Arraial do Cabo (Brasil) – 3 praias imperdíveis em 3 minutos

Arraial do Cabo tem se tornado um destino cada vez mais procurado. Ao contrário de Búzios, que há décadas recebe milhares de brasileiros e estrangeiros, Arraial começou a chamar atenção apenas nos últimos anos, principalmente por suas praias de águas cristalinas e praticamente intocadas.

Arraial do Cabo - Praia do Farol

O principal exemplo disso é a Praia do Farol, que inclusive é controlada pela Marinha e permite apenas 250 pessoas por vez na praia. Por ficar numa ilha, seu acesso só é possível através de barcos e o desembarque é feito por ordem de chegada.

arraial-do-cabo-3

3em3_arraial_praiadofarol01

Arraial do Cabo - Prainhas

arraial-do-cabo-2

Nós fizemos o passeio de barco com o pessoal do Arraial Vip Turismo, um dos mais bem recomendados da região. Um dos diferenciais é o número reduzido de pessoas no barco, que torna o passeio muito mais agradável. A rota inclui a todas as praias exibidas no vídeo, além de alguns outros pontos como a Gruta Azul e a Cratera do Meteorito.

Quando for a Arraial do Cabo, visite também a charmosa vizinha Búzios, a apenas uma hora de distância.

arraial-do-cabo-1

3em3_arraial_praiadofarol03

As Prainhas do Pontal do Atalaia são as mais famosas de Arraial. Antigamente, o acesso era feito por uma trilha de pedras, porém, em 2014 o local ganhou uma escadaria de 225 degraus que facilita muito a descida, além de oferecer uma vista espetacular durante o trajeto.

3em3_arraial_prainhas01

3em3_arraial_prainhas02

O mar extremamente calmo e as diversas tonalidades de azul te fazem imaginar que aquilo é um pedaço do Caribe em território brasileiro. Por essas e outras, Arraial ganhou o simbólico título de Capital do Mergulho.

3em3_arraial_prainhas04

Arraial do Cabo - Prainhas

A Praia do Forno é a mais fotogênicas da região dos Lagos. Durante a trilha, há alguns mirantes que permitem ver, do alto, todo o contorno da praia. É ali que a turistada forma fila para fazer selfies ou simplesmente registrar essa linda paisagem.

Arraial do Cabo - Praia do Forno

Arraial do Cabo - Praia do Forno

Anderson Spinelli (@andyspinelli), Sthefania Memelli (@stheontheroad) e Tiago Caramuru (@caramuru87)

A trilha tem pouco mais de 500 metros e é possível fazê-la em aproximadamente 15 minutos. Porém, se você quiser evitar a fadiga, a outra opção é ir com os barcos que partem da Praia do Forno.

Arraial do Cabo - Praia do Forno

Arraial do Cabo - Praia do Forno

Como chegar a Arraial do Cabo e quem leva: Arraial fica a cerca de três horas do Rio de Janeiro, por terra. Ir de caro é uma boa se você quiser combinar com alguma outra cidade da região, como Búzios ou Cabo Frio. Ir de ônibus também é fácil – a 1001 faz o trajeto diariamente a partir da rodoviária Novo Rio, no Rio de Janeiro, a partir de R$ 55,00.

Onde ficar: durante nossa viagem a Arraial, ficamos hospedados na Pousada do Timoneiro (reserve aqui). Além de ficar muito bem localizada, a apenas cinco minutos da praia, a pousada possui uma estrutura excelente, suítes com sacada e rede, piscinas e restaurante.

Quanto custa: muita gente vai dizer que as praias são lindas, mas a cidade é feia. A gente discorda sumariamente. Arraial não é pretensiosa como Búzios, mas é justamente esse o clima que traz tanto encanto pra esssa cidade com astral de vila. Tendo disposição, você visita as principais praias a pé, com exceção das praias da Ilha do Farol – essas são acessíveis por embarcações que partem da Praia dos Anjos (R$ 70,00 por pessoa, pela Arraial Vip).

Quando ir:  as águas de Arraial do Cabo são geladas mas, com os 30 grau que faz lá quase o ano inteiro, isso não vai ser problema! De acordo com o calendário, Julho e Agosto deveriam ser os meses frios, mas o clima da Região dos Lagos, no Rio, varia muito de acordo com os ventos. Você pode pegar uma baita friaca em pleno Novembro ou um sol de rachar o côco em pleno inverno. Simplesmente vá!

Arraial do Cabo - Pousada do Timoneiro

Arraial do Cabo - Pousada do Timoneiro

Arraial do Cabo - Pousada do Timoneiro

Comentários

Sobre o Autor
-

Formado em Publicidade e pós-graduado em Marketing, descobriu o gosto por viajar em 2009, após fazer um curso de Planejamento Estratégico na Califórnia. De lá pra cá, transformou a vida em uma partida de War e já conquistou 27 países. Em 2013, deu início ao projeto Destinos Imperdíveis.