Islândia – Episódio 1 – 3 passeios para se fazer a partir de Reykjavik

O 3em3 finalmente chegou na Islândia, o fantástico, gelado, surpreendente e isolado país da Europa! Faremos uma série de episódios mostrando toda a ilha, e neste vídeo mostramos 3 passeios incríveis para se fazer saindo de sua capital Reykjavik. Vamos lá?

Veja todos os episódios que fizemos na Islândia até agora:

Islândia Ep.02 – 3 maravilhas naturais do sul do país (Cachoeiras Skógafoss e Seljalandsfoss, Seljavallalaug)

1) Silfra

No meio do Parque Thingvellir, a aproximadamente 40 km de Reykjavik, está Silfra: um lago especial e único, pois fica exatamente onde se juntam as placas tectônicas da América do Norte e da Europa! =O

E o melhor jeito de explorar a área é com a DIVE.IS: mergulhando! Fizemos uma inacreditável flutuação nestas águas!

O ponto de encontro é no furgão deles, bem do lado do lago, e depois de um briefing rapidinho a gente veste o dry suit, um neoprene especial. A temperatura da água é de aproximadamente 2ºC, mas fique tranquilo: essa roupa não deixa você sentir frio! Apesar das mãos e parte do rosto encostar na água, é perfeitamente suportável.

Você vai ficar entre 30 e 40 minutos na água, passando bem no meio das placas: de um lado está a América e do outro a Europa! É uma vista surreal!

Os grupos tem lotação máxima e são muito procurados, reserve antecipadamente seu mergulho no dive.is para não ficar passando vontade! Este passeio de snorkel sai por aprox. 120 euros dependendo da época. Existem opções de mergulho com cilindro também.

Ah, e se você você não tiver uma câmera subaquática, eles tiram algumas fotos do grupo e cobram baratinho pelo pacote – se você estiver em grupo, um compra o pacote e divide com a galera toda! Vale a pena:

2) Into Ice and Lava

Fizemos com a Reykjavik Sightseeing um incrível passeio chamado Into Ice and Lava, onde visitamos uma caverna de gelo e uma caverna de lava na Islândia! =O

O dia começa bem cedinho, com uma van da empresa nos pegando no hotel onde estamos hospedados. Durante o percurso, de aproximadamente 2 horas, você ganha um audioguia que vai falando sobre os locais que passamos de acordo com o GPS. Aí você chega em Husafell.

Husafell é a base de onde saem os dois passeios do dia. O primeiro é para a caverna de gelo, onde entramos na geleira Langjökull com um caminhão especial – demais! E depois de uns 20 minutinhos de paisagens fantásticas, com muita neve, é só descer e correr em direção à caverna.

Lá dentro, a guia te leva em vários aposentos falando diversas curiosidades do lugar – inclusive como a caverna foi construída e que é possível beber de suas paredes… rs

O tour dentro da caverna dura aproximadamente 1 hora! E acreditem, o tempo lá dentro passa rapidinho explorarando esse labirinto de gelo subterrâneo…

De volta a Husafell, agora é hora de pegar a van para a caverna de lava! O carro nos deixa bem pertinho da entrada da caverna Vidgelmir, a maior da Islândia e uma das maiores cavernas de lava do mundo!

Há uma plataforma de madeira no caminho inteiro, você não precisará pisar em nenhuma pedra durante o percurso – o que facilita bastante a visita. Ao todo, são aproximadamente duas horas de passeio com estalagmites de gelo e pedras de muitas cores, tudo bem explicadinho por um guia muito bem informado. E depois de ver as várias formas de lava presentes no lugar, é hora de voltar.

Na volta para Reykjavik, ainda fizemos duas paradas: nos gêiseres que tem lá perto e para ver uns cavalíneos amiguinhos, que estavam nos observando na beira da estrada.

O passeio custa aproximadamente 360 euros e dura o dia inteiro. O agendamento pode ser feito no site reykjaviksightseeing.is – é só clicar aqui.

3) Blue Lagoon

A aproximadamente 50 km de Reykjavik, a Blue Lagoon é uma das atrações mais famosas da Islândia, e não é pra menos: é um conjunto de piscinas aquecidas com 9 milhões de litros de água, que se renovam naturalmente a cada 40 horas!

A Blue Lagoon nasceu em 1976, era a água que saía de uma usina geotérmica construída no local. Os trabalhadores de lá começaram a se banhar na água – rica em sílica, algas e minerais – e viram que fazia muito bem pra pele.

Apesar de quando fomos a temperatura fora d’água estar 3ºC, com muito vento e nevando, a temperatura da água é sempre aproximadamente 38ºC. Depois de entrar no spa você pode ficar o quanto tempo quiser dentro água, até porque tem bastante coisa pra se fazer por lá, como visitar a cascata, a capela ou o mini spa no meio da piscina onde você pode fazer seu tratamento de pele com máscaras de sílica (incluídas na entrada) ou algas (a partir do plano Comfort).

Ah, visite o bar molhado também, onde você pode tomar uma variedade de cervejas locais (essa Gull é ótima!) e outras bebidas enquanto confere o pôr do Sol de dentro da água!

Existe um número máximo de pessoas ao mesmo tempo no balneário, então reserve sua entrada antecipadamente pelo site bluelagoon.com para não ter surpresas – o local costuma lotar na alta temporada. Ingressos a partir de aprox. 46 euros.

Sugestão de Hospedagem em Reykjavik: Hotel Klettur

Em Reykjavik nós nos hospedamos no excelente Hotel Klettur, uma ótima opção extremamente bem localizada pertinho do centro comercial e atrações turísticas da cidade. Eles possuem uma excelente área de lazer e um café da manhã delicioso, que é muito importante pra aguentar o frio da Islândia.

 

Reservas: Hotel Klettur

Sugestão de Hospedagem em Keflavik: Eldey Airport Hotel

Se você for visitar a Blue Lagoon e quiser uma opção de hospedagem em Keflavik, recomendamos o Eldey Airport Hotel, um bed and breakfast simples e aconchegante pra passar uma noite tranquila depois do spa – o café da manhã de lá é muito gostoso também! :)

Reservas: Eldey Hotel

Como se locomover na Islândia?

A melhor opção é, sem dúvidas, alugar um carro. Os lugares visitados são distantes entre si e acaba sendo muito prático ter um carro em mãos do que andar de transporte público – principalmente se você quiser explorar o interior do país! :)

Nossa opção aqui foi com a Sixt Rent a Car Iceland, uma locadora de automóveis de primeira linha que te trata extremamente bem e só tem carros ótimos! Quer ver? Dá uma olhada no site deles e faça uma cotação, vale muito a pena: sixt.is

Olha, ficamos apaixonados pela BMW M1 que pegamos com eles… Pedi para trazer para o Brasil mas não deixaram… =D

Não esqueça seu seguro-viagem!

A Islândia faz parte do Tratado de Schengen que, resumindo, é um acordo entre alguns países europeus pela livre passagem de viajantes entre si. Porém, há uma necessidade de um SEGURO para que a pessoa esteja protegida caso aconteça algo neste país.

Apesar de no nosso caso não terem solicitado mostrar a apólice na imigração, isso pode acontecer – e você ter a entrada barrada no país! Então não arrisque, vá com um seguro-viagem!

Sempre que viajamos para o exterior fazemos o nosso seguro com a GTA – Global Travel Assistance, pra não ter nenhuma dor de cabeça. Há diversos usos possíveis do seguro, como perda de malas em cias aéreas, acidentes, pronto socorro, etc. A gente espera nunca usar, mas se acontecer algo é muito bom ter! :)

Então clique aqui e faça sua cotação!

Precisa de internet móvel? Claro que sim, né?

Não dá pra ficar sem Whatsapp, Facebook, Twitter e afins no exterior, né? Então olha só essa dica: entre no site easysim4u.com e faz uma cotação de quanto fica um chip de celular e o plano de dados para o período que você for ficar fora do país!

É muito prático: o EASYSIM4U te envia o chip/SIM card aqui mesmo no Brasil, e no avião você já o coloca no celular – pra chegar no país e já ter acesso à internet!

Vou falar pra vocês: é uma BAITA mão na roda chegar no país já com internet. Já tinha GPS pra chegar no hotel, internet pra procurar onde comer e Instagram pra mostrar todos os stories da viagem em tempo real! :)

E aí, pessoal? O que acharam deste episódio? Caso tenham alguma dúvida, crítica, elogio ou sugestão, entrem em contato conosco aí embaixo nos comentários! Vamos adorar respondê-las! :)

Texto: Sidney Michaluate
Imagens: Sidney Michaluate
Edição: Sidney Michaluate / Anderson Spinelli

Comentários

Sobre o Autor
-

Sidney, ou Sido, é um nerd formado em Engenharia e Marketing. Trabalhou durante mais de 10 anos com logística – até descobrir que transportar a si mesmo pelo mundo é muito mais gratificante! Cinéfilo e viciado em promoções, mantém os blogs PromoSido, ApareSido e o projeto Já Viu Este Filme?