Lausanne (Suíça) – 3 Lugares para Conhecer em Lausanne

Localizada a apenas 62 km de Genebra, Lausanne é a segunda maior cidade da região do Lago de Genebra. As ladeiras e escadas são a principal característica desta vibrante cidade universitária que é sede do COI, o Comitê Olímpico Internacional – o que lhe dá status de capital olímpica do mundo.

3em3-lausanne-suica-promenade-thumb

 

Vamos mostrar aqui 3 lugares imperdíveis para se visitar ao conhecer a cidade. Vamos lá?

1) Promenade e Centro Histórico

A Promenade é como se fosse o calçadão de Lausanne. De frente para o Lago de Genebra, é nesta rua que os moradores da cidade vem para descansar, se exercitar ou simplesmente dar uma caminhada.

3em3-suíça_lausanne_5

3em3-lausanne-01

DCIM101GOPROGOPR9002.

3em3-lausanne_34

Mas não se limite a ficar só por lá. Entrando para o centro você encontra diversos cafés, bares e restaurantes – além de um centro comercial bem completo.

3em3-suíça_lausanne_1

3em3-suíça_lausanne_18

3em3-lausanne_23

É tudo muito perto, dá pra fazer tudo a pé – mas não se envergonhe se escolher pegar o metro: a cidade é um mar de ladeiras com escadas pra todo o lado!

3em3-lausanne-02

2) Catedral de Lausanne

A Catedral de Notre Dame de Lausanne começou a ser construída em 1170, mas só foi consagrada pelo Papa Gregório X mais de cem anos depois: em 1275.

DCIM101GOPROGOPR8922.

DCIM101GOPROGOPR8915.

Tente assistir uma apresentação do orgão, ele é um instrumento único! Custou 6 milhões de francos suíços – mais ou menos 19 milhões de reais – e tem mais de 7000 tubos com 40 toneladas! =O

3em3-lausanne_10

Se você estiver com fôlego, mediante o pagamento de uma entrada dá pra subir nas torres da igreja para ter uma visão panorâmica da cidade:

3em3-lausanne-catedral-01
DCIM101GOPROGOPR8950.

Dá pra ver a cidade inteira lá de cima: garantia de belas fotos enquanto você admira os telhados, praças, ruas e pessoas à beira do Lago de Genebra. É uma ótima maneira de conhecer a cidade em uma refrescante e exclusiva varanda!

3em3-lausanne_12
3em3-lausanne_17
3em3-lausanne_14
3) Museu Olímpico
Lausanne é a sede do COI – o Comitê Olímpico Internacional – o que faz dela a capital olímpica mundial! E nada como visitar um dos maiores museus esportivos do mundo ao visitar esta cidade.
O Musée Olympique, ou Museu Olímpico, fica na Promenade bem de frente ao Lac Léman e é parada obrigatória caso você visite a cidade: é uma viagem ao mundo dos esportes!
3em3-lausanne-museuolimpico-03

Antes mesmo de chegar no prédio você já consegue ficar no clima olímpico: no jardim do museu há diversos painéis, esculturas e referências ao maior evento esportivo do mundo!

3em3-lausanne-museuolimpico-07

Dentro do museu você vai encontrar toda a história do esporte, mesmo antes dos Jogos Olímpicos:

3em3-lausanne-museuolimpico-01
3em3-lausanne_27

O acervo é gigantesco, com replicas de todas as tochas ja utilizadas nas Olimpíadas – tanto as de verão quanto as de inverno – além de diversos itens como mascotes, maquetes e produtos comercializados durante todos os Jogos!

3em3-lausanne_28

3em3-lausanne-museuolimpico-04

3em3-lausanne_30

Existem também pecas originais de vestuário, tanto dos shows de abertura/encerramento quanto das competições, que foram cedidas pelos atletas… E você ainda pode ver e sentir de perto seus acessórios!

3em3-lausanne-museuolimpico-05
3em3-lausanne_32
3em3-lausanne-museuolimpico-02
Mas a parte mais legal é, sem dúvida, a das medalhas: dá pra ver o modelo de todas as cobiçadas joias desde 1896!
3em3-lausanne-museuolimpico-06
Preço: 18 francos suíços. Crianças e adolescentes até 16 anos pagam 10 francos suíços.
Horário: diariamente das 10 às 18h, fecha às segundas.
Mais informações: olympic.org/museum
Bônus: Le Flon
Le Flon é o bairro moderninho de Lausanne. Relativamente novo (até alguns anos atrás era uma área abandonada da cidade), se transformou em um animado centro cultural, comercial e de entretenimento de dia, e de noite é onde abriga os bares e restaurantes descolados daqui.
3em3-lausanne-flon-01
Se quiser fazer um happy-hour ou sair pra noite, este é o seu destino. Um ótimo lugar para terminar o seu dia!
3em3-lausanne-flon-02
Para se ter uma ideia de distâncias, olha aí a localização dos locais mostrados. É tudo muito perto, dá pra fazer tudo a pé:

E aí, pessoal? O que acharam deste episódio? Caso tenham alguma dúvida, crítica, elogio ou sugestão, entrem em contato conosco aí embaixo nos comentários! Vamos adorar respondê-las! :)

Nós visitamos a Suíça a convite da Switzerland Tourism, com apoio da Edelweiss.

Texto: Sidney Michaluate
Imagens: Sidney Michaluate / Tiago Caramuru / Anderson Spinelli
Edição: Sidney Michaluate / Anderson Spinelli

Comentários

Sobre o Autor
- Sidney, ou Sido, é um nerd formado em Engenharia e Marketing. Trabalhou durante mais de 10 anos com logística - até descobrir que transportar a si mesmo pelo mundo é muito mais gratificante! Cinéfilo e viciado em promoções, mantém os blogs PromoSido, ApareSido e o projeto Já Viu Este Filme?