Interlaken (Suíça) – 3 passeios obrigatórios para quem visita a cidade

A pouco menos de 2 horas de Lucerna está uma das cidades mais charmosas da Suíça: a pacata Interlaken. Espremida entre dois belíssimos lagos e cercada de altas montanhas, ela ainda reserva diversas atrações tanto pra quem gosta de esportes radicais quanto pra quem prefere relaxar e apreciar a paisagem.

3em3-suica-interlaken01

3em3-suica-interlaken02

3em3-suica-interlaken03

Fizemos 3 passeios imperdíveis pra quem visita a cidade:

1) Harder Kulm

O primeiro deles foi o Harder Kulm, um mirante localizado a 1.300 metros de altitude, que permite uma vista panorâmica de toda a região. O trajeto é feito por um funicular e dura 8 minutos desde a estação até o topo.

Lá de cima, é possível ver os incríveis lagos de Brienz, à esquerda, e Thun, à direta. Entre eles, a cidadezinha de Interlaken que, como o próprio nome já indica, fica entre lagos. Ao fundo, as imponentes montanhas Jungfrau, Eiger, Mönch. Dá vontade de passar horas e horas só observado aquele cenário surreal.

Além da plataforma de observação, o local conta com um aconchegante restaurante com estilo Art Noveau. Vale a pena comer por lá e apreciar a paisagem. Se bater uma dúvida do que pedir, vá de fondue de queijo ou peça o prato típico suíço: a batata rösti.

Valor do ingresso: 30 CHF (a atração funciona apenas de Abril a Outubro).
Mais informações: http://shop.jungfrau.ch

3em3-suica-harderkulm01

Plataforma de observação no Harder Kulm – Foto: Switzerland Tourism

3em3-suica-harderkulm05

Selfie com Interlaken ao fundo

3em3-suica-harderkulm03

Interlaken no verão – Foto: Switzerland Tourism

3em3-suica-harderkulm02

Interlaken no inverno – Foto: Switzerland Tourism

3em3-suica-harderkulm04

Lago Brienz

Em um dos países mais ricos do mundo, luxo é poder ir de trem pra todo lado, andar de barco a preço de transporte público e ainda fazer um monte de coisas de graça! Todos os episódios sobre a Suíça:

Zurique – 3 coisas para fazer de graça no motor econômico da Suíça.
Thun – 3 motivos para visitar a cidadezinha medieval.
Lucerna – 3 razões pelas quais ela é a síntese da Suíça.
Suíça Central – 3 atrações imperdíveis a partir de Lucerna.

2) Jungfraujoch

O passeio ao Top of Europe, como é conhecido o Jungfraujoch, é um dos mais populares da Suíça. E não é pra menos: lá você encontra a estação de trem mais alta da Europa, com 3.454 metros de altitude.

Antes mesmo de chegar ao topo da montanha, o passeio já começa a valer a pena. É que o percurso de trem, que dura cerca de 2 horas e meia, pode ser facilmente considerado parte da atração.

3em3-suica-jungfraujoch02

As paisagens vistas durante o trajeto parecem ter saído dos mais belos cartões postais. É possível subir por um caminho e descer por outro. Na ida, fomos por Lauterbrunnen e, na volta, passamos por Grindelwald, certamente um dos vilarejos mais bonitos da Suíça.

É altamente recomendável ir com roupas de frio, já que há neve na montanha durante o ano todo, inclusive no verão! Vale a pena levar água também em função da altitude.

3em3-suica-jungfraujoch04

Grindelwald

3em3-suica-jungfraujoch05

Vilarejos no caminho do Jungfraujoch

3em3-suica-jungfraujoch06

Estação de trem em Kleine Scheidegg

Uma vez no topo, há diversas atrações como o enorme Palácio de Gelo, o divertido Snow Fun, e o incrível Sphinx, que é a plataforma de observação em um dos pontos mais altos da Europa. Há ainda a loja de chocolates mais alta do continente: a Lindt Swiss Chocolate Heaven.

3em3-suica-jungfraujoch01

Sphinx – Foto: Jungfrau Railways

3em3-suica-jungfraujoch03

Selfie no Sphinx

Pelo fato da viagem ser um pouco longa e haver muitas coisas para ver e visitar, o ideal é dedicar um dia inteiro para esse passeio. E na hora que bater a fome, você pode se alimentar em um dos 3 restaurantes do complexo: o Crystal, o Aletsch Selfservice ou o Indian Cuisine.

É importante verificar a previsão do tempo e programar a viagem, se possível, para um dia de sol.

Valor do ingresso: cerca de CHF 200. Varia de acordo com o trajeto e/ou tipos de pacotes.
Mais informações: http://www.jungfrau.ch/

3) JetBoat Interlaken

Se você estiver a procura de passeios com um pouco mais de emoção, vá até o JetBoat Interlaken. Com um visual de tirar o fôlego, o passeio dura pouco mais de 1 hora. O capitão interage o tempo todo com os passageiros e, com um sinal com o dedo, avisa que um 360º com o barco está por vir.

3em3-suica-jetboat01

O boat sai de Bönigen e faz todo o trajeto nas águas turquesas do lago Brienz. São aproximadamente 30 km de paisagens espetaculares e uma breve pausa para contemplar as 14 cascatas da Giessbach Waterfalls. Durante o passeio, são feitas várias fotos do grupo com uma GoPro instalada na frente do barco.

Valor do ingresso: CHF 99 (adultos) e CHF 69 (crianças até 16 anos).
Mais informações: http://jetboat.ch

3em3-suica-jetboat02

3em3-suica-jetboat03

3em3-suica-jetboat04

Comentários

Sobre o Autor
- Formado em Publicidade e pós-graduado em Marketing, descobriu o gosto por viajar em 2009, após fazer um curso de Planejamento Estratégico na Califórnia. De lá pra cá, transformou a vida em uma partida de War e já conquistou 27 países. Em 2013, deu início ao projeto Destinos Imperdíveis.