Belfast (Irlanda do Norte) – 3 passeios em 3 minutos

Belfast é a capital da Irlanda do Norte, e a segunda maior cidade na ilha da Irlanda. O nome vem de Béal Feirste, que em irlandês significa “Boca do Farset” – o nome do rio onde a cidade se ergueu.

É uma cidade dividida – apesar de hoje estarem em trégua, ainda existe uma enorme tensão entre católicos e protestantes – ou nacionalistas e leais, como são comumente chamados. Tanto que existem toques de recolher e alguns bairros são até fechados para circulação durante a noite. Vocês já assistiram o filme Em Nome do Pai? Pois é, esta é a cidade natal de Gerry Conlon – rapaz que foi confundido pela polícia como sendo autor de um atentado do IRA em Londres.

MAS, apesar disso tudo, fiquem tranquilos. Turistas são muito bem tratados por onde passam e pode-se conhecer esta histórica cidade sem problemas. Tanto que, neste episódio, mostramos 3 tours imperdíveis da região. Vamos lá?

1) Game of Thrones Tour

O que você acha de visitar Westeros? Neste tour, você visitará as terras de Winterfell, uma das torres dos Frey, o acampamento do exército de Robb Stark, as florestas para lá do muro… Enfim, uma imersão nos locais onde gravaram uma das séries mais fantásticas da atualidade: Game of Thrones! Tudo sempre acompanhado de um excelente guia, que te mostra in loco quais cenas foram rodadas em cada local visitado.

img_belfast_gotmap

E o passeio não fica só nas visitas… É possível ver diversas armas utilizadas na gravação dos episódios, além de poder alugar roupas a caráter e treinar com espadas e arco-e-flecha e, quem sabe, até ter a sorte de ver algumas cenas sendo gravadas!

img_got

Faça sua reserva com antecedência no site gameofthronestours.com, pois o passeio costuma lotar. Custa 40 libras.

2) Titanic Museum

Poucos sabem, mas foi em Belfast que o navio mais famoso do mundo foi construído. E é do lado do estaleiro de onde surgiu o colossal transatlântico que está o Titanic Belfast.

O museu possui diversas exposições, que incluem peças recuperadas do fundo do oceano, passeios virtuais pelo interior do navio, filmagens em 360º dos destroços e detalhes minuciosos de como foi a colisão com o iceberg.

img_titanic

Existem diversas opções de ingressos, onde o preço varia entre 10 e 20 libras. Podem ser comprados com desconto aqui.

3) Giant’s Causeway

O que você acha de conhecer uma praia com aproximadamente 40 mil colunas de basalto em forma de hexágono, compondo uma paisagem digna de ficção-científica? Formadas por uma erupção vulcânica ocorrida à milhões de anos, essas rochas formam a “Calçada dos Gigantes” na costa norte da Irlanda do Norte. Mas qual a razão deste nome?

Diz a lenda que, muito tempo atrás, um gigante irlandês chamado MacCool desafiou o gigante escocês Benandonner para uma luta. O problema é que não existia embarcação grande o suficiente para um chegar ao outro. A solução? Construir uma calçada ligando os dois países usando inúmeras colunas de pedra. Assim, Benandonner aceitou o desafio e viajou pela calçada ate à Irlanda… Ele era mais forte e muito maior do que MacCool e, assim que percebeu isso, a esposa do gigante irlandês o vestiu de bebê. Quando o gigante escocês chegou, viu o bebê e pensou Se o bebê é deste tamanho, imagine o pai!, e fugiu de volta para a Escócia. E para ter certeza de que não seria perseguido, destruiu a estrada enquanto corria… Só restando as pedras do local.

img_giants

Bom, como vocês podem ver no vídeo, as paisagens são fantásticas e realmente vale a visita. Diversas operadoras fazem o tour para lá, de dia inteiro, saindo de Belfast  e com diversas paradas pelo caminho. Antes de fechar o passeio, tenha certeza  de que um dos locais visitados seja a estonteante Carrick-A-Rede – uma pequena ilha onde só é possível chegar por uma ponte de corda de 20 metros de comprimento, a uma altura de 30 metros do nível da água! A vista de lá já vale pelo passeio inteiro!

img_carrick

Imagens: Anderson Spinelli e Sidney Michaluate
Texto: Sidney Michaluate
Edição: Anderson Spinelli
Fotos: Anderson Spinelli e Sidney Michaluate

Comentários

Sobre o Autor
-

Sidney, ou Sido, é um nerd formado em Engenharia e Marketing. Trabalhou durante mais de 10 anos com logística – até descobrir que transportar a si mesmo pelo mundo é muito mais gratificante! Cinéfilo e viciado em promoções, mantém os blogs PromoSido, ApareSido e o projeto Já Viu Este Filme?