Andorra La Vella (Andorra) – 3 motivos para você visitar o país

Andorra La Vella é a capital de um pequeno país entre a Espanha e a França: o Principado de Andorra!

Sendo o único país do mundo cuja língua oficial é o catalão, esta pequena nação no meio dos Pirineus era praticamente isolada do resto da Europa. Mas hoje, com o status de paraíso fiscal, já é um país muito visitado por turistas.

img_andorra01

A simpática cidade de Andorra La Vella fica a 200km de Barcelona e 180km de Toulouse – ambas cidades possuem ônibus diários para Andorra por aproximadamente 30 euros, com vistas espetaculares pelo caminho. Não é necessário visto.

No episódio de hoje, listamos 3 motivos para visitá-la. Vamos lá?

1) Contemplar

A cidade é extremamente charmosa, misturando pequenas vilas residenciais com ruas de intenso comércio. Localizada no vale entre duas montanhas, o clima de cidade campestre proporciona lindas vistas, principalmente se você estiver na Roda Gigante do centro ou no pátio da Casa de la Vall – o Parlamento de Andorra.

img_andorra02

Outra opção é subir nas próprias montanhas, pelos teleféricos, na pista de esqui de Vallnord. O local é muito procurado tanto por turistas no verão quanto por esquiadores no inverno.

2) Relaxar

O país é muito tranquilo, tanto que seus habitantes tem a maior expectativa de vida do mundo: 83,52 anos! Se você quer uma cidade para recuperar suas forças no meio de uma eurotrip frenética, esse é o lugar certo pra isso!

No meio da pacata cidade há um dos spas mais bem conceituados da Europa: o Caldea! Você consegue passar o dia nas Termas por aprox. 30 euros, além de contratar outros serviços como massagens e tratamentos de pele. Realmente vale a visita, nem que seja para olhá-lo por dentro: sua torre de vidro consegue ser vista de quase qualquer ponto da cidade!

img_andorra03

Caso esteja na temporada de neve, vale também se aventurar pelas pistas de esqui espalhadas nas proximidades de Andorra La Vella.

3) Comprar

Com uma carga reduzida de impostos – o “Duty Free” – praticamente todos os produtos à venda em Andorra La Vella são mais baratos do que nos seus países vizinhos, tanto que muitos europeus vão à Andorra só para fazer compras – o limite é de € 900 por pessoa!

O grande centro comercial daqui é a Avenida (Avinguda) Meritxell, que atravessa praticamente toda a cidade. São dezenas de estabelecimentos, entre pequenas, médias e grandes lojas de departamentos. A oferta? Imensa – você encontra roupas, bebidas, eletrônicos, perfumes, óculos, jóias, relógios… Tudo o que você imaginar. Imagine uma linda versão européia de Ciudad del Este, mas com produtos originais. :)

img_andorra04

Garimpando bem, dá para achar verdadeiras pechinchas. Mas atenção: como a moeda aqui é o euro, talvez não compense tanto para nós, brasileiros…

Enfim, se você estiver em Barcelona ou Toulouse, Andorra certamente merece uma visita – fica pertinho e você se sentirá muito bem!

Veja no mapa abaixo o local das atrações citadas aqui:

Imagens: Sidney Michaluate
Texto: Sidney Michaluate
Edição: Sidney Michaluate e Anderson Spinelli

Comentários

Sobre o Autor
-

Sidney, ou Sido, é um nerd formado em Engenharia e Marketing. Trabalhou durante mais de 10 anos com logística – até descobrir que transportar a si mesmo pelo mundo é muito mais gratificante! Cinéfilo e viciado em promoções, mantém os blogs PromoSido, ApareSido e o projeto Já Viu Este Filme?