Campos dos Goytacazes (Brasil) – Trilhas e cachoeiras pelo interior do Rio de Janeiro

Campos dos Goytacazes é a sétima cidade mais rica do Brasil. Ainda mais impressionante: é uma das mais antigas. Se hoje a economia do lugar gira em torno do petróleo, Campos carrega em seu nome a origem indígena do lugar – Goytacazes eram os habitantes da tribo que vivia no local antes de se iniciar a invasão e colonização européia.

A dica mais valiosa para Campos: pegue um carro. Maior cidade do interior do Rio de Janeiro, Campos está diretamente relacionada ao trabalho. Para a noite, há ótimas opções para comer e beber mas, durante o dia, o mais interessante de Campos é mesmo explorar os arredores.

1)  Morro do Itaóca

A menos de 20km de distância está o Morro do Itaóca, ou Morro do Rato. Uma trilha bem sinalizada d 3.5 km leva você ao topo do mirante pra ver as montanhas ao redor e ter um momento de paz. Dá pra subir de carro se o pulmão arriar. É possível avistar as fazendas, rios e morros que cercam a cidade por dois ângulos: o primeiro é o da rampa de parapente e, um pouco mais a frente, há um espação descampado onde o pessoal faz pic-nic e fica curtindo a calmaria.

2) Sossego do Imbé

Campos é uma cidade gigantesca. O centro urbano, na verdade, não é assim tão grande. Mas se colocarmos juntos todos os distritos que a cercam, ela chega até a fronteira com o Espírito Santo. Na verdade isso é muito comum nas cidades interioranas do Brasil e, vizinha de Campos, Santa Maria Madalena convive com o mesmo fenômeno. E aí, o distrito que você vai procurar pra percorrer o caminho da felicidade é Sossego do Imbé, a duas horas de carro de Campos. Popular entre a galera que não quer ficar paradona na cidade, esse lugar tem cachoeiras lindas, como a Cachoeira do Roncador, Poço do Egito e Cachoeira da Babilônia.

Use seu aplicativo de navegação ou pegu carro com GPS: é complicado chegar lá só pela sinalização. E claro, isso tudo também tem seu ponto positivo: as cachoeiras são praticamente só suas! E tudo de graça.

Nós passamos a tarde na Cachoeira do Roncador, que tem uma queda suave um poço extenso, além da possibilidade de se caminhar até a nascente superior e suas piscinas naturais.

3) Comfort Hotel Campos dos Goytacazes

Pertinho do centro e, ao mesmo tempo, próximo do aeroporto e da rodoviária, o Comfort Hotel, onde a gente ficou, tem o melhor custo x benefício de Campos dos Goytacazes. Ele se encaixa em qualquer tipo de viagem, seja a lazer ou trabalho. Quartos espaçosos e confortáveis, café da manhã cortesia e internet grátis. Não vale a pena ficar passando perrengue por aí quando você sabe que pode cacifar um quarto desses por menos de R$ 200,00 por dia.

E como localização é tudo, ali perto você ainda pode caminhar até o sofisticado restaurante Romano, a despretensiosa Choperia Aquariu’s ou comer uma pizza bem feita no Speciale.

Viagem patrocinada pela Atlantica Hotels. A Atlantica tem o hotel certo pra você. Escolha em: atlanticahotels.com.br .

Texto: Tiago Caramuru
Imagens: Tiago Caramuru
Edição: Sidney Michaluate / Anderson Spinelli

 

Comentários

Local: Brasil
Sobre o Autor
-

Desde que descobriu que viajar é possível, viciou. Muita disciplina financeira, um pouco de sorte. Nada como uma viagem após a outra. Escreve o blog Esvaziando a Mochila desde 2009. Publicou, em 2014, o trabalho fotográfico Rumo às Primeiras Mil Viagens, compilação de 100 retratos e paisagens feitos pelo mundo, durante quatro anos.