Brasília (Distrito Federal) – O que conhecer na capital do Brasil

Acontece tanta coisa ruim na política brasileira que Brasília é até mal-vista por grande parte dos brasileiros: um grande equívoco, pois – apesar de tudo – a cidade é maravilhosa!

Se você for visitar a capital do Brasil, seja a passeio ou a trabalho, você tem diversas opções de entretenimento espalhadas pela cidade. É importante saber como o centro dos poderes no país funciona, e é muito mais fácil entender in loco.

Venha conosco embarcar nesta cidade em forma de avião! Separamos aqui alguns lugares chave para você passar ótimos momentos na cidade:

1) Praça dos Três Poderes

A Praça dos Três Poderes é, literalmente, onde ficam as cúpulas dos três poderes brasileiros: o Executivo, o Judiciário e o Legislativo. Olhando a cidade por cima, ficaria exatamente no cockpit do avião, a cabine de comando brasileira!

Praça dos Três Poderes

Estátua Os Calangos com o Palácio do Planalto ao fundo

Os três prédios ficam ao redor da enorme praça:

O Poder Executivo é representado pelo Palácio do Planalto, onde podemos falar resumidamente que é o escritório oficial do Presidente da República.

Palácio do Planalto

O Poder Legislativo é representado pelo Congresso Nacional, o famoso prédio com os dois pratos: um virado para cima e outro para baixo. É a casa da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Congresso Nacional

Já o Poder Judiciário é representado pelo STF, ou Supremo Tribunal Federal. Logo na entrada do prédio já vemos a estátua da Justiça, mostrando que é lá a maior instância do poder judiciário brasileiro.

Sede do STF

Infelizmente não conseguimos visitá-los por dentro pois quando visitamos Brasília estavam tendo algumas manifestações, mas você pode visitá-los em tours guiados gratuitos: é só fazer o agendamento pelos respectivos websites! É só clicar: Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional.

Além dos prédios ao redor, a praça também possui um pequeno museu com uma maquete de Brasília, a famosa escultura Os Candangos e o Mastro da Bandeira, que possui permanentemente a maior bandeira hasteada do mundo, com 286 m2: é do Brasil-il-il!

2) Eixo Monumental

É impressionante o número de locais que podem ser visitados nesta avenida que corta Brasília. Se considerarmos o desenho de avião da cidade, ela é como se fosse o corpo da aeronave! Saindo da Praça dos Três Poderes, fomos caminhando por diversos pontos- chave da avenida:

Palácio do Itamaraty

O Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores e, sem dúvidas, uma das obras arquitetônicas mais bonitas da cidade. Este órgão é responsável pela política externa e relações internacionais do Brasil, além de promover os interesses do Brasil no exterior.

Palácio do Itamaraty

Ministério das Relações Exteriores recebendo o 3em3 com honras de Estado! =D

Fizemos o tour guiado (gratuito, é só agendar a sua visita aqui) e pudemos ver de perto o hall, o jardim de inverno, os aposentos do palácio e a sua cobertura. Imperdível!

A cobertura e seu jardim de inverno

Esplanada dos Ministérios

Esta área do Eixo Monumental é onde ficam os 17 edifícios dos Ministérios do Brasil, harmoniosamente distribuídos pela avenida.

Esplanada dos Ministérios

Catedral de Brasília

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, ou simplesmente Catedral de Brasília, é uma das obras mais belas da capital brasileira. Por fora, nem tento… Mas ao entrar na igreja, a vista dos vitrais é incrível!

Interior da Catedral de Brasília

Museu Nacional

O Museu Nacional de Brasília fica ao lado da Catedral e, com sua bela forma de cúpula, abriga mostras e exposições de diversos artistas renomados em seus mais de 14 mil m2. A entrada é gratuita.

O magnífico Museu Nacional

Interior do Museu Nacional de Brasília

Sempre há mostras de diversos artistas renomados

Torre de TV

A Torre de TV de Brasília é uma atração obrigatória da capital federal! Com 224 metros de altura, ela fica exatamente no centro da cidade. Subindo gratuitamente até o seu mirante, a 75 metros do solo, você consegue uma visão panorâmica do Eixo Monumental, incluindo a Esplanada dos Ministérios, o Congresso Nacional e o estádio Mané Garrincha. É maravilhoso!

Vista da Esplanada de dia…

… e de noite!

A visão lá de cima de manhã e à tarde é muito diferente. Recomendamos que visite a Torre no final da tarde para pegar um fantástico por-do-Sol por lá, para logo depois ainda conferir a Fonte Luminosa, bem abaixo dela.

Fonte logo abaixo a Torre de TV

Estádio Mané Garrincha

A um custo de mais de 1,5 BILHÃO de reais, o glorioso estádio Mané Garrincha foi completamente reformado para abrigar jogos da Copa de 2014. Não sabemos dizer se valeu a pena, mas acredite: é um estádio maravilhoso!

Estádio Mané Garrincha

Hoje ele comporta 72 mil pessoas, sendo o segundo maior estádio brasileiro – atrás apenas do Maracanã. Desperdício fazer um estádio desses em um estado onde não há nenhuma tradição futebolística? Imagina! Quando estivemos lá ia rolar a final do Candangão 2017 com expectativa de 500(!) pagantes. =D

Custou caro, mas ficou bonito!

Você pode visitá-lo aos sábados em tours guiados gratuitos, veja como clicando aqui.

Memorial JK

O Memorial JK é um museu dedicado ao ex-presidente brasileiro Juscelino Kubitschek, fundador da cidade de Brasília.

O exterior do Memorail JK é espetacular!

Conversando com JK e a Sarah :)

No local, inaugurado em 12 de setembro de 1981, encontram-se diversos pertences do ex-presidente, como sua biblioteca e fotos pessoais, além de abrigar o corpo dele em um lindo mortuário.

Mortuário com os restos mortais de Juscelino

O ingresso custa R$ 10 (inteira). Mais informações aqui.

3) Pontão do Lago Sul

O Pontão do Lago Sul é um centro de lazer e entretenimento em uma localização extremamente bonita: o Lago Paranoá! E o melhor jeito de explorà-lo é embarcar em um catamarã para navegar pelas águas deste lago até a Ponte JK.

Pontão do Lago Sul sob os olhos do 3emDrone

Catamarã – Mar de Brasília

Ponte JK

Esse lago é tão grande que nem dá pra imaginar que ele é artificial – isso mesmo, ele foi construído junto com Brasília! O passeio tem pouco mais de uma hora – tempo ideal pra tirar muitas fotos e relaxar, e ainda voltar a tempo de curtir o por do sol. A paisagem é fantástica!

Peça uma bebida e curta o por-do-Sol!

Aproveite para sentar em um dos vários restaurantes do local virado para o lago e faça uma refeição de qualidade com uma vista incrível.

Veja os locais visitados no mapa:

Onde Ficar

Brasília

Nós nos hospedamos no Comfort Suites Brasília, cuja localização é excelente: ele fica no setor hoteleiro, muito próximo à Torre de TV: ou seja, exatamente no meio da cidade com fácil acesso a tudo!

Faça sua reserva clicando aqui.

Taguatinga

Outra opção de hospedagem é o Park Inn de Taguatinga, cidade-satélite que fica a apenas 30 minutinhos de metrô de Brasília. Ele fica a apenas 3 km do Taguaparque, uma boa opção de passeio ao ar livre caso se hospede na cidade.

Você pode fazer sua reserva clicando aqui.

Taguaparque

Viagem patrocinada pela Atlantica Hotels. A Atlantica tem o hotel certo pra você. Escolha em: atlanticahotels.com.br .

Texto: Sidney Michaluate
Imagens: Tiago Caramuru / Sidney Michaluate
Montagem: Sidney Michaluate
Edição: Sidney Michaluate / Anderson Spinelli

Comentários

Sobre o Autor
-

Sidney, ou Sido, é um nerd formado em Engenharia e Marketing. Trabalhou durante mais de 10 anos com logística – até descobrir que transportar a si mesmo pelo mundo é muito mais gratificante! Cinéfilo e viciado em promoções, mantém os blogs PromoSido, ApareSido e o projeto Já Viu Este Filme?