inteiro, né? Seja para se localizar em um mapa, usar o GPS no carro, postar aquela foto fantástica nas redes sociais ou ver as notícias do dia, não dá mais pra viajar sem um smartphone conectado.

E o que acha de já ter internet no celular assim que o avião pousa no destino? Interessante, hein? Essa é a proposta de duas empresas que temos parceria: a Americachip e o OMeuChip: eles te entregam um chip ainda no Brasil, já habilitado nas operadoras internacionais, que você vai colocar no seu celular durante o voo. Chegou no país, PÁ: 4G na palma da sua mão! Faça a cotação das duas abaixo e veja qual vale mais a pena para você: sai mais barato do que pegar um plano pré-pago localmente!

Uma opção é o omeuchip.com, e com o código de desconto 3EM3 você ganha 15% de desconto quando for fechar! Se você acessar o site por este link aqui o código já aparece no carrinho! :)

Tem também o americachip.com! Utilize nosso link para ganhar um desconto no pedido. Fácil, né? Mas precisa usar este link aqui, ok?

• CARRO

Ah, eu sabia! Você já estava se esquecendo de alugar o carro, né? Olha que legal o conceito da Rentcars: você coloca a cidade onde quer alugar seu carro, o período, e ele faz a cotação em DEZENAS de empresas para buscar o melhor preço. Aí você escolhe se quer um compacto, de luxo, esportivo ou família. Muito fácil!

Clique aqui para conferir os preços ou já coloque os dados da viagem no banner abaixo para já fazer a procura diretamente! Sério, já testamos pelo Rentcars e sempre volta preços melhores do que se você fechasse diretamente com a locadora. É demais!


E é isso, esperamos que você faça uma ótima viagem e vamos querer saber como foi! Comenta aí embaixo ou procure pela gente no Facebook, Twitter ou Instagram: a gente adora receber o feedback dos espectadores! :)

Tiago Caramuru

Desde que descobriu que viajar é possível, viciou. Muita disciplina financeira, um pouco de sorte. Nada como uma viagem após a outra. Escreve o blog Esvaziando a Mochila desde 2009. Publicou, em 2014, o trabalho fotográfico Rumo às Primeiras Mil Viagens, compilação de 100 retratos e paisagens feitos pelo mundo, durante quatro anos.

Ver todos os posts

Vai pra onde?

Prêmio Europa 2019

Benefícios 3em3

Booking.com





Seguros Promo

Social

/3em3tv
3em3 no FB

/3em3tv


/3em3tv
3em3 no Insta